[Resenha] Novembro, 9 - Colleen Hoover

Fallon conhece Ben, um aspirante a escritor, bem no dia da sua mudança de Los Angeles para Nova York. A química instantânea entre os dois faz com que passem o dia inteiro juntos – a vida atribulada de Fallon se torna uma grande inspiração para o romance que Ben pretende escrever. A mudança de Fallon é inevitável, mas eles prometem se encontrar todo ano, sempre no mesmo dia. Até que Fallon começa a suspeitar que o conto de fadas do qual faz parte pode ser uma fabricação de Ben em nome do enredo perfeito. Será que o relacionamento de Ben com Fallon, e o livro que nasce dele, pode ser considerado uma história de amor mesmo se terminar em corações partidos?

Romance | 352 Páginas | Cortesia Galera Record | Skoob | Classificação: 4/5

É um fato comprovado que se estou em busca de livros apaixonantes, emocionantes, surpreendentes e com uma carga dramática, vou encontrar isso sempre nos livros da Colleen Hoover. Ao ler algum livro da autora, você encontrará nele tudo o que faz com que ela seja a autora perfeita para os apaixonados e românticos de carteirinha. Seja para suspirar por um personagem; chorar com eles ou mesmo se divertir com as situações que eles vivem. É claro que um livro não será igual ao outro, cada livro da Colleen nos emociona de formas diferentes. Novembro, 9 é mais um livro em que ela mostra como é ótima em criar romances encantadores; em contar histórias de amor em que os personagens sofrem, erram, se arrependem, se apaixonam. Uma coisa é certa: em Novembro, 9 você encontrará mais uma vez uma história de amor, perdão e recomeços.

 Novembro 9

Desde o dia do trágico acidente que deixou Fallon com muitas cicatrizes – não só física, mas também emocionalmente – o dia 9 de novembro ficará marcado para sempre na memória dela. E é nesse dia tão difícil que ela encontra seu pai para um café da manhã. Agindo como se a filha não tivesse vivido dias terríveis ao longo dos últimos anos, ele faz o que sempre fez: esquece que aquele dia foi o pior na vida da filha. Ela sempre o culpou por ter que interromper seus sonhos e sua vida. O que ela nem imagina, é que na mesa ao lado, Ben escuta toda e conversa e fica indignado com tudo o que ouve. Inconformado com a situação, ele decidi interferir na conversa. A partir desse momento, a vida de Ben e Fallon muda completamente. Depois do acidente, Fallon nunca mais foi a mesma. Ela acreditava que perdera tudo naquele dia. Ela passou a acreditar que todos que a olhassem, só veriam a parte “danificada”, a parte feia dela. E quando Ben aparece e a defende, ela decidi que precisa conhecer mais sobre o rapaz que a fez esquecer um pouco sobre o que aquele dia representava. Ao se despedirem no final do dia, eles assumem o compromisso de se encontrarem sempre no dia nove de novembro de cada ano, por um período de cinco anos.
 Novembro 9

Você deve estar se perguntando: “Ué, já não existe um livro com esse enredo?” Sim, até existe! Mas não se esqueçam de que estamos falando da Colleen Hoover. Ela consegue pegar uma história totalmente clichê e torná-la única. Eu sempre me pergunto como essa mulher consegue fazer com que eu me emocione com cada livro que leio dela. Como ela sempre consegue que eu derrame uma única lágrima durante a leitura de seus livros. A forma como ela cria personagens que estão quebrados, sofrendo, mas que mesmo em meio ao sofrimento, ainda conseguem encontrar forças para seguir em frente. A forma como ela mostra que muitas vezes não se pode apagar o passado; que muitas vezes é preciso aprender a conviver com a dor, porque querendo ou não, ela nos faz fortes. Com seus livros, Colleen Hoover nos faz enxergar que o amor é capaz de curar todas as feridas, que ao amar e ser amado, sempre encontraremos nesse amor a força para superar qualquer mágoa, culpa e solidão. Isso é o que mais amo nos livros da Colleen.  

Ben com seu jeito doce, realiza uma mudança significativa na vida de Fallon. Se antes ela era uma garota fechada, que não conseguia enxergar mais a própria beleza, depois que o conheceu, ela passou a ignorar a forma como as pessoas a olhavam. Ela percebeu que não podia permitir que as cicatrizes a impedissem de ter uma vida. Mas não é somente Fallon que está quebrada. A cada encontro, ela também realiza a mesma mudança na vida de Ben.

 Novembro 9

A cada nove de novembro, vemos como os personagens amadureceram durante o período de um ano. A cada novo encontro, Ben e Fallon não são as mesmas pessoas, ambos mudaram, evoluíram. Perto da metade do livro, eu até comecei a adivinhar qual seria o desfecho da história, mesmo assim, quando foi chegando perto do fim, eu sofri junto dos personagens e me emocionei com cada palavra.

Agora, uma coisa que eu adorei nesse livro, foi que ele têm uma pequena ligação com "O lado feio do amor". Quando estava lendo, e cheguei em uma determinada parte do livro que mostrava isso, eu pensei: "será que é isso mesmo que estou pensando, preciso tirar esse dúvida", corri, peguei o livro "O lado feio do amor", e não é que era mesmo verdade. Surtei nessa hora!

Um livro que fala sobre perdão, amor, amadurecimento, recomeços e tragédias. Um livro envolvente, com personagens fortes que encontram no amor a forma para superarem as dores do passado. RECOMENDO!



Comentários

back to top