[RESENHA] Simon vs. a agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli


Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

Jovem Adulto | 272 Páginas | Becky Albertalli | Editora IntrínsecaSkoob | Classificação: 5/5 Leia um trecho 


Estou completamente apaixonada por esse livro! Sério, gente. Adorei a escrita da Beck Albertalli, adorei o Simon... Adorei tudo nesse livro. Eu havia lido muitas coisas boas sobre a obra, e foi maravilhoso ver que tudo o que disseram sobre ela era verdade. Li o livro num único fim de semana. Estava passando por um momento em que não conseguia ler nada. Qualquer livro que eu pegava para ler, não conseguia passar dos primeiros capítulos. E me surpreendi em ver que devorei esse livro em pouco tempo.

Tenho comigo que o tema abordado pela autora ajudou muito para que eu me envolvesse com a narrativa. Já li vários livros que falam sobre a homossexualidade. A maioria sendo bem emocionante. E esse, além de falar sobre esse tema pouco discutido e que ainda é alvo de muitos preconceitos, trouxe um enredo leve e divertido. Beck Albertalli trata do assunto com muita delicadeza e naturalidade.

Na história conheceremos Simon. Um garoto que descobriu que não tem preferencia nenhuma por mulheres. Ele já teve algumas namoradas, mas depois de um tempo descobriu que era gay. Ele ainda não se assumiu para seus pais e amigos. Simon não tem medo de falar sobre isso com seus pais, mas não se imagina contando a todos sobre sua orientação sexual. É aqui que ele conhece uma pessoa que é muito parecido com ele. Através de uma mensagem no Tumbrl, Simon passa a conversar via e-mail com essa pessoa anônima. Logo os dois descobrem que tem mais em comum do que imaginavam. Eles conseguem contar ao outro coisas que antes nunca pensaram em compartilhar com ninguém. Eles conversam e trocam confissões. Ao passo que as mensagens aumentam, também cresce a amizade entre eles. Até chegar ao ponto em que Simon se vê apaixonado pela pessoa misteriosa. Em meios aos desafios que Simon precisa enfrentar, a paixão que sente pelo amigo virtual, o garoto ainda esta sendo chantageado por um colega que viu suas mensagens para Blue, seu amigo virtual.

Eu já disse o quanto adorei a escrita da Beck Albertalli. Pois bem... Eu simplesmente estou encantada com a narrativa desse livro, com a forma que a autora conduziu a história; o jeito que ela construiu e desenvolveu os personagens e a relação entre Simon e Blue. Foi fácil me sentir próxima dos personagens. Próxima de seus medos e anseios.  Foi muito bom ver a forma como a autora resolveu abordar essa questão da pessoa se assumir publicamente. O lado bom e o lado ruim de “sair do armário”. Simon sabe que seus pais continuariam o amando, mesmo se ele se assumisse para eles. Ele sabe que seus amigos ainda seriam seus amigos. Ele sabe que sempre terão  aqueles que farão piadas, ou olhariam para ele forma diferente. Beck Albertalli foi bem sutil ao tratar esse tema no livro. Talvez esse seja um dos motivos que me fizeram gostar tanto da obra. 

Além da narrativa, eu também amei Simon e seus amigos; Blue e seus e-mails gramaticalmente corretos; os pais de Simon, que são pessoas incríveis. O romance entre Simon e seu amigo misterioso vai crescendo aos poucos: através de cada palavra, cada citação de música e cada segredo compartilhado. É um livro contagiante, divertido, leve e reflexivo. É uma leitura que vale a pena.   




Comentários

back to top