[RESENHA] Antes que eu vá - Lauren Oliver


Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento.
Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder.

Romance | 368 Páginas | Editora Intrínseca | Skoob | Classificação: 5/5 

"Algumas coisas se tornam lindas quando você realmente olha."

Demorei um pouco para decidir ler este livro. Ouvi muitos comentários de pessoas que o leram e que se emocionaram com a narrativa, com a história, e que diziam o quanto é um livro lindo. Fim de semana, durante uma pequena viajem, resolvi lê-lo durante o caminho; não consegui terminá-lo durante a viagem, mas também, não conseguia parar de ler. É sempre complicado quando temos que escrever a resenha de um livro que nos emocionou e que nos marcou de alguma forma. Nunca conseguimos expressar com palavras o quão maravilhoso é a leitura e o quanto queremos que outros o leiam. Eu já esperava que ele me tocasse e me surpreendesse. Contudo, não imagina que ficaria no estado em que fiquei quando terminei de ler. Terminei um pouco tarde, era quase de madrugada e, quando me deitei para dormir, só conseguia pensar no que acabara de ler: Em todas as passagens do livro, em todos os momentos, e nas frases marcantes do mesmo. Tentarei com esta resenha, expor meus sentimentos com relação a esta obra, mas não sei se conseguirei fazer jus ao que senti durante a leitura.

Samantha Kingston tem tudo na vida: é popular, tem o namorado mais desejado da escola, tem as melhores amigas que alguém poderia querer; ela praticamente tem a vida perfeita. Quando acorda no dia 12 de Fevereiro - dia do cupido - uma data que ela ama, para ela aquele é mais um dia normal. O que ela não imagina é que este dia terminaria de uma forma inesquecível. Ao retornar para casa com suas amigas, depois de uma festa, Sam sofre um acidente de carro e morre. Contudo, no dia seguinte ela acorda em sua cama sem saber se o que aconteceu foi realmente verdade ou um sonho. E com isso, Sam tem a chance de reviver o dia várias vezes e tentar descobrir o que fez de errado e de como mudar o que aconteceu.

“Talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Um, dois, três ou dez milhões de amanhãs… (...) Mas, para alguns de nós, há apenas o hoje. (...)”.

Um dos temas abordados no livro pela Lauren Oliver é um dos que mais AMO ler: o bullying. Sempre que leio livros com este tema, vejo-me refletindo e questionando minhas atitudes e as atitudes de muitas pessoas que conheço ou que vejo por aí. Sempre me pergunto como é possível que muitas pessoas não pensem antes de falar algo de ruim a alguém; não pensem antes de agir, de atacar o outro com palavras cruéis e ofensas. Que para os que estão atacando, isso não passa de uma "brincadeira", mas para quem é vítima do bullying essas brincadeiras marcam a vida da pessoa, muitas vezes para sempre. E depois que Sam vai vivendo os mesmos dias várias vezes, ela começa a questionar suas ações e as ações de suas amigas. Ela começa a questionar o que a levou ser daquele jeito. Ela tenta de várias formas mudarem as coisas, tenta fazer com que aquele dia seja diferente e, também os dias que virão.

"Mas antes que comece a me acusar, permita-se fazer uma pergunta: o que fiz foi realmente tão ruim? Tão ruim que eu merecia morrer por isso? Tão ruim que eu merecia morrer assim? O que fiz foi realmente tão pior do que o que todo mundo faz? É realmente muito pior do que o que você faz?"

Sempre fico feliz quando vejo que a personagem amadurece com as situações vividas; que queira fazer diferente, que queira mudar. Sam passa a enxergar que foi mudando seu jeito sem perceber, que esqueceu daquilo que era importante para ela. Foi percebendo que desprezava as pessoas sem nenhum motivo, que praticava bullying sem se dar conta de que fazia. Ao passo que vivia o dia 12 de Fevereiro muitas vezes, Sam passa a conhecer a si mesma, a enxergar o que era verdadeiramente importante para ela, a tentar reparar alguns de seus erros, tentar fazer o que era certo.


"Eis outra coisa a se lembrar: a esperança o mantém vivo. Mesmo quando você está morto, é a única coisa que o mantém vivo."

Eu disse que gosto desse tipo de livros por me fazer refletir sobre minhas ações, sobre o que digo... da forma que vivo. Assim como Sam, imaginamos o que faríamos de diferente se este fosse nosso último dia. Será que aproveitaríamos melhor? Será que mudaríamos algo que fizemos? Como viveríamos este dia? E com isso, você se vê pensando neste assunto por muito tempo.    

Este livro já entrou para a lista de favoritos do ano. É uma história maravilhosa e bela, que te envolve e te emociona. Aproxima-nos dos personagens, de seus sentimentos e de sua dor. É um livro sobre segundas chances, sobre arrependimento, sobre fazer o que é certo, não só para você, mas para todos que estão a sua volta; e acima de tudo, é um livro sobre perdão. Quando estava próxima do final, comecei a chorar que não conseguia mais parar e, enquanto escrevo esta resenha, estou relembrando do que li e me emocionando mais uma vez. Eu só peço que deem uma chance ao livro e leiam. RECOMENDO!


 O livro foi adaptado para o cinema e tem sua estreia este ano, dia 25 de Maio. Abaixo você pode ver o trailer da adaptação:



Comentários

back to top