Resenha | A Guerra do Velho - John Scalzi


“No meu aniversário de 75 anos fiz duas coisas: visitei o túmulo da minha esposa e depois entrei para o exército."⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀
Se você leu essa frase e está se perguntando como uma pessoa de 75 anos pode se alistar no exército, eu digo que isso é totalmente possível em Guerra do Velho. Nesse livro, a Terra não é o único planeta habitável, mas para que os humanos possam viver em outros planetas é preciso lutar para conquistar esses territórios. E, é para isso que existe As Forças Coloniais de Defesa. São eles que garantem a proteção da Terra e de todos os humanos que vivem nos planetas espalhados pelo universo. No entanto, para fazer parte desse exército, é preciso ter completado 75 anos. Essas pessoas quando se alistam deixam tudo para traz: suas famílias, posses e qualquer vida que teve até aquele momento. No instante em que se alistam, eles não podem mais voltar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀
Essa é uma ficção científica que acaba despertando no leitor vários questionamentos. Acho que aconteceu comigo o mesmo quando eu estava lendo “Eu, Robô”. Nesse livro as FCD está além de qualquer inovação tecnológica que os humanos possam imaginar. Para começar, a guerra não é lutada por velhos, apesar da idade de alistamento. Então qual é o segredo deles? Isso ninguém no mundo sabe.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀
Então acabamos nos questionando se, depois de todas as modificações que os soldados se submetem, se isso os tornam menos humanos. O próprio protagonista se questiona em um momento sobre a sua humanidade. Os procedimentos que é feito para que eles estejam aptos a lutar é um tanto discutível. Acabamos nos perguntando como fica a ética em muitos desses procedimentos. Tudo o que envolve as FCD é misterioso e secreto.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀
Há também todo um questionamento por traz da guerra que As Forças Coloniais precisa enfrentar. Diferente de Star Trek onde os humanos convivem pacificamente com formas de vida inteligente, nesse livro eles lutam e matam para se defenderem e também lutam contra alienígenas que desejam o mesmo território.

Esse é um ótimo livro para quem deseja iniciar no sci-fi. Ele fala sobre perda, enfrentar o luto, amizade, comprometimento com uma causa, trabalho e confiança em sua equipe. Além, é claro dos questionamentos e das muitas cenas de batalhas.


Título: A Guerra do Velho
Autora: John Scalzi 
Editora: Aleph
Ano: 2016
Páginas: 368
Compre: Amazon





Comentários

back to top