[RESENHA] O Feiticeiro de Terramar - Ursula K. Le Guin

Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda.Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários.Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. Ged é um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin é uma referência para escritores do gênero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman.

Fantasia | 176 Páginas | Cortesia Editora Arqueiro | Skoob | Classificação: 4/5


Estava um pouco ausente do blog... Final de semestre é sempre ruim: estudar para as provas, finalizar monografias e projetos, se preparar para as apresentações de projetos não é nada fácil. Além disso, meu computador resolveu parar de repente e, como se não bastasse, estou com uma crise de enxaqueca que está me deixando maluca. Mas agora estou voltando aos poucos e hoje trago a resenha de um livro incrível que estava bem ansiosa e animada para ler: O Feiticeiro de Terramar. O livro faz parte da série Ciclo Terramar, escrito pela Ursula K. Le Guin.

Como foi dito, O Feiticeiro de Terramar é o primeiro volume da série Ciclo Terramar, publicado originalmente em 1968. Quando vi que poderia solicitá-lo juntamente com o segundo livro (que foi lançado recentemente) fiquei bem empolgada e não pensei duas vezes antes de solicitá-lo. Já tinha ouvido falar maravilhas sobre o livro e sobre a genialidade da Ursula, porém, não sabia que ficaria apaixonada pela escrita dessa autora e que viraria fã da mesma.


No livro o leitor conhecerá e acompanhará a vida e a jornada de Ged, ou Gavião. Logo na sinopse você já fica sabendo que este feiticeiro ao longo de sua jornada se tornaria um dos maiores feiticeiros de Terramar. Nas primeiras páginas lemos um pouco sobre a infância do personagem e de como ele começou a usar magia, no começo de forma despreocupadamente. A história de Ged começa quando ele ouve sua tia - irmã de sua mãe - pronunciar algumas palavras que, para o garoto, eram desconhecidas. Ávido por saber o significado daquelas palavras, Ged as repetiu, sem saber as consequências do ato.  Quando percebeu que seu sobrinho poderia ter o dom para se tornar um feiticeiro, sua tia passou a treiná-lo. Ged treinava sem descanso, buscando sempre aprender mais e mais. Quando sua aldeia estava sendo atacada, Ged acaba usando magia para salvar a todos. No entanto, ao usar seus poderes, ele acaba ficando muito debilitado, e ninguém, nem mesmo sua tia, sabia se poderiam curá-lo. Até que Ogion aparece na aldeia dizendo que poderia salvar o garoto, se o mesmo fosse com ele, e se tornasse seu aprendiz.

Ged sempre foi uma criança que ansiava por aprender, sempre buscando ser o melhor em tudo, muitas vezes sem se importar com o que seu mestre falava para ele. Até que Ogiondecidi que o jovem deveria ir para uma escola, aprender com outros magos.  Depois da decisão de seu antigo mestre, o jovem feiticeiro parte para a ilha de Roke, chegando à sua nova escola, Gedconhece outros garotos iguais a ele, faz amizades e também inimizades. Um dia, para provar seu poder e que sabia realizar feitiços, Ged acaba libertando uma sombra que o perseguiria para onde quer que ele fosse.


Eu nem preciso dizer que toda a trama desse livro é super envolvente. A obra tem um quê de Harry Potter, juntamente com outras sagas que deixam o leitor apaixonado e ansioso para ler as seguintes páginas. Quanto mais você lê, mais você quer; mais você quer saber o que acontecerá no final, qual será o destino do personagem, o que ele fará a seguir. Eu me encantei com os personagens, com a história, com a jornada e feitos do protagonista. Ged é uma pessoa que quase nunca pensa em outras pessoas, na verdade, ele é bem egoísta. Contudo ele aprende com cada erro cometido. Ele erra muito, mas vai aprendendo e se descobrindo aos poucos. No final você percebe que ele não é uma má pessoa. Outra coisa que me encantou no livro foi a narrativa da autora... ESSA MULHER ESCREVE MARAVILHOSAMENTE BEM! O livro é riquíssimo em detalhes. Não pensem que por ele ser pequeno faltará conteúdo, ou não terá muitos acontecimentos, porque vocês quebrarão a cara.

Sigam meu conselho e leiam esse livro. Ele é maravilhoso, envolvente, fácil e gostoso de ler. Com uma narrativa impecável que te deixará viciada na escrita da Ursula K. Le Guin.  






Comentários

back to top