Resenha | Um caminho para a liberdade - Jojo Moyes

jojo moyes

"Não há nada mais perigoso que uma mulher livre"

Alice Wright não sabia que ao se mudar da Inglaterra, estaria trocando uma prisão por outra. Ela imaginava que estaria vivendo uma grande aventura ao aceitar o pedido de casamento do homem que pensara amar. Ao chegar na América, o que ela encontrou foi uma cidade onde todos a julgavam, ser obrigada a viver na mesma casa que o sogro autoritário e seu marido que nunca desafiava o pai, nem mesmo para defendê-la.

Cansada de viver sempre presa, Alice decide aceitar o convite e se juntar a outras mulheres na biblioteca itinerante de Kentucky. O proposito dessa biblioteca era cavalgar até as casas mais remotas e levar leitura a todos que não tinham acesso a livros. A iniciativa, embora bem recebida por parta da cidade, acaba causando diversos problemas entre os moradores mais conservadores, principalmente homens machistas que não veem a necessidade de suas mulheres e filhas perderem tempo com besteiras. Em contrapartida, essas bibliotecárias, ao longo do tempo, criam um grande laço de amizade.

“(...) É que naquele instante você percebe a verdade sobre ser mulher. Que não importa o quanto você é inteligente, como você argumenta melhor, como você é melhor que eles, ponto. É quando você percebe que eles sempre podem calar você com um tapa. Simples assim.”

O projeto da Biblioteca a cavalo da SPA vigorou de 1935 a 1943 e levou livros a mais de cem mil habitantes da zona rural americana”. O que encontramos nesse livro é uma grande história sobre o crescimento das mulheres. Sobre toda a injustiça e atrocidades que os homens acham que tem o direito de fazer contra uma mulher. É um livro que está sempre abordando o machismo, o racismo, a exploração da classe trabalhadora e todo e qualquer tipo de preconceito. Eu amei a forma como a existência dessa biblioteca transformou a vida de muitas pessoas especialmente das mulheres responsáveis por levar o conhecimento as outras pessoas. Diversas crianças que não tinham qualquer contato com os livros ou faltavam a educação escolar, aprenderam a ler através desses livros. Quantas mulheres que antes passavam seus dias cuidando dos filhos ou trabalhando duro, agora tinham algo que a tiravam por um momento dessa vida difícil.

O sentimento mais forte que senti durante a leitura foi raiva, mas ao mesmo tempo, senti esperança e muita emoção. Foi maravilhoso ver como a união entre as mulheres faz a diferença e que unidas somos mais fortes. São mulheres que nos ensina a sermos fortes e a lutar por nossos direitos, por nossos sonhos e que precisamos valorizar sempre a nossa liberdade. Se você está esperando um grande romance nesse livro, talvez se decepcione; o foco do livro não é o romance, há sim um pouco presente no livro, mas ele é contado em segundo plano, deixando o foco para o desenvolvimento e crescimento das mulheres.

Esse é um livro perfeito para quem busca uma leitura poderosa e significativa, ou até mesmo para começar ou continuar a ler os livros da Jojo. Foi um obra que me arrebatou, principalmente quando estava chegando no final. É um livro que merece toda a atenção que vem recebendo.









Um caminho para a liberdade
Autora: Jojo Moyes
Ano: 2019
EditoraIntrínseca
Páginas: 368


Comentários

back to top