Dicas para aproveitar melhor a Bienal do livro 2018




A Bienal está chegando, meu povo. Estão animados? Eu estou! Esta é a minha terceira Bienal, estou muito feliz por ter a chance de ir este ano novamente. Ao longo das edições passadas, pude aprender algumas coisas: o que fazer durante o evento e o que não fazer. E hoje eu vim dar algumas dicas para que vocês consigam aproveitar melhor a Bienal, aproveitar melhor essa experiência maravilhosa.



Leve sempre uma mochila...

Se você vai para a Bienal com a intenção de comprar muitos livros, o melhor a fazer é levar uma mochila. Imagine você andando com várias sacolas na mão, muitas delas bem pesadas? Nada bom, não é mesmo? Por isso, leve uma mochila e vá colocando seus livros nela. Ainda mais se você for levando vários livros para serem autografados. Será bem melhor para você. Algumas pessoas levam uma mochila com rodinhas. Se você tiver uma em casa, pode levar também.

O que vestir...

Vá com roupas confortáveis. Nada pior do que você se sentir desconfortável para fazer tudo lá. Eu geralmente vou com uma calça, bermuda e tênis, ainda mais porque eu sempre acabo sentando em qualquer lugar por lá. Você vai passar muito tempo andando, vai se cansar e, muitas vezes, não haverá um lugar certo para você sentar, ou seja, você vai acabar sentando no chão, encostada em algum Stand, ou em outro lugar. Por isso, vá com peças que você se sinta confortável para sentar e fazer outras coisas por lá. 

Alimentação...

Eu não costumo comprar nada para comer na Bienal. Para começar, é bem caro e eu não quero perder muito tempo em filas para comprar alguma coisa, ou procurando um lugar para sentar. Sendo assim, eu preparo meu próprio lanche em casa e levo. Quando bate a fome, eu procuro um bom lugar, sento e me alimento. Além de alimentos, não esqueça de levar bastante água, você sentirá muita sede.

Compras de livros...

Eu sempre indico a você fazer uma lista dos livros que você deseja comprar na Bienal. Você pode até pensar que, por se tratar de um evento voltado à literatura, os livros tendem a ser mais baratos. Algumas vezes sim, outras não. Por isso, faça uma lista com os livros, pegue os preços das lojas que você costuma comprar, quando chegar na Bienal, compare esses preços. Algumas editoras costumam fazer boas promoções, como é o caso da Intrínseca, que tem livros por R$ 5,00, R$ 7,00 ou R$ 10,00. Algumas editoras também fazem essas promoções, porém, a grande maioria, mantém seus preços. Outra dica é procurar os bons e velhos sebos. Há muitos por lá e os preços costumam compensar muito. Entretanto, tente comprar somente o livro que você deseja. Não vá pelo impulso de comprar um livro só porque ele está por R$ 5,00. Às vezes você pode se arrepender depois.

Autógrafos...

Todas as sessões de autógrafos precisam de senhas. Algumas senhas precisam ser retiradas diretamente no Stand de uma editora, algumas diretamente do site da Bienal. Você precisa verificar o dia em que seu autor favorito estará por lá e como será a retirada da senha. Se for no Stand, ao chegar na Bienal, eu aconselho a ir direto no lugar e pegar sua senha. Como elas são limitadas, se você não garantir a sua, pode acabar ficando sem o autografo.

Se possível, compre seu ingresso antecipado...

A fila para entrar na Bienal e comprar os ingressos é gigantesca. Se você não quiser poder tempo na fila, compre seu ingresso com antecedência. Será bem melhor, você poderá ir direto para a fila de entrada e aproveitar por mais tempo o evento.

Planeje-se...

Um bom planejamento é tudo. Faça uma lista dos Stands que você quer visitar, das palestras, dos bate-papos e das sessões de autógrafos. Marque sempre os horários para não perder nada. Pegue um mapa logo na chegada do evento e veja onde está localizado cada Stand ou os lugares que você quer visitar. Outra dica é você baixar o App da Bienal, vai te ajudar muito.




A Bienal Internacional do Livro esse ano acontece entre os dias 03 e 12 de Agosto. Essa é a 25ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo e será no Pavilhão de Exposições do Anhembi na Av. Olavo Fontoura.







Comentários

back to top