Livros emocionantes que falam sobre Bullying


Todo leitor sabe a importância da leitura nas nossas vidas. Como ela é capaz de nos entreter e ao mesmo tempo nos ensinar; nos divertir e nos fazer refletir. Cada livro tem seu tema, um assunto que é abordado. Pensando nisso, separei 3 livros que tratam sobre o Bullying: um tema marcante, que traz muitas reflexões.  


Leia também:


Foto © Dani | Livros & Café 
A Lista Negra 

O livro nos faz pensar muito sobre nosso comportamento, sobre o comportamento humano, sobre nossas ações, que o que fazemos com os outros uma hora vai ter consequência, e nem sempre são boas; principalmente quando somos adolescentes. As maiorias dos adolescentes acham que essa fase é só brincadeira, que não tem problema nenhum apelidar um colega de classe, que podem “brincar” com uma pessoa sem magoá-la. Você se pega imaginando como seria se fosse você no lugar dela, se você fosse vitima de bullying, como você se sentiria, eu sei que nada justifica certas ações, mas eu me coloco no lugar dela e é horrível sofrer todos os dias humilhações, xingamentos, maus-tratos e sempre ficar calada, fingir que não liga, quando na verdade é totalmente o contrario!

Foto: Pausa Para um Café
Antes que eu vá 

Este livro entrou para a lista de favoritos. É uma história maravilhosa e bela, que te envolve e te emociona. Nos aproxima dos personagens, de seus sentimentos e de sua dor. É um livro sobre segundas chances, sobre arrependimento, sobre fazer o que é certo, não só para você, mas para todos que estão a sua volta; e acima de tudo, é um livro sobre perdão.Um dos temas abordados no livro pela Lauren Oliver é um dos que mais AMO ler: o bullying. Sempre que leio livros com este tema, vejo-me refletindo e questionando minhas atitudes e as atitudes de muitas pessoas que conheço ou que vejo por aí. Sempre me pergunto como é possível que muitas pessoas não pensem antes de falar algo de ruim a alguém; não pensem antes de agir, de atacar o outro com palavras cruéis e ofensas. Que para os que estão atacando, isso não passa de uma "brincadeira", mas para quem é vítima do bullying essas brincadeiras marcam a vida da pessoa, muitas vezes para sempre.

Foto: Vivendo sem Prada
Extraordinário 

A autora conseguiu criar uma história maravilhosa e incrível de se ler. Com uma narrativa gostosa, divertida, emocionante e com uma mensagem linda para todos, não importando a idade que tenha. Palacio criou um personagem cativante, adorável e inspirador. Auggie conseguiu despertar tantos sentimentos em mim durante a leitura, que não foi difícil me apaixonar por ele. Muito mais que um bom livro, Extraordinário é um livro para se refletir, com lições valiosas e importantes para a vida, como: o valor que tem uma verdadeira amizade, do amor que existe entre uma família, da gentileza que esperamos do próximo. Ele nos faz enxergar de coisas que fizemos, que mesmo inconsciente, agora percebemos e nos perguntamos como fomos capazes de fazer tais coisas. Um livro para ser lido por todos, pelo menos uma vez na vida. Um livro que deveria ser material de leitura para as todas as escolas, pois tenho certeza que crianças com essa faixa etária aprenderiam valores extremamente importantes para a vida. 


Você conhece mais livros que abordam esse tema? Me conte nos comentários! 

Beijos, 




Comentários

back to top