Resenha Série | Orange Is The New Black


netflix

Estou aproveitando que a nova temporada de Orange Is the New Black está para estrear, para fazer esse post e contar um pouco sobre a série para quem não conhece. A série estreou em 2013 e foi criada por Jenji Kohan e é transmitida pela Netflix. Acredito que a maioria das pessoas tenha visto algo da série, ainda mais pela forma como a Netflix faz para divulgar a estreia das temporadas. Eu não lembro direito como foi o meu contato com a série, nem como comecei a assistir. Lembro que estava na Bienal do Livro de São Paulo, em 2014, e a editora Intrínseca estava distribuindo a camiseta para promover o livro. Acho que foi depois disso, e depois de ver as pessoas falando tanto sobre a série, que eu decidi assistir o primeiro episódio. De inicio eu demorei um pouco para assistir tudo, já que eu tinha outras séries para acompanhar. Mas, no começo deste ano, eu resolvi voltar a ver a serie e terminar logo as temporadas já disponíveis.  Enfim, agora estou louca, ansiosa esperando a estreia da sexta temporada.

A série conta a história de Piper Chapman (Taylor Schilling), e mais algumas mulheres. Piper é uma mulher inteligente, com uma boa vida, mas que acabou se envolvendo com transporte de drogas no passado e sentenciada a cumprir pena de 15 meses numa prisão feminina. Seu envolvimento se deu durante seu relacionamento com Alex Vause (Laura Prepon), que acaba reencontrando quando vai para a prisão. Piper imaginou que sua vida não mudaria tanto com a prisão, mas, isso foi o que ela imaginou.


O primeiro episódio nos mostra um pouco da vida da personagem antes de ir para a prisão. Ela morando com seu noivo, Larry (Jason Biggs), um homem que não conhecia sobre esse passado da noiva, mas que continua a apoiando depois da intimação. Também vemos mais sobre a vida de Piper antes de precisar ir para a prisão. E, é quando ela chega lá que as coisas ficam bem mais interessantes. Vemos como a vida dentro da prisão é bem diferente da vida que Piper tinha fora. Para começar, ela precisa seguir as regras da prisão, e ainda tentar se dar bem com as outras mulheres e com sua companheiras de quarto, uma mulher extremamente organizada, que a ensina a manter a cela limpa. Ainda tem Red Reznikov (Kate Mulgrew), uma mulher que lidera a cozinha e comanda um grupo de garotas dentro da prisão; Nicky Nichols (Natasha Lyonne) ex-drogada e que considera Red como sua mãe; Lorna Morello (Yael Stone), que tem um relacionamento com Nicky dentro as prisão, mas também um noivo fora.


Eu não li o livro, mas posso dizer que a série me prendeu desde o começo. Cada situação nos faz imaginar o que faríamos caso estivéssemos na situação da personagem. Por falar nela, Taylor Schilling ficou ótima no papel, assim como as demais mulheres que são mostradas na trama. Todas são bem complexas, retratando bem cada personagem. Além disso, ainda existem muitas brigas raciais e para saber quem possui mais poder dentro da prisão. Outro ponto que merece destaque é a sexualidade mostrada na série. Temos muitos relacionamentos entre as detentas: Nickye Lorna, Piper e Alex, e Sophia Burset, uma transexual.

OITNB é uma série dramática, mas que possui cenas muito divertidas, além de várias referências a cultura pop que me fez gostar ainda mais da série. Estou muito empolgada com a nova temporada, tendo em vista tudo o que aconteceu na anterior.







Comentários

back to top