O inimigo de todo leitor: A ressaca literária

post

Quem nunca passou por uma fase em que não conseguia começar ou terminar qualquer livro que atire a primeira pedra. Quem é leitor sabe que essa fase, a chamada ressaca literária, atinge muitas pessoas. Eu já perdi as contas de quantas vezes fiquei sem ler um livro por um determinado período. No momento eu estou enfrentando esse problema (por isso resolvi escrever esse post), e estou buscando formas para contornar essa bendita ressaca. Quem já passou por isso, sabe que ela geralmente aparece logo após ter terminado aquele livro maravilhoso, que nos rendeu momentos únicos e especiais, ou então, depois de um longo período de leituras, como uma maratona, por exemplo.  

No momento, não estou conseguindo manter um ritmo de leitura como antes. Parece que nenhum livro consegue me atrair – e olha que eu tenho vários livros ótimos na estante esperando para serem lidos –, entretanto, nenhum deles chama a minha atenção. Falta interesse da minha parte, concentração (ainda mais porque estou no meio do TCC). Geralmente eu quero fazer qualquer outra coisa, menos ler.

Foi pensando no meu problema, que eu resolvi escrever esse post para, ao mesmo tempo que me ajuda, ele também possa ajudar outros que estão na mesma situação.

Logo de início eu digo que não adianta se desesperar. Digo isso por experiência própria. Se eu me desespero, fica pior. Eu acabo ficando preocupada por não estar conseguindo ler – ainda mais por conta das parcerias –, com isso a ansiedade aumenta e, consequentemente piora a situação. Por isso, tente fazer outras coisas agradáveis, faça algo que você goste que, com o tempo, a vontade de ler tende a voltar.

Outra coisa que ajuda muito é procurar o gênero que mais te atrai. Sabe aquele gênero que você ama muito, ou um autor que seja o seu favorito? Pois bem, que tal investir nisso?! Você escolhendo por gênero ou autor já é uma garantia de que você consiga ler o livro até o final, não será nada forçado.

Eu tento nunca estipular metas de leituras, muitas vezes eu não consigo cumprir e acabo ficando bem frustrada com isso. Mas se for o caso, tente estipular uma meta: dois a três livros por meses, ou uma quantidade de páginas por semana. Eu estou fazendo isso para tentar voltar a minha antiga rotina, e também por conta do TCC. Sempre que eu não estou fazendo algo da faculdade, eu tento ler algumas páginas e engajar mais na leitura.

Eu gosto muito daqueles tipo de livros que podem ser lidos em um dia. São aqueles livros bem leves, com um romance bem fofinho e descontraído. Esse tipo de livro é ótimo para quem está passando por uma ressaca literária. Confira o post onde eu indico alguns livros que podem ser lidos em um dia aqui.

Eu sei que, para quem sempre teve o hábito de ler, ficar muito tempo sem realizar essa atividade é desesperador. Mas calma, tenha paciência e tente seguir algumas dessas dicas. Além disso, tente encontrar aquilo que funcione para você, vai tentando aos poucos, que uma hora a sua vontade de ler vai voltar.  Leia no seu ritmo, não tente ler nada forçado e, principalmente, leia aquilo que te faz bem; é a melhor coisa do mundo!




Comentários

back to top