Por dentro de Duna: Planeta Arrakis


Duna livro

Importante para a economia do Império, Arrakis é a peça-chave da geopolítica de “Duna”. O planeta é a fonte do Mélange, um tipo de droga que prolonga a vida e aumenta a capacidade mental de uma pessoa. Essa "especiaria" é usada para tudo nesse universo. E quem controla Arrakis, controla o Mélange. O planeta é hostil, e a extração dessa substância é algo extramemente perigosa. O ambiente brutal de Arrakis exige o uso frugal de energia e recursos, especialmente água

O Melange é produzido através do resíduo das criaturas que vive em Arrakis, conhecidas como Shai Hulud (os famosos vermes de areia). Essas criaturas podem chegar até 450 metros e são atraídas por qualquer ruído no solo. Para conseguir extraí-la são necessários diversos ornitópteros (veículos aéreos específicos), e ainda assim é uma tarefa perigosa devido ao barulho que a extração faz.

Se não bastasse o perigo para extrair o Mélange, sobreviver em Arrakis é uma tarefa difícil devido a escassez de água. Arrakis também abriga uma população local, os Fremen, e quem governa o planeta precisa estar de acordo com a população nativa. São eles que conhecem o planeta, que aprenderam a sobreviver com a falta de água e a conservar qualquer fonte de água existente.

Arrakis era regida pela Casa Harkonnen, que caçava os Fremen, além de explorar os depósitos de Melange à exaustão. No primeiro livro, os Harkonnen estão prestes a deixar o poder e passar o controle do planeta para a Casa Atreides.



Comentários

back to top