Você já imaginou como seria conhecer a história das meias-irmãs malvadas da Cinderella? Será que no fundo elas eram realmente más? Em "Stepsister" vamos conhecer justamente esta história. O livro narra o começo de tudo: como foi a infância das irmãs e o motivo de todo o ódio. Mas, acima de tudo isso, o livro vai contar para nós a busca da personagem Isabelle por um lugar no mundo e por sua própria história. Quando o príncipe estava louco à procura da dona do sapatinho de cristal e chegou à casa onde a verdadeira morava, as irmãs, Isabelle e Octavia, tiveram que fazer de tudo para que o sapatinho coubesse em seus pés; é claro que tudo isso sob muita pressão da mãe das meninas. As duas tiveram que se mutilar para que seus pés entrassem no sapatinho de cristal. Porém, é claro que um plano como esse seria descoberto cedo ou tarde, e Cinderella, após anos de maus-tratos e desprezo, enfim conseguiu o seu final feliz. E o que restou para as duas irmãs? Vamos apenas dizer que elas experimentaram do próprio veneno.
Logo após esse ocorrido, todos da pequena cidade ficaram sabendo como a vida de Ella foi difícil convivendo com a madrasta e com as meias-irmãs. A cidadezinha então se voltou contra a família e passaram a castigá-las e começaram a chamá-las de as irmãs-feias. Isabelle e Octavia não podiam mais sair de casa sem sofrer algum tipo de ofensa, até mesmo ameaças por tudo o que fizeram. Mas nem sempre as irmãs foram inimigas. Houve uma época em que elas brincavam juntos e se gostavam. Mas os constantes comentários das pessoas sobre a beleza e a delicadeza de Ella fez com que uma pequena semente de ciúmes e ressentimento crescesse dentro das irmãs. Elas não podiam fazer aquilo que gostavam – demonstrar sua inteligência, se aventurar subindo em árvores ou andando a cavalos – pois todos diziam que tais coisas não eram condizentes com o comportamento de uma mulher, e que se elas quisessem um casamento um dia, teriam que agir da mesma forma que a bela Ella. Todos esses comentários só fez com que um muro crescesse entre as três irmãs, e suas vidas numa mais foram as mesmas.
Depois de tudo, o que Isabelle mais quer é ajudar sua mãe e irmã. A situação delas não é das melhores, sem dinheiro ou sem ter como se manterem, a jovem precisará encontrar um jeito de salvar a sua família. Entretanto, com uma guerra quase batendo a sua porta, sem amigos ou pessoas que lhes estendam a mão, será necessário que Isabelle mude sua condição. Para isso, ela passará por uma grande transformação tendo como ajuda um pouco de magia, um toque do destino e também do acaso. Ela precisará provar a todos e a si mesmo que até pessoas “feias” conseguem o seu “felizes para sempre” e que independente do que a sociedade diz, uma garota pode conquistar tudo aquilo que deseja, basta determinação e muita coragem.
É preciso que você deixe de lado todas as histórias que conhece sobre Cinderella e suas meias-irmãs. Neste livro teremos uma história bem diferente e verdadeira de uma garota que cresceu ouvindo que não se encaixa nos padrões que a sociedade impôs, que era inferior no quesito graça e beleza. O que temos aqui é uma pessoa que está arrependida de tudo o que fez e deseja encontrar uma forma de se redimir, mas não será fácil quando ela não sabe bem por onde começar. Jennifer Donnelly criou uma trama muito real e envolvente, que traz discussões muito importantes sobre o papel da mulher na sociedade, sobre você não aceitar o que outros ditam para o seu futuro, mas lutar para mudar este destino. Fala ainda sobre pedir perdão, correr atrás dos nossos sonhos e lutar por aquilo que acreditamos.
Eu adorei a protagonista. Isabelle é uma pessoa como nós: que erra, que comete erros, que já sofreu muito, porém deseja mudar e está em busca de sua felicidade. Ela possui desejos escondidos, e sonha que um dia eles se realizem. Ela possui um espirito livre, aventureiro e muito forte, bem diferente da forma que o mundo quer que ela seja. É muito fácil simpatizar com a personagem, com todo o seu sofrimento. Eu torci demais por ela, para que ela encontrasse aquilo que realmente estava buscando. A jornada da garota em busca de perdão e aceitação própria foi algo que fez meus olhinhos brilharem de emoção.
“Stepsister” é um livro incrível, com uma fluidez deliciosa. É cativante e traz personagens femininas fortes e empoderadas. Eu amei esta leitura e não posso deixar de indicar para vocês.
Autora: Jennifer Donnelly
Ano: 2019
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 464
Amazon
Comentários
Postar um comentário