É preciso investir no blog?


Quando eu decidi criar um blog, comecei a pensar se seria preciso fazer um investimento nele, e como eu faria isso. Comecei a pensar se precisaria de dinheiro para comprar um layout exclusivo, ou para o domínio e hospedagem. Depois de um tempo avaliando, vi que não precisaria fazer isso, se não quisesse. Não é preciso gastar com o blog, caso você não queira. É possível encontrar layouts gratuitos na internet, talvez ele não seja da forma que você quer, mas é possível adaptar algumas coisas (se você souber um pouco de HTML). No meu caso, eu sempre tive curiosidade com relação aos códigos, então, eu sempre tentei fazer e mexer nos códigos dos layouts e deixá-los da forma que eu queria. É claro que você pode fazer algumas alterações, mas nunca remover os créditos da pessoa que criou todo o layout. Já mudei várias vezes de layouts, já tive alguns gratuitos e pagos. Se você tem condições de investir num layout personalizado, de acordo com o que você quer, você pode fazer. Porém não é isso que define se o seu blog fará sucesso ou não.

Como o meu blog é literário, eu não compro todos os livros. Não sou rica, nem nada desse tipo. Desde o início do blog, eu sempre tive parcerias. Sendo assim, a maioria dos livros que leio e resenho para o blog vem de editoras parceiras. Outro caso é o domínio próprio, se você não tiver como gastar com domínio e hospedagem, não precisa se preocupar. Não é uma regra que seu blog precise ter um domínio próprio. Eu já tive um domínio, mas como não estava conseguindo manter, tive que cancelar. Posso no futuro comprar um novamente, mas não é regra. Com tempo de blog, fui aprendendo algumas coisas que não sabia. No começo não sabemos de tudo, aprendemos com o tempo e com a experiência. Você precisa investir no blog para que ele tenha sua personalidade, que reflita quem você é.

Mas, não adianta você querer investir num layout bonito, ou no domínio próprio, se você não estiver disposto a atualizar o blog. Eu já fiquei algumas semanas sem postar nada no blog, isso sempre aconteceu quando estava com muito trabalho na faculdade, ou com alguns outros problemas. No entanto, nunca deixei o blog sem atualização por vários meses. É preciso ter boa vontade para criar as postagens, pensar nos assuntos, tirar as fotos para os posts ou resenhas. É preciso pensar em coisas novas, formas diferentes de fazer as coisas e tentar sempre melhorar.  



Comentários

back to top