[Resenha] Caixa de Pássaros: Não abra os olhos - Josh Malerman


Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Ficção | 272 Páginas | Editora Intrínseca Skoob | Classificação: 4/5 

O livro nos conta sobre a vida de Malorie, ela vive com sua irmã, quando de repente começam a surgir noticias de mortes misteriosas em alguns lugares do país. Ninguém sabe dizer o que causam essas mortes, o que as pessoas sabem é que antes de cometerem crimes ou suicídio, cada uma dessas pessoas viram algo que os fizeram cometer atos de violência. O que começou com alguns casos isolados, vai aumentando até surgi por todo o país.

"Acabei de ouvir que a única coisa em comum em todos os incidentes é que as vitimas viram alguma coisa antes de atacar as pessoas e de se matar. Dá pra acreditar nisso? Dá?"

Ninguém sabe ao certo que criatura ou quem é o responsável por essas mortes, a única certeza é:  não abrir os olhos. O desespero toma conta das pessoas, que começam a colocar cobertores nas janelas, estocar comidas e não sair mais de dentro das suas casas.


O livro é narrado em terceira pessoa,  alternando entre passado e presente. Podemos ver como foi para Malorie sobreviver dia após dia. Ela e os filhos não são os únicos personagens do livro, ao longo da narrativa, conhecemos outros personagens que fizeram parte da vida dela, pessoas que foram importantes na sua vida. O mais legal do livro ser narrado em terceira pessoa, é que temos a chance de ler não só sobre a Malorie, mas de outros personagens também. 


O livro traz aquele velho e bom suspense, aquela curiosidade que nos faz querer saber o que virá na próxima página. O bom mesmo é o suspense, é aquela expectativa que te deixa vidrada na leitura, que te faz ficar impaciente para ver logo o desfecho de tudo; e foi essa parte que mais me frustrou no livro, eu queria muito que o autor explicasse mais sobre o que era a causa de todo esse surto da população. Eu me decepcionei nesse aspecto do livro, queria saber mais detalhe das criaturas ou seja lá o que as pessoas viam quando abriam os olhos.  Mas fora isso, o livro é bom no quesito suspense.

"As crianças nunca viram o mundo exterior da casa. Nem pelas janelas. E Malorie não o vê há mais de quatro anos.”

O livro é cheio de tensão,  ainda mais quando Malorie descobre que existe um lugar seguro para ela e seus filhos, mas como como ela pode se arriscar a sair do único lugar seguro que ela conhece? Como ela pode fugir sem poder abrir os olhos? Como ela pode arriscar a própria vida e a vida dos seu filhos em busca de um refugio que ela nem sabe se ainda existe? É a partir daí que a expectativa aumenta, e também há um pouco de desespero (pelo menos da minha parte). O que ela sabe é que vai precisar em algum momento abrir os olhos.

"Hoje você vai ter que abrir os olhos. Ao ar livre.”


 Por fim, Caixa de Pássaros é ótimo para quem busca um livro cheio de suspense e tensão. A escrita de Josh Malerman é ótima, não é nada cansativo ou chato. Como disse, o que me incomodou mesmo foi a falta de explicação do que eram as "criaturas" ou o porquê os humanos eram afetados dessa forma. Pessoalmente gostei do livro, tirando essa parte, vale a pena a leitura. 





Comentários

  1. Oláá!!

    Também me incomodou o fato de não explicarem o que eram as criaturas. O livro é legal sim, mas poderia ser melhor. Ótima resenha. Bjos

    - Ágno
    bookbus1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Caixa de Pássaros é um livro que me desperta curiosidade. Sou fascinada por livros com algum mistério, tensão. Eles deixam a gente curioso para saber qual o próximo passo :o

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Confesso que no início eu fiquei com o pé atrás sobre esse livro. Eu não sabia exatamente o que esperar mas após ler algumas resenhas e pedir dicas, acabei sendo fisgada por ele. Ainda não o li mas sem sombra de dúvidas está na minha lista e não vejo a hora de poder iniciar minha leitura logo. Tem tudo o que eu adoro e me parece um livro maravilhoso ♥
    Parabéns pela resenha.
    Abraços!
    http://blogladoescuro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu não liguei para o fato de saber sobre as criaturas, para falar a verdade, até gostei, assim imagino ela do jeito que quero. O final eu fiquei meio dividida, até que aprendi uma coisa que é contar a historia que tem que ser contada, e a história desse livro é ir até um lugar seguro, não vencer as criaturas e salvar o mundo, quando descobri isso aceitei melhor, gostei demais do clima do livro adoro essa apreensão que te faz virar a página para saber o que vai acontecer, eu recomendo demais o livro ^^
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá
    O livro parece ser muito bom, só esse ar de suspense já é o suficiente pra me deixar louca de curiosidade para ler o livro, adorei sua resenha😊
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oieeee
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas já li várias resenhas super positivas, mas é chato quando o final te decepciona né? Fiquei aqui querendo saber o motivo desse surto todo.
    Gostei da resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Apesar de ser um gênero que leio pouco, por ser medrosa rsrs, eu morro de vontade de ler esse livro só por conta das ótimas resenhas que leio sobre ele. O comprei na Bienal e esse ano o lerei, até pq se encaixa perfeitamente num dos desafios literários que estou cumprindo.
    E apesar de ser medrosa e não ler terror, eu adoro um suspense rsrs. Vai entender.
    Bjo e parabéns pela resenha!
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Já vi tantas resenhas dele, tenho pavor de fazer essa leitura. Sério, o livro é forte demais pra mim. Adoro suspense, mas fico aflita quando tem criança sofrendo no meio. Que pena que o final te decepcionou, livros assim dão até desgosto de ler.

    ResponderExcluir
  9. Oie
    nossa, eu quero muito ler esse livro desde que lançou e espero com certeza poder em breve pois sempre vejo muuitos elogios e adoro suspense, ainda mais com tanta tensão hehehe

    BEIJOS
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Leio tantos comentários positivos quanto a esse livro, mas mesmo curtindo muito livros de suspense, não consigo me sentir atraída a trama dessa história. Fico feliz que tantas pessoas tenham se encantado, mas eu não leria no momento.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  11. Hello!

    Super queria ter conhecido o Josh Malerman na Bienal, ele tem uma cara de gente boa ne?!
    Seu livro Caixa de Pássaros todo mundo fala maravilhas, eu de cara ja adoro essa capa, linda e diferente.
    Adorei a resenha e poder conhecer mais sobre o livro, cheia de tensao e misterio.
    Vou ler cm certeza.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Oi.. tudo bem?
    nunca li esse livro, mas acredita que sempre que vejo ele
    me vem a cabeça objetos cortantes? Não sei o pq.. hahaha
    abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oiee, vejo muita gente falando deste livro, e mesmo sendo ele tão bom, o fato de não ter algumas respostas deixou muita gente chateada e fico pensando se o lerei realmente

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  14. nossa!!! eu já li várias resenhas desse livro, mas até hoje nenhuma tinha me deixado com vontade de ler!!! A tua fez isso!!!

    Adorei, mesmo, achei muito legal a forma como tu trouxe a resenha à nós!!!!!

    Parabéns!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Estou para ler esse livro tem tanto tempo que já perdi a conta, mas não desisto.
    Já ouvi gente falando que amou, outros falando que não atendeu as espectativas... Mas sinceramente, eu quero tirar minhas próprias conclusões.rs.
    Gostei muito da sua resenha, parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

back to top