PRINCESA MONONOKE e o equilíbrio entre homem e habitat


Princesa Mononoke é mais um filme do Hayao Miyazaki que me conquistou e encheu o meu coração de alegria. Na animação de 1997, vamos acompanhar a trajetória de três personagens, mostrando através de suas histórias e ações o quão destrutiva pode ser a relação dos humanos com a natureza. O filme fala muito sobre o equilíbrio que precisa existir entre humanos e habitat, mas não é isso que vemos: o homem não deseja conviver harmoniosamente, mas sim dominar e destruir.

Princesa Mononoke não é um filme leve e fofo, igual a outros títulos do estúdio, pelo contrário. Nele temos muitas cenas de ação e batalhas com direito a sangue e muita violência.

A animação nos transporta para um mundo onde a ganância e a exploração por recursos naturais acaba destruindo uma floresta inteira e os seres que ali vivem. A protagonista, Mononoke, é uma menina criada pelos Lobos desde pequena. Batizada de San, Mononoke passa a ver sua casa sendo destruída por aqueles em busca de enriquecer, sem se importar com a destruição que causarão. Tomada pelo ódio, ela sai em busca de destruir todos que trouxeram destruição para seu lar. San não acredita que consiga viver pacificamente com os humanos, para ela, ele são todos egoístas e gananciosos.

Princesa Mononoke é um dos filmes mais violento do estúdio. Não sendo muito recomendado para o público infantil. Mas se você não faz parte desse público e quer ver uma produção excelente, com temas importantes, um visual lindo e uma bela trilha sonora, pode ir correndo assistir a esse filme.

Comentários

back to top