POR QUE LER FANFICS?


Fanfiction (ou "ficção de fã"), é uma narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs em blogs, sites e em outras plataformas digitais, que parte da apropriação de personagens e enredos provenientes de produtos como filmes, séries, quadrinhos, videogames, etc. As fanfics têm como finalidade a construção de um universo paralelo ao original e também a ampliação do contato dos fãs com as obras que apreciam para limites mais extensos.

Já faz tempo que eu me rendi ao mundo das fanfics, eu até hoje eu leio muitas, principalmente dos livros que amo e de animes. As fanfics pode ser uma porta de entrada para novos leitores, ainda mais por muitas dessas histórias serem bem escritas e terem um bom enredo, ótimos personagens; parece que o próprio autor(a) da obra original escreveu aquela fanfic. Eu mesma quando estou de saco cheio de alguns livros, corro para as fanfics porque sei que elas vão me tirar da ressaca e vou me divertir lendo e vou conhecer novos autores e novas histórias. Quem é leitor sabe o quanto ler é bom, e o quanto a leitura nos ajuda, e acho que isso não se restringe apenas aos livros publicados por uma editora ou de forma independente. Vale lembrar que vários livros vieram de fanfics, e alguns autores que lemos hoje escreviam fanfics antes de lançarem seus livros, temos como exemplo a Cassandra Clare e Sarah J. Maas.

Acredito que as fanfics são importantes, tanto para quem escreve, como para quem lê. Muitos autores, acredito eu, se sentem mais seguros para escrever um livro por saber que já tem um público solido através de suas fanfics. Como disse anteriormente, muitas pessoas passam a ler mais e construir o habito da leitura depois de passar um bom tempo lendo fanfics; sem contar que nesse mundo fazemos amizades e encontramos pessoas que possuem os mesmos interesses.

Eu me vejo envolvida pelas histórias que leio. Já li muitas fanfics maravilhosas, bem escritas, que ficava difícil não acreditar que não foi escrita pelo autor(a) da obra. Nesse meio eu descobri histórias incríveis, shippers que eu nunca seque tinha imaginado, e passei a procurar cada vez mais histórias de casais pelo qual me apaixonei.

As fanfics, assim como os livros, possuem muitas classificações e divisões, isso serve para que você saiba o que está lendo e o que encontrará naquela história. Nas fanfics, os autores tem mais liberdade para escreverem o que quer e soltar a imaginação, por isso, vemos muitas fanfics com conteúdo para maiores de 18 anos, que falam sobre drogas, possuem uma linguagem imprópria e até algumas aborda sobre sequestro e violência. Mas para isso existe os gêneros e os avisos do que se trata a história e o que terá nela. Todas as fanfics que leio tem um aviso na sinopse ou no primeiro capítulo para que o leitor saiba no que está se metendo, e decida se quer ou não seguir com a leitura.






Comentários

back to top