Minhas manias literárias

Tenho certeza que todos os leitores têm alguma mania que é diferente de outros leitores. Tenho algumas manias que são somente minhas, outras que são iguais a maioria das pessoas que conheço. Minhas manias no que se refere a livros são beeem esquisitas, outras nem tanto. Hoje, resolvi listar algumas manias literárias que eu tenho. Espero que vocês possam se identificar com alguma, ou várias delas. 


1 – Cheirar livros

Tenho certeza que essa mania não é somente minha. Todo bom leitor já cheirou um livro assim que comprou, pelo menos uma vez na vida. Eu cheiro todos! Melhor ainda é o cheiro de alguns livros antigos que eu encontro em sebos. Não tem como resistir ao cheiro de livro, é impossível! 

2 – Ler mais de um livro ao mesmo tempo

Antes eu não consegui ler mais de um livro ao mesmo tempo, acabava me perdendo em várias partes. Mas como comecei a cursar novamente uma faculdade, e nessa eu preciso ler MUITO, tive que dividir meu tempo entre as leituras da faculdade, com as leituras que faço fora da sala de aula. Com isso, me acostumei a ler mais de um livro ao mesmo tempo. O problema é que, às vezes, fico tão envolvida com a história de um livro, que esqueço os outros, rsrs. 

3 – Viciada em marcadores

Não existe um leitor que não seja viciado em marcadores. É quase impossível a pessoa sair de uma livraria sem um marcador na sacola. Uma pena que sempre que eu compro um livro na livraria, eles não vem com um marcador junto. A solução é... Bienal. :) Tenho vááááários marcadores que ganhei nas vezes que fui à Bienal do livro de São Paulo. É eu ver um marcador dando sopa, que eu estou pegando. Quanto mais melhor! 

4 – Pular partes com diálogos chatos

Faço isso sem culpa, kkkk. Tem partes de alguns livros que são um saco, são chatos demais. Eu não aguento ficar lendo aquele lenga lenga de personagens. Para que eu não durma durante essas partes, eu pulo as páginas. É melhor assim.

5 Imaginar um final diferente (caso eu não tenha gostado do final que a autora escreveu)

Existem autores que nos deixam em estado de agonia com seus finais. Sempre que isso acontece, eu começo a montar na minha mente partes que complementem esses finais, ou imagino finais diferentes. Imagino o que aconteceu com tal personagem, vou formando várias cenas. Acontece geralmente quando eu não gosto de algum final, ou gostaria que o livro tivesse um desfecho diferente. Eu monto quase uma Fanfic na minha mente. É incrível!

6 Não risca, rabisca ou marcar nas páginas dos livros

Eu não consigo fazer isso. Não consigo escrever nada, em nenhum dos meus livros. Eles precisam estar sempre limpos, sem marcações, sem rabiscos, imaculados, do jeitinho que vieram quando eu os comprei. Uma única vez eu precisei fazer isso, foi para uma matéria da faculdade, que eu precisei montar um artigo como se estivesse indicando o livro para receber um prêmio. Foi a primeira e última vez que fiz isso. Se eu quiser escrever alguma coisa sobre o que estou lendo, colo um post-it e escrevo nele. Sempre!  

Usa marcadores sempre do mesmo tamanho do livro

Parece esquisitice, mas eu sempre uso marcadores do tamanho EXATO do livro. Nunca uso um marcador grande em um livro pequeno. Se faço isso, acaba sobrando e dobrando as pontas dos marcadores, e isso me dá agonia. Sempre quando pego um livro para ler, já escolho também qual marcador usarei com aquele livro. É uma mania bem esquisita, mas eu faço isso. 

Nunca parar na metade do capítulo

Se eu faço isso, acabo me perdendo depois na leitura. Por isso, sempre paro a leitura quando termina o capítulo. O problema é quando estou no ônibus ou trem e está chegando perto da minha parada e ainda estou na metade do capítulo. Já passei muitas vezes da estação onde normalmente desço para continuar lendo e terminar o capítulo. É um absurdo, mas eu faço. 





Comentários

back to top