Resenha | As mil partes do meu coração - Colleen Hoover


Autora best-seller do New York Times aborda relacionamentos e transtornos mentais em uma narrativa que discute os limites do que é normal.
Para Merit Voss, a cerca branca ao redor da sua casa é a única coisa normal quando o assunto é sua família, peculiar e cheia de segredos. Eles moram em uma antiga igreja, batizada de Dólar Voss. A mãe, curada de um câncer, mora no porão, e o pai e o restante da família, no andar de cima. Isso inclui sua nova esposa, a ex-enfermeira da ex-mulher, o pequeno Moby, fruto desse relacionamento, o irmão mais velho, Utah, e a gêmea idêntica de Merit, Honor. E, como se a casa não tivesse cheia o bastante, ainda chegam o excêntrico Luck e o misterioso Sagan. Mas Merit sente que é o oposto de todos ali.Além de colecionar troféus que não ganhou, Merit também coleciona segredos que sua família insiste em manter. E começa a acreditar que não seria uma grande perda se um dia ela desaparecesse. Mas, antes disso, a garota decide que é hora de revelar todas as verdades e obrigá-los a enfim encarar o que aconteceu. 
Mas seu plano não sai como o esperado e ela deve decidir se pode dar uma segunda chance não apenas à sua família, mas também a si mesma. As mil partes do meu coração mostra que nunca é tarde para perdoar e que não existe família perfeita, por mais branca que seja a cerca.

Jovem Adulto | 336 Páginas | Colleen Hoover | Cortesia Galera Record | Skoob | Classificação: 4/5  





Está ficando um pouco repetitivo quando eu digo o quanto a Colleen Hoover é maravilhosa e o quanto seus livros são incríveis. Mas depois de tantos livros, depois de tantas histórias fortes, impactantes e importantes, fica difícil encontrar um adjetivo para elogiar o brilhantismo dessa mulher. Depois de ler “É assim que acaba”, eu estava mesmo precisando de outro livro dela que me tirasse o fôlego.

Merit Voss sente que é invisível para todos em sua família. Ela e seus irmãos nunca conseguiram perdoar o pai por trair a mãe doente e ainda engravidar a amante. Depois disso, a mãe de Merit ainda vive no porão da casa de seu ex-marido. A família da garota parece não ser normal: ela vive com o resto da família no que antes era uma igreja. Seu relacionamento com a madrasta não é bom; seu relacionamento com a irmã gêmea e o irmão mais velho também não é fácil. Ela não consegue entender quando foi que ela se distanciou tanto assim de seus irmãos. Parece que o único que não a julga é seu meio-irmão, Moby. Para piorar a vida de Merit, ela conhece Sagam, um rapaz que a atrai como ninguém. O problema é que esse garoto a confundiu com Honor, sua irmã gêmea. Ao mesmo tempo, um estranho chamado Luck aparece em Dólar Voss procurando Victoria, sua madrasta.   

Colleen Hoover

Merit está cansada ser sempre a culpada por tudo o que acontece na casa. Ela sente-se diferente de todos e acha que ninguém sentirá sua falta. Num momento de desespero, angustia e muita raiva, Merti acaba revelando em forma de cartas todos os segredos que guardou até o momento. Essa atitude faz com que todos dentro da casa precisem encarar seus segredos e atitudes.

Quando falamos de Colleen Hoover, não precisamos saber muito sobre seus livros. Temos a garantia de que serão os melhores, que trarão ótimas narrativas e temáticas importantes. Dos problemas mais sérios, aos mais “leves”, os livros da CoHo sempre trará um assunto a ser debatido, sempre nos apresentará um problema ou uma doença que os protagonistas precisam enfrentar. E como a nossa protagonista é quem narra a história, é intenso o modo como ela questiona se realmente está doente ou só está passando por uma fase. É preciso muito apoio para que ela perceba que precisa de ajuda.

"Estou cansada de dizer coisas que ninguém se importa. Vou parar de falar e, assim, quando abrir a boca, minhas palavras terão peso. Agora, parece que sempre que falo, minhas palavras dão a volta e retornam para minha boca como um bumerangue, e sou obrigada a engolir o que disse."

Resenhas

De início, o leitor pode acabar questionando todas as decisões de Merit. Mas quando começamos a entender seus pensamentos e sentimentos, é mais fácil nos identificar com ela. É preciso que nos coloquemos no lugar da protagonista para ver que, no nosso caso, poderíamos fazer as mesmas coisas que ela. Por esse motivo, eu gostei muito da Merit. Gostei igualmente de Sagan. No começo eu fiquei um pouco indecisa com relação a ele, mas depois do ápice que acontece na trama, acabei me apaixonando por ele.

No momento que a bomba estoura na trama, a leitura flui muito rápido. Entre os segredos e revelações, os personagens precisam enfrentar suas questões e seus problemas. É a partir desse momento que todos precisam dar apoio e saber perdoar. Todos sempre culparam um ao outro, e isso sempre gerou conflitos entre eles.  

Colleen Hoover

“Nem todo erro merece uma consequência. Às vezes a única coisa que ele merece é perdão.”

Eu estava mesmo precisando de mais um livro que me arrebatasse. O bom é que sempre posso contar com a Colleen Hoover para isso. “As mil partes do meu coração” me fez refletir e experimentar muitos sentimentos. É um livro que mexe com as nossas emoções. Ensina-nos que o melhor é perdoar, que guardar mágoas, muitas vezes, acabará nos machucando ainda mais.  




Comentários

back to top