Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.
No livro conhecemos Jessie, sua mãe morreu de câncer e um tempo depois, seu pai se casou novamente. Depois de vender sua antiga casa, ter de dar adeus a seus amigos, a garota se vê morando em uma casa estranha, com uma madrasta que ela não conhece e com um meio irmão, que de início, parece que não a quer ali. Agora, morando na Califórnia, Jessie passa a frequentar uma nova escola, tendo que recomeçar e fazer novas amizades, o que não será nada fácil para ela. Quando chega no colégio, Jessie é vítima de olhares estranhos e comentários por parte de algumas garotas de sua turma. Para a jovem, será muito mais complicado encontrar amigos no meio dessas pessoas. Porém, depois do primeiro dia de aula, Jessie recebe um e-mail de uma pessoa que se oferece para ajudá-la a se adaptar na nova escola. Depois desse primeiro contato, Alguém Ninguém se torna um grande amigo para Jessie, ajudando a garota a enfrentar os dias naquele lugar.
No livro, Julie Buxbaum mostra algumas das situações que muito de nós precisou enfrentar em algum momento da nossa adolescência: a mudança para uma nova escola; uma nova casa e de como não conseguimos nos sentir que fosse realmente a NOSSA casa, pais se casando novamente, novos irmãos, novos amigos e a mudança para uma nova cidade. Eu mesma já me mudei para outro estado, no meu caso, eu ainda era nova e consegui me adaptar bem a mudança. Mas já precisei me mudar de colégio e fazer novos amigos, e não é nada fácil quando isso acontece. Além disso, a autora ainda fala sobre perdas, mortes, doença e o bullying. É incrível como ultimamente estou lendo muitos livros que abordam o bullying em algum momento da história. Creio que este tema faz parte da vida de muitos jovens e está sendo muito presente na literatura. Foi bom ver como a autora abordou esses temas de forma leve, falando sobre o luto de uma forma que não fosse pesado. Da dor que sentimos ao perder alguém, de como é difícil seguir em frente sem ter essa pessoa ao nosso lado. De como muitas vezes ao perdemos alguém que amamos nos sentimos sem rumo, pedidos. A madrasta de Jessie também perdeu uma pessoa, então, não foi somente a jovem que sofreu uma perda. Podemos ver como essas pessoas estão enfrentando a dor, o que estão fazendo para recomeçar, de como a vida da garota e do pai mudou depois da morte da pessoa que eles amavam. Foram alguns detalhes como esses que me fizeram gostar muito do livro.
Gostei bastante dos personagens: Da melhor amida de Jessie, Scarlett, que mora em Chicago, das novas amigas da Jessie, Dri e Agnes; do garoto que ela precisa fazer um trabalho para uma disciplina da escola, do garoto que é o colega de Jessie no lugar onde ela trabalha; do meio-irmão dela, que de início parece ser uma pessoa detestável, mas depois que o conhecemos, mudamos completamente a nossa opinião sobre ele. E, acima de tudo, gostei muito da troca de e-mails entre Jessie e o Alguém Ninguém. Eles trocam muito e-mails e mensagens durante a narrativa, o que deixou o livro mais leve e descontraído. Vocês já devem estar imaginando que a partir dessa troca de mensagens, surgiria um romance entre eles. Contudo, esse romance começa a partir de uma nova amizade, que vai se construindo aos poucos, depois de muitas conversas, onde os personagens vão descobrindo mais sobre a vida do outro; sobre seus medos, inseguranças e desejos para o futuro.
Em suma, Três Coisas Sobre Você é um livro divertido, fofo, leve, com temas pertinentes na vida do jovem. Um livro que fala sobre perdas, recomeços, luto, câncer, relacionamento virtual e bullying. Se você gosta de livros com uma narrativa cativante, divertida e com momentos emocionantes, então eu recomendo que você leia.
Comentários
Postar um comentário