Resenha | O Jardim Esquecido - Kate Morton


O Jardim Esquecido foi meu primeiro contato com as obras de Kate Morton. Eu já conhecia outros livros da autora, mas ainda não tinha tido nenhum interesse em conhecer essas obras.  

A história será focada em três perspectivas. Logo após a morte da avó, Cassandra recebe de herança um chalé na Cornualha, algo que ela nem sabia que sua avó possuía. Junto com o chalé, Cassandra também acaba descobrindo fatos misteriosos do passado de Nell. Para descobrir o que sua avó mantinha em segredo, Cassandra parte para a Inglaterra carregando um livro de contos de fadas que pertencia a Nell, e que foi escrito por Eliza Makepiece.

Toda a narrativa do livro é feita alternando os pontos de vistas e as épocas em que essas histórias estão sendo contadas. Acompanhamos a busca da Cassandra pelo passado de sua avó e para descobrir mais sobre quem era a mulher que a criou. Tudo isso se passando em 2005, enquanto em 1975 também acompanhamos uma busca por verdades, dessa vez pelo lado da Nell que tenta descobrir mais sobre suas origens. Já em 1900 temos a perspectiva de Eliza. Conhecemos a história dessa personagem através de seus próprios relatos, assim como descobrimos sobre ela durante a busca de Cassandra e Nell. Ao alternar esses três pontos de vistas, a leitura do livro pode se tornar um pouco mais lenta, devido a intenção da autora de criar um cenário mais rico em informações. Ainda que essa lentidão possa se tornar algo que envolva menos do que outros livros, a leitura agrada ao trazer momentos de suspense e alguns momentos onde todas as peças enfim começam a se encaixar.

Aqui tudo foi criado com muito cuidado e detalhes. Os personagens foram bem desenvolvidos e bem construídos, assim como cada cenário. Devo confessar que o livro me prendeu menos do que eu imaginei. Como já tinha ouvido alguns comentários sobre a escrita da autora, esperava que a obra me envolvesse mais e que no final eu tivesse um sentimento de carinho maior pelo livro, mas não foi isso o que aconteceu. O que resultou em um pouco de demora para que eu ingressasse no universo. Mas depois que a leitura passou a fluir melhor a leitura se tornou mais agradável.





O Jardim Esquecido 
Autora: Kate Morton
Ano: 2018
Editora: Arqueiro
Páginas: 496
Amazon

Comentários

back to top