A primeira vez que assisti um episódio de Dragon Ball Z, não sabia que se trata de um anime, não sabia da existência do mangá e nem conhecia esse mundo. Só sei que aquele “desenho” que passava lá na TV Globinho me conquistou de tal forma que eu virei fã. Dragon Ball foi o primeiro anime que conheci nessa minha vida de Otaku e continuo amando até hoje. Todo aquele universo cheio de guerreiros poderosos e lutas foi marcante para mim; mas o que eu mais gostava mesmo era dos personagens. E, por mais que eu ame o Goku, o meu personagem favorito de toda saga é o Vegeta.
Vegeta com certeza é um dos personagens mais memoráveis de Dragon Ball. Sua personalidade é marcante e irreverente. Toda a áurea de maldade, seu jeito orgulhoso e seu desprezo pelos outros foi o que mais me chamou a atenção no personagem. Eu tenho uma queda por vilões, e o personagem foi o primeiro vilão que eu passei a amar. E hoje, Vegeta é o tema do post.
Vegeta é um dos personagens que tem o arco de evolução melhor desenvolvido de Dragon Ball. Vemos o personagem lá no início de Dragom Ball Z como um orgulhoso príncipe dos Sayajins com o propósito de invadir a terra para conseguir as esferas do dragão e se tornar imortal. A primeira imagem que temos do personagem é de uma pessoa que não se importa com nada além de si mesmo. Que não se importa em assassinar ou exterminar quem ficar em seu caminho. Vegeta é um cara mal, egocêntrico, narcisista, que não respeita ninguém, ainda mais se ele julgar ser superior. Não tem amigos e nem deseja perder tempo com tal futilidade. Lá está o Vegeta, o orgulhoso guerreiro da raça Sayajin, que acha que não existe ninguém que se compare a ele ou seja mais forte que ele. O guerreiro está prestes a invadir a terra e acha que não encontrara nenhuma resistência. Mas todos sabemos que ele estava errado!
Ao chegar à Terra, ele se depara com Goku (ou Kakarotto), um guerreiro Sayajin bem diferente de Vegeta. Kakarotto é o completo oposto do vilão: gentil, tem um bom coração, tem grandes amigos, e está disposto a defender a Terra a qualquer custo. Durante o confronto, Vegeta percebe que Goku é mais poderoso que ele, algo inconcebível para ele. Seu orgulho não permite entender que possa existir alguém mais forte que ele, o Príncipe dos Sayajins. Depois de muitas batalhas e algumas derrotas, ele se ali aos terráqueos inferiores para lutar mais um pouco com outro grande vilão e morre. Depois de ressuscitado, ele é enviado para o planeta Terra e acaba ficando preso ao pessoas que odeia. O único objetivo de Vegeta sempre foi mostrar que era o cara mais forte do universo, e para isso, ele precisa enfrentar e derrotar Kakarotto. Ele acha quer ficando na Terra ele terá essa chance. Nesse meio tempo, ele passa a morar com Bulma.
A relação de Vegeta com Bulma é diferente em muitos aspectos. Posso até dizer que a relação deles é bonita e que existe amor presente. Para uma pessoa que odiava qualquer um, que não tinha um pingo de apreço pela vida de ninguém, sua relação com Bulma tem certa beleza. Ambos possuem uma personalidade forte, e Bulma parece ser a única pessoa que sabe lidar com a personalidade de Vegeta. Podemos ver já uma mudança em Vegeta quando vemos ele junto a Trunks. Diferente de Goku, Vegeta participou mais ativamente da criação do filho, mesmo com seu jeito rude, ele consegue demonstrar certo carinho e amor pelo filho; mesmo que seja do jeito dele.
O começo de sua relação com Bulma pode não ter começado da melhor forma, mas depois de algum tempo, e olhando bem a evolução do casal, podemos perceber seu amor por Bulma e seu respeito por ela. Mesmo que ele não demonstre esse amor aos outros, seu jeito muda quando está interagindo diretamente com a parceira. Diferente do cara que conhecemos lá no início, é perceptível o quanto a Terra e sua relação com Bulma mudou Vegeta. Ele continua sendo uma pessoa narcisista, egocêntrica, de personalidade forte; mas a sua maneira, ele ama Bulma e encontrou um tipo de felicidade ao lado dela.
Se há uma coisa que gosto muito em toda a saga é a humanização de Vegeta. Ele passou de um genocida para um pai de família, muito mais do que Goku um dia tentou sequer ser. E Trunks é a maior prova disso! Todas as cenas que vemos Vegeta interagindo com o filho nos fazem perceber que a relação dos dois se baseia no amor que Vegeta sente por Trunks e na cobrança de que o filho seja, de alguma forma, parecido com ele. Ele ensinou seu filho a lutar e a se defender e também o orgulho que é fazer parte da raça dos Sayajins. Vegeta sente orgulho do filho, isso fica mais claro na primeira vez que Trunks se transforma em Super Sayajin. O orgulho vem do fato de Trunks ser o seu filho; e Trunks sente orgulho do pai pelo o que é, e vê no homem um tipo de herói. Assim como o amor de Vegeta por Bulma seja algo totalmente atípico, seu amor pelo filho segue na mesma direção. Seu amor é visto em todas as vezes em que alguém ataca ou fere sua esposa e filho.
Vegeta é uma pessoa orgulhosa e um guerreiro. Está em seu sangue lutar, mas ele abdicou disso ao se recusar a participar de um torneio para ficar ao lado de Bulma que estava grávida; isso em Dragon Ball Super. Um dos personagens mais fortes do anime, se recusou a fazer uma das coisas que mais ama porque sabia quer sua esposa não o perdoaria se ele não estivesse presente quando seu filho viesse ao mundo. Esse fato mostra uma evolução gigantesca no personagem e, é algo muito louco e bonito de ver.
Comentários
Postar um comentário