5 motivos para você ler Romances de Época


Qualquer um que olha as resenhas aqui no blog, percebe que a maioria é de romances de época. Não é segredo para ninguém o quanto eu sou apaixonada por esse gênero. Desde que eu conheci e li o primeiro livro (O Duque e Eu) eu não parei mais de ler esse tipo de livros. Sempre que eu estou à procura de algum novo livro para comprar, a primeira coisa que eu faço é pesquisar as novidades do gênero, ver quais eu ainda não li e quais eu quero muito ler. Sendo assim, eu não podia deixar de fazer esse post. Trouxe para vocês alguns motivos bem interessantes sobre o porquê você deve começar agora mesmo a ler mais romances de época.

Leia também:


1 – As personagens femininas fortes e empoderadas

Além do romance, de conhecer mais sobre uma determinada época, o que mais me chama atenção nos romances de época são as protagonistas fortes e, muitas vezes, a frente de seu tempo. Muitos autores do gênero criam personagens fortes, determinadas e que não cedem as pressões de uma época extremamente machista; elas nunca abaixam a cabeça para ninguém ou estão disposta a passar a vida obedecendo ordens de homens. Muitas vezes, temos a impressão de que essas mulheres são frágeis e frívolas, mas sempre encontramos aquelas que querem ditar a própria vida, que não desejam menos do que respeito e amor. Em Codinome Lady V, temos uma mocinha que não aceita um pretendente que não a aceite sua inteligência, ideias e convicções. Em Sedução da Seda conhecemos três irmãs que comandam seu próprio negócio, sem precisar da ajuda de ninguém. Em Herói nas Highlands, temos uma personagem de língua afiada que administra suas próprias terras.  

2 - Conhecer os costumes de outra época

Sempre que estou lendo um novo romance, começo a imaginar como seria viver numa época diferente da minha, com costumes diferentes. Fico imaginando como as pessoas viviam, como eram as casas, as ruas... tudo. Eu já fiz um post aqui no blog falando um pouco sobre alguns costumes da sociedade no século XIX. Lendo romances de época, você acaba aprendendo como as pessoas se vestiam, sobre os bailes e como eram feitos a corte e todo arranjo para um casamento. As regras de etiquetas para homens e mulheres. Cada livro tem algo para ensinar. Eles além de nos divertir, ainda nos ensina algo novo.

3 – A garantia de muitas risadas

Assim como em outros livros, sempre há muito drama e tensão presente nos livros, mas isso não significa que não pode haver muito humor e diversão mesclados ao drama. Todos esses livros são a garantia de que você dará muitas risadas.

Temos a chance de ver muitas coisas improváveis na narrativa, acompanhar jornadas cheias de aventura. Em Cilada para um Marquês temos uma mocinha fugindo para ser feliz em outros lugar, mas acaba se envolvendo num grande escândalo. Em Uma Dama Fora dos Padrões, Billie não hesita em subir numa árvore para resgatar um gato. Em Como agarrar uma herdeira, a protagonista é sequestrada por engano, mas não se preocupa em esclarecer o mal entendido. Cada autor traz algo de novo nos romances de época, muitas situações humoradas que nos arrancam muitas lágrimas de alegria.

4 - Casais improváveis

Sabemos que existiam muitos casamentos arranjados, mas também encontramos aqueles que se envolveram da maneira mais improvável, que acabaram se apaixonando perdidamente um pelo outro. Mesmo que no início, o envolvimento seja por conveniência, o casal acaba encontrando o amor, como aconteceu com Kate e Anthony em O Visconde Que Me Amava. Sempre tempos aqueles casais que não se suportam, mas acabam conhecendo mais um do outro, aqueles que parecem errados no começo, mas que forma um casal lindo e apaixonante.

5 - Romances de tirar o fôlego

A maioria dos relacionamento nesse gênero são construídos aos poucos. Em Uma Proposta e Nada Mais, temos um casal que aprende com o outro, que amadurecem e descobrem mais sobre si mesmo. Temos casais que se apaixonam durante a primeira dança, que se entendem através do olhar; temos casamentos arranjados dando certo. Temos ainda aqueles que precisam esconder o quanto se amam e se desejam por conta das regras da sociedade. Não podemos negar que os autores abordam muito a sexualidade feminina e a paixão e desejos que as mocinhas sentem. Em O Príncipe Corvo, temos uma viúva que quer saber como é estar nos braços do homem que deseja e não pensa duas vezes em realizar esse sonho.  



Espero que eu tenha conseguido convencer vocês a lerem mais romances de época. Não estou exagerando quando digo que esse gênero é maravilhoso.


Comentários

back to top