Resenha | Vergonha - Brittainy C. Cherry

Um amor inesperado que surge de forma inusitada e arrebata a vida de Grace Harris. Grace Harris está perdida e sozinha em sua casa em Atlanta depois que o homem que ela pensou que ficaria a seu lado pelo resto da vida traiu sua confiança, partiu seu coração e saiu de casa, deixando seu casamento em suspenso. Grace resolve, então, passar o verão com a família em Chester, sua cidade natal, para respirar, dar um tempo de tudo. Sua vida está uma bagunça e o que ela precisa no momento é de um pouco de gentileza e compaixão.Por incrível que pareça, Grace encontra isso na pessoa mais improvável de todas: Jackson Emery, a ovelha negra da cidade. Conhecido como a erva daninha de Chester, ele é sinônimo de encrenca, e não faz nada para mudar essa imagem. Tendo perdido na infância o que havia de mais valioso na vida, Jackson se tornou um homem amargurado e não dá a mínima para o que pensam dele. Os caminhos de Grace e Jackson acabam se cruzando de um jeito inusitado e a tristeza profunda que carregam atrai os dois como ímã. Ambos sabem que não foram feitos um para o outro, mas, como tudo vai acabar mesmo com o fim do verão, resolvem deixar rolar e se entregar a uma diversão passageira. Porém, o que Grace não imaginava é que seu coração, já destroçado, seria obrigado a aprender que certos relacionamentos são capazes de causar dores muito profundas, e que é sempre preciso fazer uma escolha.

Romance | 420 Páginas | Brittainy C. Cherry | Editora Record | Skoob Classificação: 5/5 

Não é segredo para ninguém o quanto a escrita da Brittainy C. Cherry me fascina; o quanto eu amo os livros da autora. Quando ouvi sobre o lançamento de seu mais novo livro: “Vergonha” (Disgrace) e comecei a ver todas as pessoas falando sobre ele, eu sabia o quanto a história do livro mexeria comigo. Eu não estava errada! Eu não consegui ler logo após o lançamento, mas como eu estava ansiosíssima, não consegui espera muito tempo para lê-lo.

Nesse livro, vamos conhecer a história de Grace Harris e Jackson Emery. Grace nunca imaginou que um dia precisaria voltar a sua antiga cidade. Porém, isso acabou acontecendo após o término de seu casamento. Grace não consegue entender quando seu casamento começou a desmoronar. Ela ainda ama seu marido e tem esperança de que tudo se resolva e ela volte a ser feliz como um dia fora, mas infelizmente não é isso que acontece. Agora, Grace precisa retornar a sua cidade, onde todos sabem sobre a vida de cada um. Acontece que Grace faz parte de uma família muito conhecida em Chester. Sua família é como se fosse a realeza do lugar: seu pai é pastor, sua mãe e irmã sempre tiveram suas vidas voltadas a religião, até mesmo Grace. Ela sempre fez de tudo para agradar todos a sua volta, sempre seguindo as regras. Quando chegou o momento de se casar, foi com um belo rapaz, mas após anos de felicidade, ela não esperava que o homem que amava a traísse e destruísse seu coração e sua confiança.



“Você não pode fingir que seus sentimentos não existem porque tem medo do que esses sentimentos possam significar. Às vezes, a coisa mais difícil do mundo é amar alguém que partiu seu coração.”


Grace precisa aprender a viver sozinha e encontrar uma forma de juntar todos os pedaços de seu coração. Para isso, ela contará muito com a ajuda de sua irmã, a pessoa que ela mais confia. Quando chega em Chester, ela tenta a todo custo esconder o fim de seu casamento, mas não há como fazer isso numa cidade onde as notícias correm muito rápido. Grace não deseja ouvir todos falando sobre ela e sobre seu casamento fracassado. E, é em meio a tanta dor e sofrimento que ela acaba esbarrando com Jackson Emery.


Jackson não possui uma fama muito boa na cidade. Ele é visto por muitos como uma espécie de ovelha negra, um cara que todos deveriam ficar longe. Desde o dia em que sua mãe foi embora deixando ele e seu pai para trás, a vida do garoto feliz e amoroso mudou para sempre. Agora, Jackson é um homem fechado e que guarda um grande rancor da família Harris. Jackson não se importa muito com a opinião que todos tem dele; ele não se importa e também não faz nada para mudar essa fama de cara mau. Quando seu caminho cruza com o de Grace, Jackson não esconde o desprezo que sente pela moça, no entanto, com o tempo, eles passam a perceber que possuem mais coisas em comum do que imaginavam. Ambos estão sofrendo de alguma forma, ambos se sentem solitários e sem saber o que fazer para aplacar a dor que estão sentindo.  



“É muito fácil julgar os outros quando você está olhando de longe. É fácil olhar para alguém fora do seu mundo e fazer uma porção de afirmações e julgamentos sobre quem aquelas pessoas são. Porque quando você vê os defeitos dos outros, você meio que justifica que seus defeitos são melhores que os deles.”


Vocês nunca verão uma resenha que não seja positiva sobre os livros da Brittainy. Eu amo de verdade os livros da autora por ela sempre trazer assuntos reflexivos e intensos. “Vergonha” foi um turbilhão de emoções: eu chorei, sorri, meu coração ficou apertado do início ao fim. O livro é capaz de te levar ao limite. Logo de cara é impossível não se apaixonar, se emocionar e chorar com o momentos marcantes dele. Eu tenho certeza de que esse livro não mexeu somente comigo; tenho certeza de que todos aqueles que o leram tiveram seus momentos de reflexão durante a leitura.

O livro é todo intercalado entre os protagonistas, com isso, temos a chance de ver o crescimento e amadurecimento de ambos durante a narrativa. Temos a chance de ver como eles eram no início e como eles se transformaram em outras pessoas, como esse amadurecimento foi acontecendo de forma gradativa e nada exagerado. Cada coisa aconteceu no livro no momento certo. Foi gratificante ver como Grace – que era uma mulher totalmente quebrada, uma pessoa que estava perdida, que viveu em função de seu marido e ainda teve que passar por uma das piores dores que existe –, se transformou em uma mulher forte, firme em suas decisões sem se deixar mais levar pelas opiniões das outras pessoas. Jackson também foi um personagem que cresceu muito no livro. Ele é um homem amargo, que sente muita raiva do mundo, mas, ao mesmo tempo, vemos nele uma pessoa doce, que se importa com as pessoas mais próximas dele. De início temos um homem amargurado, solitário, triste e muitas vezes cruel, no entanto, ele passa por uma transformação incrível, deixando de ser essa pessoa e se tornando em um homem completamente diferente.


Como disse, eu gosto muito dos livros da Brittainy por ela sempre trazer temas importantes e situações que são muito reais. Nesse livro ela explora muito a forma como somos julgados e como julgamos pessoas que nem conhecemos. Muitas vezes não estamos cientes dos problemas e por tudo o que una pessoa está passando, no entanto, estamos sempre julgando os outros. E, por vezes não imaginamos como esse julgamento por mudar a vida de alguém, pode fazer com que essa pessoa se feche para o mundo, mude seu jeito de ser.

Outra coisa que vale a pena mencionar é referente a capa: não julgue o livro com base na capa dele. Ela é linda, mas não representa em nada o conteúdo. Não vá pensando que é um livro hot e não queira ler por esse motivo: o livro não tem nada de hot.

Assim como em outros livros que eu amei, eu poderia ficar falando sobre “Vergonha” para sempre. Não é exagero, o livro possui uma história marcante, perfeita, envolvente e emocionante; posso até dizer que esse livro é o melhor da autora. O livro nos mostra uma realidade que existe, que muitas pessoas estão enfrentando. Muitos estão quebrados e não sabem o que fazer para se recuperarem, para se sentirem inteiros novamente. O livro acaba fazendo com que refletimos sobre a forma que tratamos alguém, como julgamos sem pensar. Entretanto, o livro também nos mostra que sempre haverá alguém para nos estender a mão, para nos ajudar nos momentos que mais precisamos.







Comentários

back to top