A literatura com temática LGBT, há um tempo, vem ganhando mais espaço entre as publicações. Contudo, ainda é preciso mais e mais obras que abordem sobre este assunto, sobre o preconceito que envolve o assunto; é preciso que ele não seja mais um tabu, mas que seja discutido e debatido em todos os lugares. Pensando nisso, fiz uma pequena listinha com alguns livros bem legais (já li todos, por isso, posso afirmar isso) sobre o assunto. Para aqueles que curtem este tema, vale a pena a leitura de todos eles.
Leia também:
Foto © Dani | Livros & Café |
Dois garotos se beijando
O ponto principal no livro é o recorde que Harry e Craig querem quebrar. Esse desafio é para entrar no livro de recordes com o beijo mais longo do mundo. Para isso, eles contam com a ajuda de seus amigos, professores e coordenadores da escola. Decidido o dia, eles vão até o gramado da escola, acompanhados de várias câmeras para gravarem e transmitirem o acontecimento ao vivo para o mundo todo. Com esse livro David Levithan se tornou um dos meus escritores favoritos. Fiquei presa na história, sem conseguir parar nem por um minuto. A narrativa é incrível. As mensagens que o livro traz são para refletir. As frases que encontrei durante a leitura tornam o livro ainda melhor e marcante. O livro traz no seu conteúdo uma enorme critica a sociedade e ao preconceito que está presente em cada canto desse mundo.
Foto © Dani | Livros & Café |
Mesmo vivendo em uma sociedade moderna, ainda não falamos abertamente sobre vários assuntos. Alguns são considerados tabus, e não são comentados, debatidos, discutidos em muitos lugares. Quando um autor resolve aborda tal assunto em um de seus livros, não é certeza que eles serão bem recebidos pelas pessoas. Foi o caso de "Will & Will". O livro foi alvo de várias críticas e protestos. É vendo esse tipo de reação que percebemos como a sociedade não evoluiu em nada. A maioria das pessoas não está preparada para ouvir, para falar sobre determinado assunto, e a homossexualidade é um desses assuntos. E, o mais legal nessa obra é que ela mostra que pode sim haver uma amizade entre um homem/garoto hétero e um homem/garoto homossexual.
Foto: Meu Conto de Fada |
Apenas um garoto
Nesse livro, Bill Konigsberg fala um pouco sobre rótulos, sobre como varoas pessoas são conhecidas por todos pelo fato de ser homossexual. Fala sobre querer ser reconhecido somente pelo que você é, sobre querer viver de forma igualitária, e quando não somos tratados da mesma forma, acabamos nos escondendo, escondendo quem somos e nossa própria identidade.
Foto Melina Souza |
As Vantagens de ser invisível
Em As Vantagens de Ser Invisível somos apresentados a Charlie, um adolescente de 15 anos, que está começando a explorar a vida e tentando enfrentar as dificuldades impostas por ela. Um dessas dificuldades é o recente suicídio do seu melhor amigo (e único, devo acrescentar). Como se isso não fosse o bastante, ainda tem as dificuldades escolares e o descobrimento do primeiro amor. As Vantagens de Ser Invisível é aquele tipo de livro que nos marca de uma forma que não imaginávamos, é um livro que te faz pensar em praticamente tudo sobre a vida. Stephen Chbosky aborda temas polêmicos, como: homossexualidade, gravidez na adolescência, violência doméstica, drogas e bebidas. Esse livro nos marca de uma forma maravilhosa.
Foto © Dani | Livros & Café |
O tema central desse livro não é a homossexualidade de um dos personagens, mas é um dos assuntos que faz parte da história. O irmão do protagonista é homossexual, e ao longo da narrativa vemos como ele é tratado pela sua orientação sexual. Mesmo o foco não sendo a homossexualidade, eu recomendo a leitura do livro.
Comentários
Postar um comentário