Sorrisos Quebrados gira em torno de três personagens: a jovem Paola, a pequena Sol e seu pai, André. Os três são vítimas de violências distintas, que deixaram marcas profundas em cada um. Trata-se de uma história de superação de dores, magia, estrelas e de como importantes laços humanos podem se formar a partir da autoaceitação, da arte e da tolerância no cotidiano.
Romance Contemporâneo | 240 Páginas | Sofia Silva | Editora Valentina | Skoob | Classificação: 5/5 | Leia o primeiro capítulo
Ao conhecer Roberto, Paola nunca poderia imaginar que teria uma vida infeliz e que sofreria tanto nas mão do marido. No início do casamento eram só agressões verbais, até que Paola passou a sofrer também agressões físicas. Até o dia em que ela sofreu mais do que já havia sofrido. Para ser livre, ela sofreu mais do que todos. Por um momento, Paola pensou que tivesse morrido. Mas ao acordar no hospital, ela percebe que ganhou uma segunda chance na vida. Anos se passam, e vemos Paola, em São Paulo, em uma clínica de recuperação. Depois dos abusos, das agressões e de tudo que sofreu, ela tenta, dia após dia, se recuperar. Mesmo que ela esteja recuperada de alguns traumas, ela ainda sente que não pode confiar em muitas pessoas. Ela não se sente confortável em sair da clínica. Ela sabe que a maioria das pessoas a olham com pena. Acontece que Roberto não deixou apenas cicatrizes em sua alma, mas também em seu corpo. Quando se olha no espelho, Paola vê tudo o que precisou enfrentar, a sua luta para ser livre. Mas, a vida de Paola mudará para sempre ao conhecer uma linda menininha. Sol e seu pai, André, convivem há algum tempo com todos da clínica. Quando conhece Sol, Paola percebe que não é a única que sofre. Ela ajudará Sol, ao mesmo tempo em que é ajudada.
“Meu reflexo surge no espelho como se o vidro estivesse quebrado, e não eu. Se eu não consigo ver beleza em mim, quem conseguirá?”
A primeira vez que Paola vê André, ela não consegue confiar no homem de aparência severa e dura. Mas ao perceber como ele é um pai amoroso e que daria a vida pela filha, Paola começa a confiar no homem. Através do convívio com André, o coração de Paola começará a cicatrizar. Eles encontrarão um no outro a força que precisam para enfrentarem o passado e superar a dor que carregam.
“Ao longo dos anos tenho trabalhado com tantos pais. Alguns são heróis, outros desistem. Há de tudo, mas André… o André está em uma categoria própria. Ele é aquele pai que morreria mil mortes dolorosas todas as manhãs se soubesse que a filha seria feliz por alguns minutos.”
O livro é maravilhoso e te prende desde o início. Comecei a leitura antes de dormir, e não queria parar de ler. Eu não conseguir ir dormir sem saber mais sobre a vida da Paola e do André. Eu gosto muito desse tipo de livros, onde, podemos ver como o amor é capaz de nos fazer esquecer ou superar traumas do passado. Como ele é capaz de nos curar; curar nossa alma. E neste livro ainda temos a realidade de milhares de mulheres que vivem em um casamento sem amor. Mulheres que são infelizes, que são maltratadas, agredidas. Mulheres que sofrem caladas; algumas pensando que a culpa é delas. Paola reflete bem essa realidade: a de uma mulher que nunca conheceu o amor, que nunca soube o que era ser amada e desejada. Como ela se sentia insegura com o corpo, ainda mais depois de tanta humilhação. É emocionante ver a forma como ela – depois de conhecer melhor o André – se entrega a ele; entrega seu corpo e seu coração. Depois de muito tempo, Paola finalmente soube como era bonita. Soube aceitar seu corpo. Estas mensagens que o livro traz são as mais importantes. Eu amei isso!
“– Paola, a beleza é efêmera, mas quem somos no nosso interior é eterno. Um dia alguém vai ver isso tudo, como a minha filha viu, e irá se apaixonar perdidamente por você.”
Não sofremos somente com a história de Paola, Andrétambém tem uma história carregada de dor e desespero. E, ao conhecermos essa história, vemos que ambos precisam ser curados; que ambos necessitam de um recomeço. Outro ponto aqui é que Paola usa a arte para se expressar. Esse toque artístico foi outra coisa que eu amei no livro. É claro que não posso deixar de falar sobre a Sol, a garotinha mais fofa do mundo. Sério gente, ela foi uma das personagens que mais gostei nesse livro.
“Olhando para mim está uma mulher com sua beleza destruída, reluzindo no escuro e eu não me assusto mais. Minhas mãos fazem carinho no que alguém quebrou e digo o que ela precisa ouvir: – Paola, o lado feio não existe em você. Não mais pra mim.”
Sofia Silvaconseguiu escrever um livro cheio de mensagens, com um tema forte e uma narrativa impactante. Apesar de algumas cenas serem um pouco pesadas, principalmente as primeiras páginas, a leitura foifluida e rápida. Como eu disse, eu gosto muito de ver esse tema sendo abordado em livros, e é claro que eu me lembrarei desse livro com muito carinho. Foi maravilhoso ver através dos olhos da Paola. Ver que mesmo que tudo pareca impossível, que mesmo carregando inúmeras magoas e mesmo que pareça que não exista mais esperança, o sol sempre brilhará novamente. Que podemos nosreerguer e que sempre há uma segunda chance, e que sempre podemosrecomeçar, basta apenas nos arriscar.
Comentários
Postar um comentário