Quando criança, Otto acabou se perdendo na Floresta Negra. Enquanto buscava o caminho de volta para casa, ele se deparou com três meninas: Eins, Zwei e Drei, três jovens que, ao tentarem voltar para sua mãe e irmão, foram enfeitiçadas por uma bruxa que as impedia de deixar a floresta. Com a promessa de ajudarem as garotas a quebrarem o feitiço se elas lhe mostrasse o caminho para sair dali, Otto retorna para casa com uma gaita mágica contendo os espíritos das três jovens. Anos depois, no início da Segunda Guerra Mundial, conhecemos o jovem e sonhador, Friedrich. Um garoto que vê o sonho de se tornar um grande maestro ser interrompido pelo crescimento no nazismo. Anos mais tarde, conhecemos os irmãos Mike e Frankie. Dois garotos que vivem com o medo de serem separados caso uma família deseje adotá-los. Sete anos depois, é a vez de conhecer a pequena Ivy, uma jovem que precisou deixar sua casa para ir morar em outro lugar, já que seu pai passaria a cuidar da casa de japoneses enviados ao campo de concentração nos Estados Unidos. Misteriosamente, o destino acaba unindo a vida desses personagens.
“Você já parou pra pensar que uma pessoa pode tocar a gaita e passar a diante sua força, sua visão e seu conhecimento?”
Cinquenta anos antes, quando Otto recebeu a gaita das três jovens na floresta, seu destino acabou se entrelaçando com as histórias dessas quatro pessoas ligadas pela música, principalmente pela gaita. A primeira história que conhecemos é a de Friedrich. O garoto sempre foi alvo de olhares e preconceito por conta de uma marca de nascença em seu rosto. Friedrich sonha em se tornar um grande maestro um dia, mas com as crescentes ideias de raça pura feitas por Hitler, Friedrich e seu pai veem suas vidas mudarem para sempre.
"O que significava tudo aquilo? O que era uma raça alemã pura? De pele clara e perfeita? Friedrich tocou o rosto e sentiu seu estômago revirar de preocupação, principalmente porque não era nem uma coisa, nem outra."
Dois anos mais tarde, temos a história de Frankiee Mike. Após a morte da avó, os garotos foram obrigados a viver em um abrigo. Mike sempre cuidou do irmão e mantém a promessa de não se separarem firme. Mike sempre faz o que pode para que a adoção de um não aconteça sem o outro, mas as pessoas não costumam adotar duas crianças ao mesmo tempo. Depois de meses vivendo no abrigo e o perigo de ver o irmão indo morar em outro lugar, Mike começa a fazer planos para que eles possam permanecer juntos.
Já sete anos depois conhecemos Ivy. Sua paixão pela música começou após uma aula onde encontrou uma gaita diferente de todas as outras. A garota estava ansiosa porque faria um solo na rádio, mas isso acaba não acontecendo. Logo depois de ver seu irmão se alistar no exército para lutar contra os nazistas, a jovem precisa se mudar de cidade; essa não é uma novidade para Ivy, já que ela e sua família nunca passaram muito tempo num único lugar. Assim que chega na nova casa, ela descobre o motivo de terem precisado sair da antiga cidade tão rápido: seu pai precisava cuidar da fazendo de uma família de japoneses que foram enviados para um Campo de Concentração dentro dos Estados Unidos. Depois do ataque do Japão a Pearl Harbor, todos os japoneses que viviam nos Estados Unidos ficaram marcados. Esse conflito acabou afetando a vida de todos.
"Os corações estão feridos. Indivíduos que costumavam ser amigos não são mais. Vizinhos não são vizinhos. Durante uma guerra, as pessoas acham que precisam escolher um lado e jogar a culpa no outro."
Ecos me encantou logo nas primeiras páginas. Ele é um daqueles livros que te conquista; é um livro apaixonante e difícil de esquecer. Para quem gosta de livros que envolve a guerra, vai se apaixonar perdidamente por ele. Primeiro que eu gostei muito de cada personagem. Eu pensei que fosse gostar de uma história mais que outra, mas não; eu gostei de todas em igual medida. Todas são emocionantes e possuem algo de especial. Cada uma tem como cenário a Segunda Guerra Mundial, alterando apenas os anos da guerra. Este é um livro que acaba mostrando o lado cruel de uma guerra e das pessoas. Temos Friedrich que não é considerado normal por ter uma marca no rosto, tendo que enfrentar o medo de ser enviado para um lugar por causa de sua aparência. Temos dois irmãos que não possuem mais nada na vida, exceto um ao outro; e uma garotinha que precisa encarar o preconceito devido a suas origens.
O que esses quatro jovens possuem em comum é o amor pela música. Esse é um elemento que aparece nas três partes. Cada história é curta; e, em um determinado momento vemos o entrelace de cada parte. A música, aqui, serve como um alento em meio a tanta dor e sofrimento. É ela que dá esperança a esses jovens, os mantém seguindo em frente.
Ecos é um livro tocante, com uma narrativa bela e sensível. Pam Muñoz Ryanentrega um livro que mistura elementos mágicos e reais, que aquece o coração de qualquer um que o lê.
Autora: Pam Muñoz Ryan
Ano: 2017
Editora: DarkSide Books
Páginas: 368
Comentários
Postar um comentário