Resenha | Belinda & Em - Cammie McGovern


Autora de “Amy & Matthew”, Cammie McGovern volta às livrarias contando a história de uma outra dupla desta vez. Emily sempre se orgulhou da sua capacidade de enxergar além das aparências. Copresidente da Coalizão para Ação Jovem da escola, é a primeira a defender os direitos das minorias. Mas, secretamente, Emily ainda é um pouquinho fascinada pelos populares da escola. E nutre um leve rancor quanto a sua inexistente vida amorosa. É justamente enquanto pensa nisso que a garota testemunha uma colega de classe com necessidades especiais, Belinda, ser atacada embaixo das arquibancadas da escola. E não faz nada. Emily e Lucas, outra testemunha passiva do ataque, são obrigados a prestar serviço comunitário em um centro de pessoas como Belinda. Logo os jovens começam a sentir que podem fazer uma diferença real.

Jovem Adulto | 400 Páginas | Cammie McGovern | Cortesia Galera Record | Skoob | Classificação: 4/5



Belinda & Em foi publicado pela Galera Record, e é o segundo livro da autora Cammie McGovern. Eu tive muita vontade de ler este livro devido aos inúmeros comentários positivo que ouvi da outra obra da autora.  

Embora a história tenha três personagens, a narrativa se concentra em Belinda e Emily. Duas jovens que possui muitas coisas em comum. Emily tem dezessete anos, e participa de alguns projetos que lutam em prol dos direitos dos alunos. Ela não é uma garota popular, mas no fundo quer ser. Ela se orgulha muito pelo o que ela luta, mas, quando vê uma garota sendo atacada durante um jogo, acaba não fazendo nada para ajudar. No dia seguinte, ela é chamada a sala diretor, e lá encontra Lucas, um jogador de futebol que também viu o ataque e, assim como ela, também não fez nada. Como castigo, eles terão que ajudar pessoas com deficiência.


A menina atacada é Belinda, uma jovem que possui algumas dificuldades de aprendizagem. Ela é fã incondicional de Orgulho e Preconceito e apaixonada pelo Mr. Darcy. Esse amor dela por este personagem foi o que mais me aproximou da jovem. Belinda conquista o leitor com sua visão, com seu romantismo e seus sonhos. De início, não sabemos bem qual é a sua deficiência, isso não fica  muito claro. Belinda após o ataque fica muito abalada e não querendo contato com outras pessoas. Emily e Lucas ficaram arrasados quando souberam o que houve na noite do jogo, e fazem de tudo para ajudar Belinda, se aproximarem dela e pedir desculpas. Os três acabam se envolvendo na produção de uma peça, e essa é a chance deles de ajudarem Belinda. 


Cammie McGovern traz uma leitura gostosa, cheia de ensinamentos e com personagens cativantes e fascinantes. É fácil se envolver com o drama dos personagens, ainda mais quando temos a chance de entender como é um pouco da vida de pessoas que possuem algum tipo de limitação. Nos mostra que o respeito é tudo e que ajudar o próximo não é uma tarefa difícil. McGovern nos ensina a sermos melhores como pessoa.  


Belinda & Em foi um livro que me tocou profundamente. Eu amei a história, os personagens e tudo o que aprendi com esta leitura. Quando chegamos ao final do livro, o sentimento é de saudades e de querer mais.






Comentários

back to top