[RESENHA] Cartas secretas jamais enviadas - Emily Trunko


Você já desejou poder voltar no tempo e dar conselhos para si mesmo? Já quis ter coragem de falar como é forte o amor que sente por alguém? Alguma vez já se perguntou por que uma pessoa importante na sua vida parou de falar com você? A partir de contribuições anônimas, Emily Trunko reuniu nesta coletânea cartas que revelam segredos profundos de quem as escreveu. Afinal, muitas vezes o único jeito de lidar com nossos sentimentos mais intensos — seja um amor incondicional ou uma perda irreparável — é botando tudo no papel. A leitura destas cartas nos permite mergulhar na vida de seus remetentes e, ao mesmo tempo, redescobrir nossa própria história e perceber que, mesmo nos piores momentos, não estamos sozinhos.

Jovem Adulto | 200 Páginas | Emily Trunko | Cortesia Editora Seguinte | Skoob | Classificação: 5/5 



''Você já escreveu uma carta para alguém sem a intenção de enviá-la?''

Sabe quando você quis muito escrever sobre o que estava sentindo em um determinado momento? Quantas vezes quis muito expressa em forma de texto algum sentimento, seja ele alegre ou triste. Você já pensou escrever para alguém confessando seus sentimentos, seus agradecimentos, sua raiva ou sua tristeza. Você é/foi o tipo de pessoa que escreve/escrevia em um diário?


Cartas secretas jamais enviadas é uma coletânea de cartas anônimas, escritas por pessoas que precisavam desabafar de alguma forma. Todas essas cartas foram postas na página do Tumblr da autora Emily Trunko. Ano passado a Editora Seguinte lançou o primeiro livro da autora: Últimas mensagens recebidas (que quero muito ler agora), e este ano, eles trouxeram este livro tocante, lindo e apaixonante. Cada carta, cada mensagem carrega a dor, o sofrimento, a alegria, a raiva e as esperanças de centenas de pessoas.


O livro é dividido entre temas, que são: Querido Eu, Amor, Amigos, Família, Coração Partido, Amor não correspondido, Traição, Perda e Obrigado. Dentro de cada tema, há cartas belíssimas, que nos deixam com vontade de chorar, de rir, de gritar, e de começar a escrever nossas próprias cartas; seja para nós mesmas daqui há alguns anos, ou para outra pessoa. Cada carta traz mensagens sobre: coração partido, perdas, luto, amor não correspondido, problemas familiares, amizade, aquele “obrigada” que você deseja muito falar a uma pessoa; mensagens ditas para si mesma.O melhor é que muitas dessas cartas abordam assuntos já lidos por nós muitas vezes, como: abusos familiaresdepressão, suicídio, violência sexual... Assuntos que ainda são tabus, e que muitos não conseguem falar abertamente, seja por vergonha ou medo.


Conseguimos nos identificar com cada palavra dita, com cada momento compartilhado. São momentos que muitos de nós estão passando, já passou ou irá passar em algum momento da vida. Não consigo dizer a quantidade de vezes que me emocionei e que tive vontade de chorar.

Eu nem preciso dizer o quanto a edição é linda e maravilhosa. De primeira eu não sabia que o livro era em capa dura, imagine a minha surpresa quando recebi o livro e percebi isso; eu me apaixonei ainda mais por ele. Além da capa, toda a diagramação é muito caprichada, as ilustrações deixaram o lindo ainda mais bonito. 


Cartas Secretas Jamais Enviadas é para aqueles que querem se emocionar lendo histórias, declarações de pessoas que precisam falar, precisam se abrir. Lendo, você vai perceber que não está sozinho, que outros enfrentam os mesmo problemas, as mesmas dificuldades que você. No final do livro, eu tenho certeza que você irá querer escrever sua própria carta. Se isso acontecer, aproveite e use o espaço que a editora reservou para isso no final do livro.  







Comentários

back to top