[Resenha] Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas

Depois de anos sendo escravizados pelas fadas, os humanos conseguiram se libertar e coexistem com os seres místicos. Cerca de cinco séculos após a guerra que definiu o futuro das espécies, Feyre, filha de um casal de mercadores, é forçada a se tornar uma caçadora para ajudar a família. Após matar uma fada zoomórfica transformada em lobo, uma criatura bestial surge exigindo uma reparação. Arrastada para uma terra mágica e traiçoeira que ela só conhecia através de lendas , a jovem descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin, senhor da Corte Feérica da Primavera. À medida que ela descobre mais sobre este mundo onde a magia impera, seus sentimentos por Tamlin passam da mais pura hostilidade até uma paixão avassaladora. Enquanto isso, uma sinistra e antiga sombra avança sobre o mundo das fadas e Feyre deve provar seu amor para detê-la... Ou Tamlin e seu povo estarão condenados.

Jovem adulto | 434 Páginas | Editora Galera Record | Skoob | Classificação: 5/5


"- Amo você [...] Com espinhos e tudo."

Há vários fatores que me levam a ler um determinado livro: a capa, a sinopse, os comentários de pessoas que leram a obra, e também, o nome de quem o escreveu. Mas com "Corte de Espinhos e Rosas", bastou eu saber que ele foi escrito pela Sarah J. Maas, que não precisei de mais nada para querer ler imediatamente esse livro. Corte de Espinhos e Rosas é um daqueles livros de fantasia tão incríveis, que foi impossível parar de ler, nem que fosse só por alguns minutos. A leitura foi tão viciante, que só fechei o livro quando cheguei à última página.  

Aqui conhecemos Feyre, uma garota forte e determinada, que precisa carrega a responsabilidade pela sua sobrevivência e também pela sobrevivência de sua família; suas duas irmãs são umas inúteis, que só o que sabem fazer é tonar a vida da moça inda mais difícil. Ainda tem seu pai que parece que não se importa muito com as filhas e em ser útil para protegê-las. Sendo assim, Feyre precisa sair para caçar, ou ela e sua família não terão nada para comer. Mesmo cansada de tudo, ela não pode se dar ao luxo de desistir; ela se esforça ao máximo para continuar leal a uma promessa feita. Numa dessas caçadas, a vida de Feyre muda para sempre. No meio da floresta, ela se depara com um lobo feérico, sem pensar, ela o mata. Mas isso terá consequências: quando os humanos foram livrados do poder dos feéricos, foi criado um tratado, onde nenhum humano poderia matá-los.  Mas ela não se importa, seu único desejo é alimentar sua família.

Mas aquilo era a floresta, e era inverno.


Como pagamento pela vida que tirou, Feyre terá que viver do outro lado da muralha, com Tamlin. E quanto mais tempo passa nesse lugar, mais ela percebe o quanto estava errada em seu julgamento. Ao mesmo tempo em que começa a conhecer de verdade sobre a personalidade de Tamlin. O que ele mais quer é ver seu povo a salvo; ele fará o que for preciso para protegê-los. Tamlin é carinhoso a seu modo, romântico e extremamente corajoso.  É muito fácil cair de amores pelo personagem.

"Eu estava tão livre quanto um dente-de-leão, e Tamlin era o vento que me guiava pelo mundo." 

Ninguém está a salvo enquanto a praga estiver tomando conta do mundo feérico e matando, destruindo vilas e outras cortes. Essa praga não representa perigo apenas aos feéricos, mas também aos humanos. Foi impossível não ficar com o coração nas mãos e morrendo de ansiedade em cada capítulo. Sarah J. Maas consegue criar situações que nos deixam abismada com a sua criatividade. Ela nos pega de surpresa, fazendo com que nossas teorias sejam derrubadas. Seus personagens são incríveis e muito bem construídos; seus vilões são feitos para serem odiados, outros para serem amados. Os personagens secundários são tão maravilhosos quantos os protagonistas. Aqui todos são corajosos, leais, fortes e determinados. É muito fácil nos apaixonar por eles.



Não tenho palavras para descrever o quanto amei a narrativa desse livro. A cada descrição feita dos lugares, dos lindos cenários, todos deslumbrantes, com paisagens lindas, que só de imaginar, gostaria muito de ser transportada e ver com meus próprios olhos. Sarah também descreve muito bem as diferenças entre os feéricos e os humanos: de um lado temos um povo com suas riquezas, magia... E do outro lado, um povo desesperado pela falta de comida, pessoas passando fome, a pobreza em que essas pessoas vivem... Cada detalhe é muito bem construído e muito bem escrito. Os personagens são MA-RA-VI-LHO-SOS! Além de Feyre Tamlin, ainda conhecemos Lucien, amigo de Talim: leal e corajoso. Estou torcendo para ter muito mais dele nos próximo livro. Agora... Um personagem que sem dúvida se tornou um dos meus queridinhos foi Rhysand. Ele é o que podemos chamar de bad boy, extremamebte misterioso (me lembrou muito o Damon de The Vampire Diaries. Acho que não preciso falar por que eu me apaixonei por ele); não vejo a hora de ler mais sobre ele.   

"- Amo você - declarei. - Não importa o que ela diga a respeito disso, não importa se é apenas meu tolo coração humano. Mesmo quando queimarem meu corpo, vou amar você."

"- Amo você - ele sussurrou, e beijou minha testa - Com espinhos e tudo."


Corte de Espinhos e Rosas é um livro de fantasia incrível, que me cativou com sua escrita perfeita. Com um final eletrizante, que te fará querer ler o segundo livro logo após terminar esse, só para continuar dentro desse universo por mais tempo. Sarah J. Maas já tinha me conquistado com a série Trono de Vidro; ela se tornou uma das minhas escritoras preferidas. É um livro que te fará suspirar pelo amor de Feyre Tamlin. Cheio de magia, amor, intrigas, vingança e lealdade. A autora conseguiu mesclar tudo isso e criar um livro digno de elogios. Já estou mais que ansiosa para ler "Corte de Névoa e Fúria" e mergulhar novamente nesse mundo repleto de fantasia, magia e romance. Não preciso dizer que recomendo para todos, não é? 

Comentários

back to top