[Resenha] Minha metade silenciosa - Andrew Smith


Stark McClellan tem 14 anos. Por ser muito alto e magro, tem o apelido de Palito, mas sofre bullying mesmo porque é “deformado”, já que nasceu apenas com uma orelha. Seu irmão mais velho, Bosten, o defende em qualquer situação, porém ambos não conseguem se proteger de seus pais abusivos, que os castigam violentamente quase todos os dias. Ao enfrentar as dificuldades da adolescência estando em um lar hostil e sem afeto – com o agravante de se achar uma aberração –, o garoto tem na amizade e no apoio do irmão sua referência de amor, e é com ela que ambos sobrevivem.
Um dia, porém, um episódio faz azedar terrivelmente a relação entre Bosten e o pai. Para fugir de sua ira, o rapaz se vê obrigado a ir embora de casa, e desaparece no mundo. Palito precisa encontrá-lo, ou nunca se sentirá completo novamente. A busca se transforma em um ritual de passagem rumo ao amadurecimento, no qual ele conhece gente má, mas também pessoas boas. Com um texto emocionante, personagens tocantes e situações realistas, não há como não se identificar e se envolver com este poético livro.

Romance | 304 Páginas | Editora Gutenberg | Skoob | Classificação:  5/5 



Conheci esse livro através da Pam Gonçalves, isso já faz uns dois anos. Tinha lido a resenha que ela escreveu, e depois disso, fui correndo comprar o livro. Minhas expectativas em relação a ele eram altíssimas. Felizmente, mais uma vez, não me decepcionei.

Minha metade silenciosa contará a história de Stark McClellan, um garoto de 13 anos, mas que é muito alto. Stark nasceu sem uma das orelhas e por conta disso ele sobre muito bullying. A única pessoa que o defende é seu irmão, Bosten. Os dois são muito unidos. É aquele tipo de relação que causa inveja; é uma relação de amor profundo. Se não bastasse todo o preconceito, os irmãos ainda sofrem nas mãos daqueles que deveriam protegê-los. Seu pais são duas pessoas, que sinceramente, não deveria sequer existir. Stark e Bosten sofriam muito, tanto psicologicamente como fisicamente. Para terem uma ideia do qual horrível era a relação com os pais: Um dia, Bosten foi defender o irmão de uns garotos, mas, quando chegou em casa, ele apanhou muito. E os castigos? MEU DEUS, pior do que as surras.  

"Minha mãe e meu pai nunca nos quiseram. Eu. Bosten. Especialmente eu. Eu era uma lembrança de tudo o que estava errado. Mas Bosten veio antes e pagou por mais tempo. Ele fez as contas. As coisas não mudam quem você é. E as coisas não apenas acontecem. Senti- me besta por chorar.Eu podia ter chorado em mil outras ocasiões antes."



Quando comecei a ler o livro, eu não consegui mais parar. Foi uma surpresa MARAVILHOSA para mim. Não sabia que gostaria tanto assim dele; que me emocionaria tanto com os sofrimentos vivido pelos personagens, ou o quanto me revoltaria com os pais dos meninos. Quanto mais lia, mais encantada ficava com a narrativa, com a profundidade da história. As partes mais intensas do livro acontece depois que Bosten desaparece de casa após mais uma briga com o pai. Stark não pensa duas vezes antes de sair a procura do irmão. E, é durante essa busca que acontece muitas coisas ao garoto. Há partes pesadas e palavras fortes no livro. O que mais me emocionou foi a relação de Stark e Bosten. Eles são muito apegados, se amam acima de tudo, defendem um ao outro de qualquer coisa e de qualquer um. Foi lindo ler tudo o que Stark pensava do irmão. Chorei muito!

"Sempre que Bosten me chamava de Palitoso eu sabia que ele estava planejando alguma loucura. Era nosso código, a única coisa que nossos pais ainda não tinham descoberto."


Outro personagem que de certa forma é importante na histórias, é a tia dos garotos. Ela é encantadora. Conquistou meu coração. Há também dois irmãos, gêmeos, que se tornam grandes amigos de Stark e Bosten. E não podemos nos esquecer de Emily, outra grande amiga de Stark, uma das pessoas mais importantes na vida dele.

Um detalhe que eu amei nessa edição, foi que a Gutenberg retirou a orelha esquerda do livro. Sensacional essa ideia! A capa é outra parte que adoro. A diagramação também é um pouco diferente. No livro, você encontrará  espaços entre as letras durante alguma frase. Como se fosse o modo como Palito (Stark) escuta.

Minha metade silenciosa entrou para fica na lista de favoritos. Não sei bem como expressar meu carinho e amor por essa obra. Essa história e seus personagens ficarão comigo para sempre. 


Comentários

back to top