[RESENHA] Meu maior presente - Mila Wander


Lucas – “Não escolhemos o amor, é ele quem nos escolhe. Mas e se essa escolha estiver errada? ”A história de um amor proibido, escrita pela mesma autora do sucesso O Safado do 105 Lucas foi abandonado num orfanato e só aos nove anos de idade ganhou o presente que mais desejava: uma família. Mel nasceu na família perfeita. Seu pai, sua mãe e seu irmão, dez anos mais velho, a amavam. Ela era o xodó dos Carvalho Lemos. O que ninguém esperava era que, na adolescência, Mel começasse a olhar de um jeito diferente para Lucas, seu irmão adotivo, seu protetor, seu motorista de baladas, seu confidente. Ele também a percebeu diferente, a desejou e seu amor fraterno se transformou em outra coisa. Lucas, porém, não podia deixar que esse novo e assustador sentimento arruinasse seu sonho de ser amado por uma família. Mas o que fazer com a vontade de seu coração e seus desejos? Mel, com certeza, sabia o que fazer. Mel – “Só me sinto viva com você. Só me encontro em você.”

Romance | 352 Páginas | Cortesia Planeta de Livros Brasil | Skoob | Classificação: 4/5


Eu sempre tive vontade de ler algum livro da Mila Wander. Ouvi falar muito bem de “O Safado do 105”e fiquei muito curiosa quando teve o lançamento de “Meu Maior Presente”. A sinopse foi outro ponto que me atraiu para a leitura desse livro. Já tinha lido um livro com esse tema: relacionamento entre irmão. Mas, apesar do outro livro ter me emocionado e ter me feito chorar igual a uma criança, este livro foi mais leve e menos triste.

Em “Meu Maior Presente” conhecemos a história de Lucas e Mel. Lucas não teve uma infância muito boa: quando criança ele foi abandonado pela mãe e teve que viver em um orfanato até os 9 anos de idade, quando foi adotado pelo casal Heloísa e Levi. Essa adoção foi feita a partir de uma carta que Lucas escreveu ao Papai Noel. E quando seu pedido foi realizado, a vida de Lucas mudou completamente. Ainda mais quando teve o nascimento de Mel, sua irmã, aquela que se tornaria sua melhor amiga e a única mulher que um dia ele amaria. Os anos foram se passando, e a amizade de Lucas e Mel foi crescendo. Eles faziam praticamente tudo juntos: assistir a filmes, passar horas lendo; Lucas era a pessoa a quem Mel pedia ajuda, a quem ela pedia conselhos. Lucas sempre estava ao lado de Mel e, ela ao lado dele. Até que essa amizade, esse amor fraternal se transformou em algo a mais... 


Sei o que você está pensando: “Como assim eles se apaixonam? Eles não são irmãos?” Sim, eles são! Mas, ao contrário de “Proibido”, da Tabitha Suzuma, que os protagonistas eram irmãos de sangue, Lucas e Mel não tem o mesmo sangue; o que torna a história um pouco diferente. Eu sei que é estranho, já que eles foram criados juntos, mas pelos menos, a história deles não é tão pesada assim. Quando acontece o primeiro envolvimento entre os dois, Lucas acha que o melhor a se fazer é viajar, passar um tempo longe de Mele tentar esquecer a menina e o que houve entre eles. O problema é que mesmo a distância não foi capaz de diminuir o amor que ele sente pela Mel. Ele tenta negar, não pensar nela, faz de tudo para manter a menina afastada dele. No entanto, ao contrário dele, Mel não quer ficar longe de Lucas, ela não pretende deixar que ele a afaste, que ele decida por ela se eles devem ou não enfrentar tudo para ficarem juntos.

Aqui não temos somente a questão do relacionamento entre Lucas e Mel, mas também, a diferença de idade entre eles. Lucas é 10 anos mais velho que Mel, o que torna o relacionamento deles ainda mais complicado. Então, eles terão que enfrentar o preconceito da sociedade, a diferença de idade, o problema que pode surgir por conta deles serem irmãos, e a provável rejeição dos pais e de toda a família... Não será nada fácil para Lucas e Mel assumirem o amor que sentem. Eles precisarão enfrentar muitos obstáculos para ficarem juntos e alcançar a felicidade que eles tanto desejam.  

"Desde que me vi apaixonado pela Mel, jamais ideias tão firmes haviam me alcançado. A certeza de que não havia saída para mim, além da dor, se eu ficasse sem a Mel, foi como um choque dentro do meu cérebro. Eu ainda não tinha entendido direito como era viver sabendo que a mulher que eu amo, além de não ser minha, pertencia a outra pessoa. A ficha finalmente tinha caído."
Eu AMEI a escrita da Mila! Ela tem uma escrita maravilhosa, cativante, envolvente, instigante. Foi bem difícil largar o livro. O que mais gostei nele foi que ele foi contado a partir do ponto de vista do Lucas. Geralmente todos os livros que leio é feito em terceira pessoa, ou pelo ponto de vista da protagonista. Adorei ler pelo ponto de vista do Lucas, foi diferente e incrível ao mesmo tempo. Desse jeito podemos conhecer mais sobre o protagonista; conhecer o medo que ele sente do futuro, o grande amor que ele sente pela irmã – amor, este que ele não gostaria de estar sentindo.

É difícil não torcer pelo casal. Não se envolver com seus dramas, suas alegrias. Mesmo que o assunto seja um pouco complicado para muitas pessoas, eu não me senti tão ofendida assim pelo conteúdo. Sei que o livro não agrada a maioria das pessoas, mas eu gostei! Gostei da forma como a autora abordou o tema, de como ela desenvolveu o romance entre Lucas e Mel, da construção dos personagens; que são maravilhosos e cativantes. Lucas é sensível, carinhoso, preocupado com a felicidade da irmã e de sua família. Ele não deseja que seus pais sofram quando descobrirem sobre seu amor pela Mel. Já a menina é mais confiante, mais ousada. Ela sabe que não será fácil para os dois, mas ela está disposta a lutar e enfrentar tudo por Lucas.  



"A maior prova de amor que eu podia lhe oferecer era o fim da distância, da dor e da solidão. Sempre achei que seria impelido a seguir em frente, mas descobri que sempre tive escolha. No fundo, cada um faz o que quer. É questão de aceitação, e eu aceito nosso amor. Se as outras pessoas não aceitam, é problema delas, não meu. Só eu posso cuidar da minha felicidade. Só eu posso me julgar — e foi por me julgar tanto que fui infeliz e fiz a Mel infeliz.”

Não deixem se levar pelo preconceito. Tente ler esse livro. É uma leitura que vale a pena, que cativa, que emociona; que nos diverte e nos faz pensar. Estou agora mais que ansiosa para ler outros livros da autora.  






Comentários

back to top