Resenha | Um casamento conveniente - Tessa Dare

tessa dare


Apesar de ter lido poucos livros da Tessa Dare, ela é uma das autoras de romance de época que mais gosto de ler, então, é claro que eu estava animada e curiosa para ler Um casamento conveniente. No livro vamos conhecer a encantadora Emma Gladstone. Após ser expulsa de casa pelo pai, Emma aprendeu que a vida não é fácil para mulheres. Depois de passar por muitos perrengues na vida, Emma deseja uma vida tranquila vivendo no campo, mas ela sabe que isso não é fácil se não tiver condições para se manter. Decidida a receber o que lhe é devido, Emma aparece de surpresa na casa do Duque de Ashbury para cobrar uma dívida da ex-noiva do duque. Ashbury estava com o casamento marcado antes de se machucar na guerra. Tendo ficado gravemente ferido, tendo parte de seu rosto e corpo desfigurado, ele sabe que nenhuma mulher sentirá o desejo de se casar com ele, mesmo com seu título e fortuna. Mas, esse mesmo título o obriga a gerar um herdeiro. É neste momento que aparece uma moça destemida e muito corajosa a sua porta.

romance de época

Assim que é recebida na residência do duque, Emma deixa bem claro que não irá embora antes de receber o valor pelo vestido de casamento. Ashbury, no momento, percebe que a mocinha parece não se incomodar com as cicatrizes em seu rosto, e não se intimida com ele. Isso lhe dá a ideia de propor um acordo a Emma; e ele tem certeza que ela não poderá recusar tal acordo. Se Emma fosse qualquer outra jovem da sociedade, não pensaria duas vezes em aceitar o pedido de um duque, mas ela sabe que esse casamento não seria por amor, apenas para gerar um herdeiro, e que Ashbury poderia fazer o que quisesse com ela depois de conseguir o que deseja. Mal sabe ela que o duque não desistirá facilmente assim, ainda mais por se sentir desafiado pela jovem costureira.

Quem costuma ler romances de época, sabe que muitas coisas parecem iguais, costumamos encontrar muitos elementos parecidos nos livros desse gênero. E com esse livro em especial, isso não foi diferente. O fato de termos um mocinho marcado pela guerra, que carrega muitas feridas; tanto física, como emocionalmente, é algo que já vimos em outros livros. Assim como a mocinha que aceita se casar para poder ter sua liberdade, sua independência. Não há nada de muito inovador, mas a forma como a Tessa Daredesenvolve os acontecimentos, sempre com muito humor e discussões acaloradas entre os protagonistas, acaba deixando a leitura muto boa de se fazer. Esse detalhe acaba diferenciando o livro de outras obras.

um casamento conveniente

A escrita da autora é uma das melhores coisas no livro: fluida, alegre e com um toque sensual. Eu queria que ela tivesse desenvolvido com mais profundidade cada personagem. Mesmo eu tendo gostado de ambos e me divertido muito com eles, eu gostaria de encontrar nos personagens uma personalidade mais marcante. Isso não quer dizer que eu não tenha me apegado a eles; eu gostei da forma com eles estavam sempre provocando um ao outro. Tanto Ashbury, como Emma possuem uma língua afiada, o que gera muitos diálogos divertidos.

Os personagens secundários também são excelentes. Eu amei ver as mocinhas que serão as protagonistas dos próximos livros. Nem preciso dizer que essa pequena amostra já me deixou bem animada e com altas expectativas para o segundo livro da série.  

Um Casamento Conveniente foi uma leitura rápida, deliciosa e muito divertida. Mesmo que ele não tenha entrada para a lista de favoritos, ainda indico a leitura como uma forma de relaxar depois de um livro mais dramático.  





Um casamento conveniente - Girl Meets Duke # 1
Autora: Tessa Dare
Ano: 2019
Editora: Gutenberg
Páginas: 256

Comentários

back to top