Resenha | O Fim da Infância - Arthur C. Clarke


Quando a humanidade estava se preparando para começar a explorar o espaço, a Terra é invadida por naves alienígenas. Os seres são chamados de Senhores Supremos e após a sua chegada, eles passam a governar o planeta juntamente com toda a raça humana. Sob a liderança dos Senhores Supremos, a humanidade passa a viver num mundo sem guerra, sem fome, sem pobreza, sem crimes; onde todos possuem os mesmos direitos e as mesmas oportunidades. Um mundo perfeito.

Mesmo vivendo num mundo onde todos são iguais, algumas pessoas ainda questionam os motivos por trás dessa perfeição e do fato de ninguém saber as motivações desses seres e o porquê eles não se mostram a humanidade.

Desde o primeiro instante eu fiquei presa a narrativa desse livro devido aos mistérios que rondam os Senhores Supremos. Desde a chegada deles à Terra, não fica claro o que eles pretendem e o que acontecerá a humanidade. Ninguém sabe qual a aparência deles, de onde eles vieram, o motivo da invasão e porque a exploração espacial é proibida para os homens.

Todas essas dúvidas deixa o leitor vidrado na leitura, sem querer perder um momento e imaginando o que pode acontecer. Além desse mistério, o livro é recheado de ótimos diálogos e diversos debates sobre religião, sociologia e filosofia.

O livro também fala um pouco sobre o que o homem pode almejar vivendo num mundo perfeito, onde não há mais problemas para se resolver. Um mundo onde todos possuem aquilo que deseja. Essa parte me fez lembrar de O Ceifador, onde a humanidade evoluiu a ponto de ninguém mais ficar doente.

O final foi bem agridoce. Ele me deixou indignada mas também muito surpresa. Depois que finalizei a leitura eu fiquei um bom tempo parada pensando no final e o que ele me fez sentir. Eu recomendo muito o livro para quem deseja conhecer alguma obra do autor e para quem procura uma experiência de leitura surpreendente.


Título: O Fim da Infância
Autora: Arthur C. Clarke
Editora: Aleph
Ano: 2019
Páginas: 320
CompreAmazon










Comentários

back to top