Resenha | Casa das Estrelas - Javier Naranjo



Um dos maiores sucessos da poesia das últimas décadas, agora de volta ao BrasilAo longo dos anos, Javier Naranjo, professor e poeta colombiano, coletou definições que seus alunos do curso primário davam a palavras, objetos, ideias, pessoas, lugares e sentimentos. Os pequenos verbetes, reunidos no grande sucesso Casa das estrelas, oscilam entre o poético, o lúdico, o melancólico e o revelador.poesia > É como estar cantando.amor > É quando batem em você e dói muito.guerra > Gente que se mata por um pedaço de terra ou de paz.adulto > Pessoa que, em toda coisa que fala, vem primeiro ela.eternidade > É esperar uma pessoa.tristeza >Tempo.tempo > É um relógio que move e move uma mão até que se cansa.

Infanto Juvenil | 144 Páginas | Javier Naranjo | Cortesia Planeta de Livros | Skoob | Classificação: 5/5 


"Casa das estrelas: O universo contato pelas crianças" é um livro organizado por Javier Naranjo e ilustrado por Lara Sabatier. Tudo começou quando o professor decidiu reunir algumas definições que seus alunos davam a algumas palavras, como: mãe, céu, solidão, e tantas outras. O resultado disso foi um livro cheio de sentimento, verdade e muita diversão.

O livro é por ordem alfabética, e em cada página acompanha uma bela ilustração. É um livro que pode ser facilmente lido por você ou por seus filhos, sobrinhos, netos, etc. E por se tratar de um livro idealizado por um adulto, mas com visões de crianças, percebemos uma grande diferença de percepção. Percebemos como essas crianças enxergam o mundo a sua volta, como elas, muitas vezes, percebem coisas que os adultos não percebem, ou não querem perceber. As definições delas são carregadas de emoção, diversão e são muito reais.  



É impossível não se encantar com o livro, com cada linha dele. Um livro que pode ser lido bem rápido, em poucas horas. É um livro que aquece nossos corações e nos transmiti paz e tranquilidade.

“Dar beijinho na mamãe e na namorada. Sabe quem é minha namorada? Minha mamãe.” (Sebastian Sabtodomingo, 05 anos)

“É aquela que ensina à gente o que a gente deve querer” (Andrés Felipes Bedoya, 09)

“É uma pessoa muito especial porque tinha a gente no coração quando a gente estava na barriga” (Luísa Fernanda Borrero, 09 anos)


As poesias são verdadeiras, puras, emocionantes e profundas. Durante a leitura, passamos a imaginar qual a definição que nós daríamos a essas palavras, e nos perguntamos como todas essas crianças chegaram as suas próprias definições.  

“Quando alguém se perdoa” (Juan Camilo, 08 anos)

“Você estar em completo deserto” (Sandra Grisales, 08 anos)

“Sentir, nascer, ter esperança de que alguém é alguém” (Juan Cardona, 12 anos)




Comentários

back to top