[RESENHA] Olá, adeus e tudo mais - Jennifer E. Smith

Um romance divertido e emocionante, que explora as escolhas difíceis que surgem quando a vida e o amor conduzem a direções opostas. Ir para a faculdade é um momento emocionante e aterrorizante ao mesmo tempo. Ainda mais se você estiver em um relacionamento em que não tem certeza de seu próximo passo. Clare e Aidan têm apenas uma coisa a fazer na noite antes de partirem para a faculdade: descobrir se devem continuar namorando ou terminar. Ao longo de doze horas, eles irão refazer os passos do relacionamento, na tentativa de descobrir algo no passado que possa ajudá-los a decidir sobre o futuro. A noite os leva a amigos e familiares, marcos simbólicos e lugares inesperados, verdades dolorosas e revelações surpreendentes. Mas, conforme as horas passam e a manhã se aproxima, chega o momento inevitável do adeus. A questão é será um adeus momentâneo ou para sempre?
Jovem Adulto | 272 Páginas | Jennifer E. Smith  | Cortesia Galera Record | Skoob | Classificação: 4/5 


Este é o terceiro livro da Jennifer E. Smithque leio, e a cada novo livro dela, eu me apaixono cada vez mais. Ano passado tive a chance de ler “A geografia de nós dois”, que foi uma leitura fofa e muito divertida. O mesmo aconteceu com este livro. É sempre fácil se envolver com a narrativa da autora. Ela possui uma escrita leve e fluida e nunca decepciona. O leitor sempre encontrará em seus livros momentos fofos, personagens maravilhosos e um enredo apaixonante. 

Afinal, como se diz adeus a uma parte de você?”


Olá, Adeus e Tudo Mais se passa em um período de 24 horas. Passamos essas horas junto com Clare e Aidan. Ambos estão partindo para faculdades diferentes, em lados opostos do país. Eles, que são namorados há dois anos, se veem com a dúvida se devem ou não manter o relacionamento. Eles sabem que será difícil, que a maioria dos namoros à distância não dão certo, e que muitas coisas podem acontecer. Durante essas horas, eles visitam lugares que foram importantes para eles, e aproveitam para se despedir, tanto desses lugares, quanto de seus amigos. Eles se gostam, se amam, e não querem que o relacionamento acabe mal. E, em cada parada, a incerteza sobre o que fazer só faz crescer. Será que é certo terminar? Será que eles devem ficar juntos, mesmo a distância?

“– Só que… passar a noite inteira conversando com alguém é meio que importante. Ainda tínhamos tanto a aprender a respeito um do outro na época.”



O livro é dividido pelas paradas, pelos lugares que o casal visita. São sempre lugares que foram importantes durante o namoro: o lugar onde se falaram pela primeira vez; onde se viram pela primeira vez; onde deram o primeiro beijo… E, ao passo que eles recordam esses momentos, também passamos a conhecer cada detalhes desse relacionamento. Não conhecemos as memórias através deflashbacks, o que não tornou a leitura menos interessante. É tão lindo ver o quanto Claree Aidansão bons juntos, o quanto eles se completam. Não é somente pelo amor que ambos sentem, mas também, pela amizade que se formou, antes e durante o relacionamento. O que torna a última noite deles ainda pior. Não é fácil dizer adeus, acabar com algo que é importante para eles. Eles se questionam a todo momento sobre o que fazer. É ainda pior quando eles percebem que ainda existem muitas coisas a serem ditas, momentos que eles desejam compartilhar. Isso faz com o que leitor não pare de torcer por eles, mesmo sabendo que a situação é bastante complicada. Acredito que algumas pessoas já passaram por isso: precisar decidir se um relacionamento sobreviveria a uma certa distância; se conseguiriam ficar imaginando o que o outro estaria fazendo, se conseguiriam aguentar até o dia em que se veriam de novo. Todos esses detalhes pesam na hora de Clare e Aidam decidir o que seria melhor para eles, e para a amizade que ainda existe/existiria entre eles.



Acima deles, as estrelas brilham firmes no céu escuro, e os minutos continuam a passar enquanto os quatro ficam sentados ali, trocando lembranças e lutando contra o sono, esperando que possa ser o suficiente para evitar a chegada do amanhã.”

Jennifer E. Smithretratou bem o que uma parte dos jovens precisam enfrentar quando chega a hora de decidir para qual faculdade ir, e escolher o futuro. O enredo do livro é real, não é nada fantasioso, digno de um filme da Disney. Decisões precisam ser tomadas e elas – nem sempre – serão alegres. Muitas vezes faremos escolhas que nos machucarão, e machucarão outras pessoas. Mas precisaremos escolher o que é melhor para nós, mesmo que isso nos machuque profundamente.

 

Olá, Adeus e Tudo Mais foi como “A probabilidade estatística do amor à primeira vista”, um livro cheio de momentos significativos, alegres e tristes; personagens bem desenvolvidos e um enredo maravilhoso. Jennifer E. Smith tem um jeito único de nos tocar com suas histórias, fazendo com que nos coloquemos no lugar dos personagens e sintamos todas as emoções que eles estão sentindo. Mais um livro da autora que eu recomendo!




 


Comentários

back to top