A importância dos livros digitais


Vocês já pararam para pensar que em muitos lugares do Brasil as pessoas não tem acesso a livrarias ou bibliotecas, e que nesse caso, o livro digital é um fator muito importante na difusão da leitura?Acredito que muitos leitores prefiram o livro físico por proporcionar aquele emoção de sentir a textura da capa e das folhas em nossas mãos; sentir o cheiro de livro novo, ou livro velho, e também poder admirá-lo na estante. Mas, mesmo que o livro físico nos dê a chance de experimentar essas sensações, não podemos negar o quanto o livro digital permite uma acessibilidade maior que o livro em papel.  

Os E-books nos oferecem uma série de vantagens, tanto na questão da praticidade, como na acessibilidade a pessoas que possuem deficiência visual. Com o leitor de livro digital, a pessoa pode carregar uma biblioteca inteira sem sofrer com o peso. Imagine aquele livro enorme que você quer muito ler, mas só pode fazer isso em casa, pois não consegue carregá-lo na mochila devido ao peso. Essa é uma das grandes vantagens de quem possui um e-reader. Outro fator importante são para as pessoas com deficiência visual (seja baixa visão ou cegueira), dislexia ou com alguma condição motora que dificulte o manuseio tradicional do livro físico podem, através do e-book, alcançar uma independência literária que antes não tinham.

Quem quiser pode ler o postonde eu falo sobre as ferramentas que o Kindle possui, como: adaptação do texto para tornar a leitura mais confortável (ampliação do tamanho da fonte, mudar a tipografia, alterar o contraste com o fundo de tela e a leitura em voz alta. Quando estava pesquisando sobre todas as vantagens do livro digital para o meu TCC da faculdade, acabei me deparando com um texto muito informativo no blog da Editora Rocco (aqui), onde é falado sobre a acessibilidade que o e-book traz para os deficientes visuais:

Leitura em voz alta ou Voiceover é uma função maravilhosa que está disponível somente nos aplicativos de leitura para smartphone, tablet e PC. Os e-readers não estão inclusos nessa lista devido ao fato de não possuírem caixas de som. Com essa função, a pessoa pode ouvir o texto do e-books através de uma voz sintética que varia de acordo com o aparelho utilizado (alguns permitem escolher dentre uma seleção de vozes, além de regular a velocidade da leitura). As imagens do livro também podem ser preparadas para serem lidas nesta função quando a configuração adequada na tag “ALT TEXT” é feita.

Existem outras tecnologias de acessibilidade como o formato DAISY (áudio sintético sem texto) e Braille Digital (que utiliza um aparelho que traduz o que está na tela do computador em linhas de braille, que mudam automaticamente com um toque de botão). Embora não sejam tão facilmente encontradas para comercialização geral, organizações especializadas como a Fundação Dorina Nowill para Cegos podem dar mais explicações sobre demais formatos acessíveis.






Comentários

back to top