[Resenha] O Caderninho de Desafios de Dash e Lily - David Levithan e Rachel Cohn


O novo livro de David Levithan e Rachel Cohn que juntos escreveram Nick e Nora Uma noite de amor e música acompanha a dupla Lily e Dash. Ela está doida pra se apaixonar e, pra encontrar o par perfeito, decide criar um caderninho cheio de tarefas e deixá-lo na livraria mais caótica de Manhattan. Quem encontra o moleskine é Dash, e os dois começam a se corresponder e trocar sonhos, desafios e desejos no caderninho, que vai se perdendo nos mais diversos lugares de Nova York.

Jovem Adulto | 256 Páginas | Cortesia Galera Record | Skoob | Classificação: 4/5 

O caderninho de desafio de Dash e Lily é o mais novo lançamento da Galera Record, escrito pelos autores, David Levithan e Rachel Cohn. Desde que vi que a editora estava trazendo o livro aqui para o Brasil, fiquei bastante ansiosa para conferir. Já conhecia a escrita maravilhosa do David Levithan, então sabia que não me decepcionaria com esse livro. E estava certa.   

O Caderninho de Desafios de Dash e Lily conta a história de dois adolescentes muito diferentes um do outro. Lily é uma pessoa extremamente meiga e fofa, que ama o Natal, daquelas que adora trocar presentes, andar pela cidade toda enfeitada e realizar a ceia com toda a família reunida. Já Dash é inteligente, sarcástico e acido, e a única coisa que ele quer é se ver longe de toda a comemoração que cerca esse dia; ele simplesmente odeia o Natal. Duas pessoas completamente diferentes, mas com muitas semelhanças entre si. No entanto, nesse Natal, Lily está convencida de que o dia que tanto ama não será tão bom assim, com seus pais viajando e seu irmão com um novo namorado, ela não tem ninguém com quem comemorar. É aí que seu irmão tem uma ideia: deixar um caderninho vermelho na livraria mais caótica de Nova York com uma série de desafios, esses desafios são para encontrar um namorado para Lily. Ela não acredita nem um pouco que esses desafios funcionaram. Porém, quando Dash encontra o seu caderninho, responde e também a desafia, ela não resiste e acaba aceitando o desafio imposto por ele.  E assim começa uma aventura pela cidade de Nova York e, em cada desafio eles vão conhecendo melhor um ao outro.

“Estou tendo dificuldades para entender no que devo acreditar, e mesmo se devo acreditar.”

Com uma narrativa fluida e bem envolvente, O Caderninho de Desafios de Dash e Lily é um livro para se apaixonar. É uma leitura tão gostosa de fazer, que foi quase impossível largar o livro. David Levithan e Rachel Cohn criaram uma história maravilhosa, tão bem escrita e desenvolvida, digo isso, porque fica difícil para o leitor descobrir qual parte foi escrita por quem. Cada capítulo é narrado por um dos protagonistas, e estão perfeitamente ligados, combinados de tal forma que até parece que o livro inteiro foi escrito por uma única pessoa.  O livro ainda traz referências a varias coisas, até citam Nicholas Sparks e também o livro Nick e Norah, outra obra escrita pelo David Levithan e pela  Rachel Cohn.

- Não sabe quem é Nicholas Sparks? - perguntou Dash. Balancei a cabeça negativamente. - Por favor, nunca descubra. - disse ele. 

É possível perceber como os personagens amadurecem no decorrer da narrativa. Conseguimos extrair das páginas do livro lições que nos faz refletir. Dash e Lily estão em uma fase de mudanças e descobrimentos. Enfrentando todas as mudanças que ocorrem nessa fase da vida. As escolhas que precisam fazer; e como todas essas mudanças e escolhas transformaram suas vidas e como é possível aprender com elas.

A editora merece os parabéns (mais uma vez) por todo o trabalho feito nesse livro. A única coisa que me incomodou um pouco quando abri o livro foram as páginas brancas; estou tão acostumada com páginas amareladas, que quando vejo um livro com páginas brancas, acaba me incomodando. Mas assim que comecei a ler, esqueci desse detalhe e mergulhei na história.

Um romance fofo, escritos por autores maravilhosos. Um livro com mensagens que nos faz refletir, vivenciado em uma época do ano mais que perfeita. Leiam! Leitura recomendada e que vale a pena.









Comentários

  1. Oiee

    Adorei ver essa resenha, estava tão curiosa com esse livro.
    Pelo visto vale a pena a leitura sim!
    Eu também me sinto incomodada com folhas brancas, mas se a leitura for boa eu acabo deixando de lado.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, eu já preciso ler esse livro. David é o autor que eu mais admiro, tanto a coragem de expor assuntos polêmicos como a forma meiga como ele coloca tudo. Obrigada por me apresentar essa obra.

    Beijos
    Angel | http://freetimenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tudo bem?
    Estou morrendo de vontade de ler essa obra, achei uma fofura e tanto, e cada resenha que leio fico mais curiosa ainda <3 dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu não tinha grandes expectativas acerca deste livro, mas confesso que fiquei com vontade de o comprar apenas pela capa. Ela é, sem dúvidas, uma das mais bonitas do ano. Sobre sua resenha, tá muito boa. Me fez ficar com aquela vontadezinha de (comprar) ler o livro, sabe? Esse consumismo meu... haha! Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, e sua resenha junto com o enredo me deixaram interessada. Não li nada do David L. ainda, quem sabe este seja meu primeiro livro dele?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Ainda não li nada do David Levithan e tenho muita curiosidade em conhecer a escrita dele e poder ver/entender o porque de todos amarem tanto esse autor. A capa do livro é linda e a sua resenha está ótima. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Já li alguns livros do David Levithan e confesso que curti ultra. Esse livro do post já li outras resenhas e achei fantástico e vou querer ler em breve.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Mesmo com sua resenha bem positiva, acho que fui meio contaminada com as outras que li bem recentemente que me fez pegar uma birra muito grande dos dois protagonistas, eles me pareceram meio birrentos, e eu estou dando um tempo em leituras adolescentes também, o ultimo que li foi 'pacabá' (para acabar, no nosso idioma caipirês de São José do Rio Preto)
    então passarei a dica por hora.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Eu sou apaixonada pela escrita do David Levithan e sei que essa parceria dá muito certo, pois mesmo não tendo lido Uma noite de amor e música, assisti ao filme e me apaixonei.
    Só Por isso já quero fazer essa leitura

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ouvi falar do livro e escutei todo o burburinho ao redor dele.
    Nunca li nada do autor e estou bem curiosa.
    Pelo que li na sua resenha já sei que vou com a cara do Dash ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Oioi! Tudo bem?
    Gostei mto de ler O caderninho de desafios de Dash e Lily.
    Achei a capa linda e eles juntos achei fofo no final.
    Lily é meio chata no inicio, mas no final muda mto.
    Dash ja é doidao hahaha, adorei ele e de como tudo caminhou.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Estou louca pra ler esse livro! Além de lindo eu adorei a história e tenho certeza de que vou ama-lo. Adoro ver o amadurecimento dos personagens e quando o livro vem cheio de lições e mensagens legais pra vida.
    Espero ler logo, logo.
    Bjks

    ResponderExcluir
  13. Heey Dani, tudo bem? Que resenha linda!! Eu, por ser apaixonada na escrita do Levithan, estou maluca para ler esse livro! Ainda não tive a oportunidade, infelizmente. Parece ser um livro bem leve e rapidinho, com personagens apaixonantes, como é do estilo do autor. Nunca li nada da Cohn, mas sinto que está na hora :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Ainda não li nada do David, mas quero muito ler, eu fui no Mochilão da Record desse ano e ainda não recebi meus livros, espero que este esteja incluso hahahaha

    ResponderExcluir
  15. oi

    sabe que ainda não li nada dou autor? mas pretendo começar com esse livro, achei tão fofo!!!

    linda resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu estou louco para ler esse livro! Já vi muita gente comentando e com certeza é uma leitura que me agradaria. Gosto muito desse tipo de livro. Ótima resenha! Abraço!
    =D

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Estou com muita vontade de ler esse livro e a sua resenha me deixou ainda mais interessada, ficou linda e perfeita.
    Durante a leitura pude ter certeza que preciso conhecer essa história e me apaixonar.
    Adoro histórias que me faz refletir e acompanhar as mudanças dos personagens.
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Que resenha mais linda!
    Eu me apaixonei por esse livro no Mochilão da Record e eu to precisando muito lê-lo.
    Sua resenha está apaixonante e aguçou ainda mais a minha vontade.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  19. Ooi! Eu tenho esse livro comigo para ler, mas minha irmã está lendo primeiro rs Eu acho a capa um amor, e esse é o primeiro contato que eu vou ter com estes autores, apesar de conhecer outros livros de um deles, não me interessou muito não. Então, acredito que esse será o único livro que lerei deles rs
    Parabéns pela resenha!
    Bj

    ResponderExcluir
  20. Oi linda,

    O romance parece tão fofo que me lembrou do emocionante filme Meu primeiro amor que me fez derramar mais lágrimas que pensei poder produzir.
    Gostei que tudo começou com uma loucura da protagonista e que fez ela se unir a outro menino bem esquisito.

    Sou gamada em personagens beeem esquisito haha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oie
    li o livro faz pouco tempo e também gostei apesar de que esperava um pouquinho mais, mesmo assim, foi uma ótima leitura e sua resenha também está muito boa, parabéns e que bom que gostou tanto da história

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

back to top