Resenha | Senhor das Sombras - Cassandra Clare


A ensolarada Los Angeles pode ser um lugar sombrio na continuação de Dama da Meia-Noite, de Cassandra Clare. Emma Carstairs finalmente conseguiu vingar a morte dos pais e pensou que com isso estaria em paz. Mas se tem uma coisa que ela não encontrou foi tranquilidade. Dividida entre o amor que sente pelo seu parabatai Julian e a vontade de protegê-lo das graves consequências que um relacionamento entre os dois pode trazer, ela começa a namorar Mark Blackthorn, irmão de Julian. Mark, por sua vez, passou os últimos cinco anos preso no Reino das Fadas e não sabe se um dia voltará a ser o Caçador de Sombras que já foi. Como se não bastasse, as cortes das fadas estão em polvorosa. O Rei Unseelie está farto da Paz Fria e decidido a não mais ceder às exigências dos Nephlim. Presos entre as exigências das fadas e as leis da Clave, Emma, Julian e Mark devem encontrar um modo de proteger tudo aquilo que mais amam — juntos e antes que seja tarde.
Fantasia | 602 Páginas | Cassandra Clare | Trilogia Os Artifícios das Trevas #2 | Cortesia Galera RecordSkoob | Classificação: 4/5 

Leia também conteúdos extras do livro:


Finalmente eu consegui finalizar a leitura desse livro. Eu tinha adiado a leitura, mas não consegui resistir a vontade de saber o que aconteceu com os personagens depois do final de Dama da Meia-Noite (resenha). Mas, antes de começar a resenha, devo alertar para possíveis spoilers dos livros da Cassandra Clare. Como esse livro mostra o que aconteceu com os Caçadores de Sombras depois do último livro da série Os Instrumentos Mortais e mostra o que aconteceu com alguns personagens, é melhor que você – caso não tenha lido nenhum livro da autora – pare de ler essa resenha agora mesmo.


Ok, vamos lá! Senhor das Sombras continua a nos contar a história de Emma e Julian e sobre todos que moram no Instituto de Los Angeles. Depois de assumirem que se amam mais do que parabatais, Emma e Julian precisaram decidir se continuariam o relacionamento, escondendo esse fato de todos ou se seria melhor que se separassem. Temendo que esse sentimento destruísse a ambos, Emma acha melhor colocar um fim a isso, e assumir um namoro com o irmão de Julian, Mark. Ela sabe que está usando o garoto para afastar Julian, ela sabe que nunca deixaria de amá-lo. Já Julian está disposto a aceitar todos os problemas que podem acontecer com ele caso continue amando Emma. Paralelo a isso, a relativa paz entre os Nefilins e os membros do submundo está cada vez mais tensa conforme um grupo de Caçadores de Sombras está disposto a punir qualquer um que viole os Acordos, e o Rei Unseelie não desejando mais seguir os acordos estabelecidos na Paz Fria.

“Não havia como separar Jules e Emma gentilmente. A mera ação de separá-los era como um ato de violência, um rasgo no tecido do mundo.”


Para quem já leu os demais livros desse universo, não é difícil se envolver na história e entender como funciona tudo relacionado aos Caçadores de Sombras. Como já conhecemos todos os elementos desse universo, a autora não precisa explicar nada sobre as leis, sobre as famílias, etc. Ela desenvolve melhor a narrativa, os personagens, a trama em si. O enredo em Senhor das Sombras continua maravilhoso, os personagens continuam sendo ótimos. Aqui, nesse livro, Cassandra Clare explora mais os demais personagens, dando mais foco em Mark, e nos irmãos Blackthornes.



Uma coisa que me agradou muito nesse livro foi a participação do meu casal favorito: Alec e Magnus. Eles são uma presença constante no livro, ajudando na solução de alguns problemas. Isso me lembrar de outro ponto importante do livro: o ódio e preconceito que ainda existe no meio da Clave. Pensávamos que isso teria acabado ou pelo menos diminuído depois dos acordos, mas esse ódio direcionado a membros do submundo ainda está presente, ainda mais no meio desse novo grupo de Caçadores de Sombras dentro da Clave.  

No geral, Senhor das Sombras é mais um livro para os apaixonados pela Cassandra Clare e por esse rico universo. É claro que eu recomendo para quem já leu os livros da autora, e para quem não leu também. Mas aí você teria que ler mais de 1 livro para poder entender tudo o que a autora já criou; o que não é nada ruim, já que esses livros são maravilhosos.






Fonte do conteúdo extra: Idris 







Comentários

back to top