5 coisas que ODEIO ver em livros



Eu me considero uma leitora bem tranquila. Geralmente não sou de queixar-me muito. Muitas vezes se a história de um livro está chata para mim, eu não desisto do livro e continuo lendo. Às vezes encontro detalhes que me deixam com muita raiva, mesmo assim, deixo passar. Mas, existem coisas que eu NÃO SUPORTO dentro de uma narrativa. E é sobre isso que vim falar hoje. Vamos lá? 
1.       Triângulos amorosos...

Esse é uma das coisas que eu menos gosto em um livro. Sempre que procuro saber sobre o livro e vejo que nele há um triangulo amoroso, eu acabo ficando desanimada com a leitura. Eu não consigo entender qual o motivo dos autores colocarem isso nos livros. Em muitas das vezes, a terceira pessoa está ali só para enfeitar. E o que mais me irrita, é que os personagens ficam praticamente o livro inteiro naquele mi-mi-mi de “quem eu escolho?” “De quem eu mais gosto?” Cara, isso me irrita demais. Eu fico com muita raiva dessa indecisão. Eu acho que isso é desnecessário em um livro. Qual a dificuldade em colocar somente um casal? Não, tem ter que ter um triângulo amoroso no meio.

2.      Descrições desnecessárias...

Sabe quando um personagem chega a um lugar, e faz aquelas descrições que usam mais de uma página? Eu não sei vocês, mas eu não quero saber de todos os detalhes de um cômodo. Eu não quero saber o lugar do sofá, em que posição está o tapete; os lugares de todos os objetos que existem ali. Eu gosto de descrições breves, somente para saber o tipo de lugar que o personagem está. Não suporto ter que ler mais de uma página contendo somente essas descrições. Fico com vontade de matar o autor quando vejo isso.

3.      Capítulos enche linguiça...

Diálogos que não contribuem em nada com na narrativa, capítulos imensos que não são nada além de páginas desnecessárias, apenas para fazer com que o livro fique maior. Eu não me importo que o livro tenha 700 páginas, contanto que, todos os capítulos tenham algo de interessante e que deem sentido à narrativa.

4.      Personagens masculinos que só fazem burradas

Encontramos isso mais em romances hots. Que o cara faz de tudo para a mocinha, e depois vem querendo se redimir e ter o perdão da mulher. Eu fico muito chateada quando vejo a forma como o homem trata a mulher, como ele, muitas vezes, não se importa com ela durante boa parte do livro. Dai, de repente, descobre que está apaixonado pela mocinha, que não consegue ficar sem ela; e passa a corre atrás dela como um cachorrinho abandonado. E, o que mais me irrita, é a facilidade com que a mulher perdoa esse cara. Eu não entendo!

5.      Personagens extremamente preconceituosos...

Quando vejo isso em um livro, eu penso como seria bom se pudéssemos dar um soco na cara desses personagens. Gosto muito de livros que tenham como tema: bullying, racismo, homossexualismo. Gosto muito de ver como os autores abordam esses temas. Como eles usam suas palavras para mostrar as pessoas que ninguém é melhor do que ninguém. Que somos todos iguais. Gosto muito quando tem esse tipo de personagem em um livro, mas que depois, ele percebe o quanto ele estava errado ao agir dessa forma. Gosto quando vejo essa mudança num personagem. O problema é quando o personagem não tem esse desenvolvimento. Quando ele continua agindo de forma preconceituosa. Isso eu não aceito de forma alguma.


Ainda tem mais coisas que não gosto em livros, mas selecionei apenas esses cinco. E vocês, quais são as coisas que não gostam numa narrativa?








Comentários

back to top