Você já deve ter se deparado com alguma adaptação do romance de Jane Austen, Orgulho e Preconceito. Mesmo que você nunca tenha lido o livro, você já deve ter ouvido falar dele, ainda mais por se tratar de um dos romances mais lidos e comentados do mundo. Eu sou muito suspeita para falar de Jane ou de Orgulho e Preconceito. Amo muito a autora e amo muito as adaptações. Não importa que seja uma obra adaptada direto do livro ou um filme que possua algumas características da obra; falou em Jane Austen ou Orgulho e Preconceito, eu quero conhecer. Uma das minhas adaptações preferidas do livro é o filme lançado em 2005, com Keira Knightley e Matthew Macfadyen nos papeis de Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy. Eu não sei quantas vezes assisti a esse filme, já perdi as contas. Mas toda às vezes parece como se fosse a primeira vez. E, mesmo que eu ame de paixão essa adaptação, não se compara a minha favorita, que é a adaptação produzida pela BBC em 1995. Se eu já gostava da Keira interpretando a mocinha, foi ainda melhor vendo Jennifer Ehle no papel da Elizabeth e Colin Firth no papel de Mr. Darcy.
Uma das coisas que eu mais gostei nessa adaptação da BBC foi o cuidado que eles tiveram na hora de reproduzir todo o conteúdo do livro. Nós, leitores que adoramos ver nossos livros favoritos indo para as telas do cinema, sempre nos queixamos de todas as alterações feitas no roteiro, de tudo o que é mudado; parece até que o filme não foi baseado no livro. Mas, com essa minissérie, parece que eles não tiraram nada. Cada ator entrega com perfeição todas as características dos personagens. É como se a própria autora do livro estivesse instruindo os atores de como agir. Como geralmente os filmes tem uma duração quase estabelecida, muitas vezes não é possível colocar tudo na adaptação, mas nessa série eles mantiveram muitas cenas. Outra coisa que nos encanta é a fotografia. Todas aquelas paisagens lindas, que nos tira o folego.
Como eu disse no começo, eu gosto muito do filme de 2005, adoro a Keira no papel da protagonista, mas eu me surpreendi com a interpretação de Jennifer Ehel. A forma como ela deu vida a personagem. Como ela conseguiu entregar uma Elizabeth Bennet perfeita, com todas as características da personalidade da Lizzie. E, não é só ela que surpreende, Colin Firth está incrível em seu papel de Mr. Darcy. Eu pensava que não poderia me apaixonar mais por esse personagem literário, porém estava enganada. Ele consegue mostrar bem toda a frieza de Darcy, todo o orgulho. Parece que o personagem saiu do livro direto para a televisão.
Sendo bem fiel ao livro, a minissérie é uma ótima forma de você conhecer a obra. Caso você não tenha paciência ou vontade de ler o livro logo de cara, a série consegue bem mostrar toda a história, tudo sobre os personagens. E, para aqueles que conhecem a obra, não podem deixar de conferir essa série; é algo impossível para os apaixonados pelo livro e pela autora.
Comentários
Postar um comentário