[Resenha] Extraordinário - R. J. Palacio


O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Infanto Juvenil | 320 Páginas | Editora Intrínseca Skoob | Classificação: 5/5 


Já faz um tempo que li esse livro, não sei dizer como fiquei sabendo dele, ou do que me fez ficar interessada nele. Só sei que assim que terminei de ler, soube que não tinha errado na decisão de comprá-lo, digo com toda certeza que esse foi um dos MELHORES livros que já li.

“Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração.”

  
August Pullman ou Auggie nasceu com uma série de síndromes genéticas, o que fez com ele tivesse uma face um tanto incomum, após várias cirurgias, algumas quando ainda era um bebê, fez com que melhorasse um pouco sua aparência. Auggie nunca frequentou uma escola, até que ele ouve uma conversa, onde sua mãe faz planos para que ele passe a frequentar uma. Ele não quer ir, mas decidi mesmo assim conhecer o diretor da escola, Sr. Buzanfa.


“Pediria para poder andar na rua sem que as pessoas me vissem e depois fingissem olhar para o outro lado. Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma.”


O livro é narrado pelo ponto de vista do Auggie e também de outros personagens. Mesmo tendo apenas dez anos, Auggie já é um garoto com uma maturidade incrível. Ele sabe que será alvo de piadas e olhares um tanto quanto maldosos dos futuros colegas de escola. Todo mundo sabe como é difícil começar a frequentar uma nova escola, fazer novo amigos, agora, imagine para um garoto que cresceu recebendo olhares de todos na cidade por causa do seu rosto. Não deve ser nada fácil.


“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.”


A autora conseguiu criar uma história maravilhosa e incrível de se ler. Com uma narrativa gostosa, divertida, emocionante e com uma mensagem linda para todos, não importando a idade que tenha. Palacio criou um personagem cativante, adorável e inspirador. Auggie conseguiu despertar tantos sentimentos em mim durante a leitura, que não foi difícil me apaixonar por ele. E não digo só do personagem principal, mas também dos seus melhores amigos e da sua irmã, Via. O relacionamento dele com seus amigos são admiráveis. É claro que também tem aqueles personagens que me faz sentir muita raiva e vontade de socar a cara se pudesse. 

“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.” 


Muito mais que um bom livro, Extraordinário é um livro para se refletir, com lições valiosas e importantes para a vida, como: o valor que tem uma verdadeira amizade, do amor que existe entre uma família, da gentileza que esperamos do próximo. Ele nos faz enxergar de coisas que fizemos, que mesmo inconsciente, agora percebemos e nos perguntamos como fomos capazes de fazer tais coisas.



“Extraordinário” é um daqueles livros que te despertará vários sentimentos e todos serão positivos. Um livro para ser lido por todos, pelo menos uma vez na vida. Um livro que deveria ser material de leitura para as todas as escolas, pois tenho certeza que crianças com essa faixa etária aprenderiam valores extremamente importantes para a vida. Acredito que todos devem conhecer o livro, mas se você ainda não conhece e nunca leu a única coisa que posso dizer é... LEIA! Se mesmo assim, depois de ler essa resenha, você ainda não encontrou motivos para ler esse livro, eu vou te dar um: Auggie é fã de STAR WARS. Eu não sei vocês, mas para mim isso já é motivo suficiente!





Comentários

  1. Eu adoro esse livro e todas as mensagens que ele desperta nos leitores. Acredito que é uma leitura mais que recomendada para todos. Adorei a sua resenha, ainda mais por me fazer relembrar um livro tão delicioso e cheio de sentimentos marcantes.
    Beijos, Fer ♥

    ResponderExcluir
  2. Esse livro com certeza é o mais fantástico de todo. Pude me sentir conectada com ele porque sei exatamente o que sentiu com os olhares estranhos. Já passei por isso e ainda passo. ❤ melhor livro de todos e que com certeza nos ensina muita coisa.

    Cupcakeland

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu preciso ler esse livro, sempre tive curiosidade com ele, por ele contar uma história pertinente e muito bonita, mas acabei esfriando quando começou a sair outros livro com 365 dias extraordinarios que eu achei meio caça-niquel. Ainda quero ler esse livro, e estou planejando a leituta para esse ano.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Uauuuuuu
    Que resenha maravilhosa!
    Nunca li esse livro e confesso que não sabia exatamente do que se tratava.
    Provavelmente não lerei. Eu não consigo ler nada que traga crianças sofrendo ou com marcas. Nada contra, é coisa minha e na verdade, nem sei porque. ...
    Mas amei sua resenha é adorei conhecer um pouco da história do Auggie

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    tenho certa vontade de ler esse livro, acredito que ele trás para o leitor uma série de fatos para fazer refletir.
    E aprender com Auggie.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Essa é uma história que provavelmente me faria ficar bem mal. Lembro quando lançaram o livro e o tema estourou. Ainda quer muito ler!!!

    Beijos, Thay.
    http://www.leitoranamoda.com

    ResponderExcluir
  7. Sou louca por esse livro :'(
    Eu ainda compro ele haha, beijos
    oxemeniinaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é um dos que eu mais quero ler, justamente por só ver opiniões positivas sobre ele. A cada nova resenha que eu leio, fico mais curiosa e agora não foi diferente, preciso muito desse livro.

    ResponderExcluir
  9. Não tenho muito curiosidade em ler esse livro, apesar das criticas positivas, acho que a editora bateu demais em cima de uma única tecla e acabou me tirando o 'tesão' na obra, isso sempre acontece quando vejo a ordenha comercial inserida em livros tão bons que eles acabam virando moda, sem realmente falar o que deveriam falar às pessoas que o estão lendo porque todo mundo tá lendo... rs.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Auggie <3 para sempre! Eu li e chorei rios com essa história. Auggie é maravilhoso demais, é uma pessoa única, suas mensagens são atemporais. A RJ merece ser aplaudida de pé!!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Tudo bom?
    Todo mundo fala bem desse livro, ainda não li uma resenha negativa.
    Não sei como ainda não li =/
    Mas pretendo ler em breve.
    Adorei a resenha
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Olá, li esse livro no começo do ano passado e posso dizer que é um dos melhores. Com lições de vida incríveis, a história do pequeno Auggie, de sua família e seus amigos...eu simplesmente amo de paixão. ótima resenha! Beijos.
    www.docenerds.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi!! Só de ver o livro já tenho vontade de chorar..
    história linda, livro lindo..
    um dos mais perfeitos que já li, amo!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu li esse livro e gostei bastante da narrativa assim como os temas abordados. Não esperava sentir tantos sentimentos durante a leitura, e foram belos ensinamentos até o final da história. Muito bom!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Ola Você acredita que ainda não li esse livro e cada resenha e comentário sempre elogiando esse livro me pergunto por que ainda não li? Simples a correria, ele já está em minha lista há tempos ser trazer uma história emocionante com personagens marcantes, ótima resenha. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Oioi! Tudo bem?
    Já li o livro Extraordinário ha 2 anos e como me tocou.
    Ate hoje fico mto emocionada ao ler e fiquei sabendo que viraria filme eu fiquei bem feliz.
    Todos merecem conhecer essa historia linda Auggie, lição pra vida.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  17. Nunca assisti nem li nada relacionado a Star Wars :x (me defendendo das pedras no momento).
    Li Extraordinário há cerca de 2 anos e talvez tenha lido no momento errado, mas não gostei tanto quanto achei que gostaria. Talvez tenha criado muita expectativa, não sei... tem umas passagens muito bonitas, isso é fato.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  18. Awn, esse livro é mesmo um amor. A escrita da autora é de uma sensibilidade incrível!
    Ótima resenha,
    Beijo <3

    ResponderExcluir
  19. Extraordinário faz jus ao título que recebeu, estória maravilhosamente bem escrita, comovente e deliciosa de se ler. Aprendi muuito com o Auggie e seus amigos. Vez ou outra me pego relembrando alguma passagem dele que mexeu profundamente comigo. Gostei da resenha!
    Beijo <3
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá linda,

    Já dar vontade de chorar e abraçar o Auggie só olhando para essa capa - Sou fraca para livros com cunho emocional haha.
    Extraordinário é como o próprio título diz: Maravilhoso e esplêndido, porque Auggie com toda sua doçura e força muda todos ao seu redor e dar um show de lição quando não resmunga diante seus limites, mas os encara com coragem e amor.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Há tempos este livro está na minha lista de leitura, já li muitas resenhas positivas sobre ele, mas nenhuma me tocou tanto quanto a sua.
    Você conseguiu passar através das palavras, todas as emoções e sentimentos que o livro conseguiu te proporcionar.
    Parabéns!

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  22. Vou ser muito sincera aqui... Eu ouço falar desse livro tem tempo, todo mundo elogiando horrores, mas pela primeira vez uma resenha conseguiu me fazer ter vontade de lê-lo. A sua resenha foi relativamente curta, simples, direta e eu amei. Fiquei com vontade de conhecer mais sobre Auggie e descobrir sobre essas lições de vida que tanto impressionaram e cativaram você. Vai para a lista de leituras futuras.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Que resenha mais linda! Como estava com saudade de ler sobre esse livro.
    Auggie é uma criança cativante e, apesar de ser apenas uma crianças, tem muito a ensinar aos adultos.
    Extraordinário é uma história extraordinária (perdão pelo trocadilho) e fará o leitor refletir sobre muitas coisas.
    Parabéns pela incrível resenha, tenho certeza que ela incentivará muitas pessoas a lerem.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  24. Oie
    sou bem suspeita para falar sobre o livro pois adoro desde sempre e recomendo para todos que conheço, sua resenha fiou ótima e nunca vi ninguém que não tenha curtido a dica haha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Acredito mesmo que esse seja um dos melhores livros que você leu, pois acho a premissa excelente. Creio tratar-se de uma história linda e comovente, pois só ouço e leio elogios à obra. Quero ler, ainda este ano, certamente. Adorei a resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Eu tenho esse livro a anos, e nunca li :(
    Sempre vejo falarem dele, e você citou coisas importantes e coisas que amo ler nos livros! Vou tentar ler ele esse ano!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

back to top