[Dica de Filmes] V de Vingança



Olá queridos leitores!

Hoje no blog falarei de um dos melhores filmes que já vi. Não sei quantas vezes já assisti a esse filme, mas digo que não me canso, não importa quantas vezes for, sempre vou querer ver mais.


E se o V da verdade e o V da vitoria, fossem o V de vingança?


V de Vingança” se desenvolve numa Inglaterra futura, no século XXI, e retrata a história de uma jovem que, depois de dedesobedecer ao toque de recolher determinado pelo Estado, se encrenca com os Homens Dedo, uma forma de braço policial auxiliar estatal, mas é salva por um misterioso mascarado de codinome “V”, que depois a acolhe e lhe revela alguns de seus planos para derrubar o opressor governo e devolver ao povo a liberdade e a capacidade de questionar algumas ações de quem deveria representá-los e não reprimi-los. Ao tentar vasculhar a história de V, a jovem acaba descobrindo a verdade sobre quem ela é realmente e, acaba se aliando nessa conspiração contra o parlamento inglês. O maior plano de V começava no dia 5 de novembro. Esse plano se baseava numa história de um homem que tentou explodir o prédio do Parlamento como forma de repreensão ao governo tirânico, falhou e terminou sendo enforcado. V pensava que explodindo o prédio do Parlamento poderia mudar o mundo. 


"Lembrai, lembrai do cinco de novembro
A pólvora, a traição, o ardil
Por isso não vejo como esquecer
Uma traição de pólvora tão vil"


Em "V de Vingança", o protagonista está em busca de mudanças, e ele fará isso a todo custo. O filme foi baseado nas histórias em quadrinhos de mesmo nome e criado por Alan Moore, ao criar a HQ, Moore fez alusões à política da Dama de Ferro Margaret Thatcher. O filme mostra um governo tirano, que assim como o nazismo, procura eliminar os homossexuais, negros e manipular as pessoas através da mídia. Além disso, eles procuram eliminar tudo àquilo que possam fazer com que as pessoas pensem em promover uma revolução, como: filmes, livros, músicas e obras de arte. O filme é repleto de frases que inspiram e mostram ao povo que somente com a união é que se faz uma revolução. Que com a força do povo e ideais podemos vencer a tirania, a violência e a corrupção. 


"O povo não deve temer seu estado. O estado deve temer seu povo." 


Diferente da HQ, o filme é ambientado em um futuro distópico, onde o Reino Unido  é comandado pelo tirano e autoritário Adam Sutler, que comanda o país com mãos de ferro; ele foi eleito chanceler depois de uma crise envolvendo o abastecimento no país. V é um antigo prisioneiro de um laboratório, onde sofreu experimentos juntos com outras pessoas, a maioria: homossexuais, negros, muçulmanos e outras minorias. 


Um homem pode morrer, lutar, falhar, até mesmo ser esquecido, mas sua ideia pode mudar o mundo mesmo tendo se passado 400 anos.


O roteiro do filme fica por conta dos irmãos Wachowski (Matrix) e traz temas pertinentes aos dias atuais. A direção é do James McTeigue que nos apresenta boas cenas de ação. Tenho certeza que muitas pessoas já viram a tão famosa mascara do personagem. Essa mascara é baseada no personagem Guy Fawkes, que, em 05 de Novembro de 1605 tentou explodir o Parlamento Inglês como uma forma de protesto contra o regime do rei.  


"Por que você não morre? Porque eu sou uma ideia, e ideias são a prova de bala"


Penso que "V de Vingança" não agradaria a todos; são poucas pessoas que vejo que gostam realmente do filme. O filme nos faz refletir sobre temas a serem pensados. Um filme capaz de gerar opiniões e muitos debates. Com um conteúdo inteligente, V de Vingança deveria ser assistido por todos.  

"Igualdade, justiça e liberdade são mais que palavras; são perspectivas!"



Comentários

back to top