[Resenha] Amor Amargo - Jennifer Brown

Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado.
Até Cole aparecer.
Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade…
Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown – do sucesso A Lista Negra – nos leva até o limite de nossos sentimentos.


Jovem Adulto | 256 Páginas | Editora Gutenberg | Skoob | Classificação: 5/5


Amor Amargo” é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Alex. Uma menina que perdeu a mãe muito nova, e tem um relacionamento complicado com o pai. Ela está em seu último ano no colégio, e conta os dias para que o ano termine; ela e seus dois melhores amigos planejam realizar uma viagem para o Colorado, uma viagem que foi planejada pelos três há muito tempo. Alex é uma menina muito inteligente, que adora escrever poemas. Ela realiza trabalhos de monitoria no colégio, também trabalha em um restaurante, onde economiza cada moeda para a viagem. Ela está muito animada com essa viagem, fazendo planos e sonhando com o dia que estará no lugar que ela sempre sonhou conhecer. Até o dia em que ela conhece Cole e tudo muda.


"Até aquele momento jamais havia pertencido a alguém, não assim. Cole me tinha por inteiro: corpo, alma e coração. E era libertador.Quase como estar no topo de uma montanha."


Cole é um garoto lindo, que foi transferido para o mesmo colégio que Alex. Para poder começar a treinar no time de basquete, ele precisa ter aulas de reforço; e a pessoa que dará essas aulas é a Alex. Durante o tempo que passam juntos, Cole começa a demonstrar interesse pela Alex, após um tempo, eles começam um relacionamento. O namoro começou da melhor forma possível: Cole era um garoto atencioso, charmoso, educado e romântico, que fazia de tudo pela Alex, até o dia em que ele se torna uma pessoa totalmente diferente: frio, violento e perigoso. 


"Eles não entendiam Cole. Não entendiam o que eu sentia por ele. Não entendiam que certas coisas, como seu jeito de me acariciar e de me olhar nos olhos, cheio de ternura, não desapareciam de uma hora para outra só porque ele tinha ficado nervoso e perdido a cabeça."


No começo, você até pensa que o livro tem um ritmo bem devagar, mas, quando você menos espera, a autora explode a bomba. “Amor Amargo” fala sobre relacionamentos abusivos. Alex começou a se afastar dos amigos, sempre inventando desculpas para não encontrá-los. Começou a fazer tudo que o Cole queria, sem se importar com mais nada, apenas em realizar os desejos dele. Cole aos poucos vai mostrando quem realmente é: uma pessoa fria e instável. O problema é que, sempre quando acontecia algo, Alex acabava aceitando, sempre inventando desculpas para justificar as atitudes do namorado. Sempre acreditando quando ele pedia perdão, e jurava que nunca mais faria aquilo novamente.


E assim, sem mais nem menos, me dei conta de que, querendo ou não, o que tinha acontecido no dia anterior já tinha começado a me definir; eu estava inventando pretextos para justificar o que ele tinha feito comigo.



E com isso, eu começava a me revoltar com a Alex, chegava a ficar com muita raiva dela, de toda a situação em que ela se encontrava. Raiva por ela sempre perdoá-lo, por sempre pensar que a culpa era dela, que o problema estava nela, que ela merecia tudo aquilo; todo o abuso e maus-tratos. Em certos momentos, até entendia que tudo era por ela achar que não era amada, pela carência de afeto que ela tinha. E então, acontecia algo mais grave que me fazia entrar em desespero, querendo de alguma forma, fazer com que a protagonista acordasse e tomasse alguma atitude.


“Eu amava Cole, mas, às vezes, amá-lo era como andar de montanha-russa sem conseguir recuperar o fôlego entre as curvas e quedas”


Esse livro, assim como “A Lista Negra”, mexeu muito comigo e com as minhas emoções. Jennifer nos apresenta um livro com um tema polêmico. Apesar de ficar com raiva da Alex em alguns momentos, consegui compreender o que a autora queria passar. Que mesmo muitas pessoas dizendo: “Nunca deixaria isso acontecer comigo” ou “Eu devolveria na mesma moeda” e várias coisas, as coisas nunca acontecem como pensamos ou falamos. Você não sabe qual seria sua atitude até passa pela mesma situação que a protagonista. Às vezes falar é muito fácil! Tentei me colocar no lugar da Alex, sempre me perguntando o que faria se fosse eu no lugar dela. A verdade, é que não consegui imaginar o que faria.


Ele soltou o meu pescoço e eu desabei no chão, cobrindo o rosto com as mãos enquanto soluçava. Amedrontada demais para correr . Pasma demais para continuar em pé. Machucada demais para ser corajosa, revoltada ou qualquer outra coisa além de arrasada.


Jennifer Brown escreveu uma historia mais que maravilhosa; uma história incrível que vai muito além da ficção. Ao final do livro, ela explica de onde veio a ideia do livro, há também uma série de perguntas respondidas pelo psicólogo forense Daniel C. Claiborn sobre relacionamentos abusivos. A Editora Gutenberg está mais uma vez de parabéns por essa publicação.

Amor Amargo” é um daqueles livros que deveria ser lidos por todos, não só por jovens, mas por pessoas de todas as idades. Indico o livro para aqueles que estão vivendo a fase do primeiro amor, começando a vida amorosa. Esse é mais um livro que indico de olhos fechados. Não deixem de ler esse livro! 



Comentários

back to top