Bilbo Bolseiro não desejava uma aventura. Na sua vida nada de empolgante já aconteceu. O Hobbit leva uma vida confortável e nada ambiciosa. Sua paz é perturbada quando Gandalf, o mago, bate à sua porta o convidando para fazer parte de uma grande aventura junto com o companhia de anões. O plano deles é recuperar o grande tesouro dos anões que está sendo guardado por Smaug, um grande e perigoso dragão. Bilbo, no início fica relutante em se juntar ao grupo, mas acaba aceitando convite e partindo em uma jornada inesperada. Quando Bilbo Bolseiro inicia sua expedição junto aos anões, somos apresentados a uma aventura maravilhosa e cheia de desafios. Bilbo surpreende a todos e a si mesmo com sua grande coragem.
Eu estava, há muito tempo, querendo ler O Hobbit. Sempre achei que a narrativa fosse mais “difícil”, mais cansativa e cheia de detalhes, que sua escrita seria igual a trilogia O Senhor dos Anéis, mas o que encontrei aqui foi um livro com uma narrativa leve e muito fácil de ler. É o livro perfeito para quem quer começar a ler Tolkien. O que encontramos nesse livro não está ligado apenas ao roubo e a recuperação do tesouro, também encontramos uma jornada que aproxima pessoas diferentes; a relação entre homens, elfos e anões.
A narrativa possui um tom mais infantil, fluida, sem a descrição de cenas violentas. A linguagem não é rebuscada, ele faz muito o uso de canções cheias de rimas. Tudo no livro é descrito de forma mais inocente. Isso não quer dizer que o livro seja muito infantil para um adulto. Se tratando de um clássico da literatura, é claro que ele deve ser lido por adultos ou qualquer outra pessoa.
Podemos encontrar muitas referências a culturas celtas e nórdicas. Tolkien abusou de mitologias para compor uma narrativa cheia de detalhes e muito criativa. A história é cativante e muito envolvente. Narrada em terceira pessoa, a história te leva a lugares diferentes, te apresenta personagens superinteressantes. O personagem que mais me chamou a atenção foi o Bilbo, para mim ele se sobressai a todos os anões; alguns deles não tendo grande destaque na história. É claro que também amei Smaug. Como vi o filme antes de ler o livro, tinha uma imagem meio formada do dragão, e até mesmo imaginava os diálogos com a mesma voz do Benedict Cumberbatch durante a leitura.
O Hobbit marcou a vida de muitas pessoas. É depois da leitura desse livro que você se dá conta de que Tolkien é realmente um mestre, que possui uma criatividade sem limites. A história surpreende a todos que lê. É uma leitura indispensável para quem deseja iniciar uma grande aventura na Terra-Média e conhecer um pouco da escrita de J.R.R. Tolkien.
Autor: J. R. R. Tolkien
Ano: 2012
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 328
Comentários
Postar um comentário