[RESENHA] Contos da Academia dos Caçadores de Sombras - Cassandra Clare


Os Caçadores de Sombras estão de volta numa novíssima aventura. Todas as histórias são verdadeiras. E, dessa vez, Simon Lewis está pronto para contar a dele.Numa história contada em 10 contos que revisitam o passado dos Caçadores e aponta para uma nova direção, Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman presenteiam os fãs da série com uma jornada de tirar o fôlego, cheia dos personagens que todos já amam.Simon não se lembra do seu passado, das aventuras que viveu ao lado dos amigos... Nem sequer sabe quem é, de fato. Então, quando a Academia de Caçadores de Sombras reabre, o rapaz mergulha nesse novo mundo, determinado a se reencontrar. Mesmo sem ter certeza de que quer voltar a ser aquele velho Simon de antes.Mas o local é muito hostil e Simon acaba enxergando muitos problemas em sua nova escola. Como o fato de os alunos mundanos serem obrigados a viver no porão, ou sofrerem com as piadas e os preconceitos dos Nephilim.Numa jornada para se redescobrir, para voltar a se reconhecer entre os antigos amigos, como Clary Fairchild e sua amada Isabelle Lightwood (mesmo que ele não se lembre desse amor), Simon vai descobrir que pode ser mais do que antes. Que seu destino como Caçador de Sombras vai muito além de sua missão de voltar a ser quem era.
Jovem Adulto | 504 Páginas | Cortesia Galera Record | Skoob | Classificação: 4/5 | Compre na Lojas Americanas Submarino Livraria Cultura 


Esta resenha pode conter SPOILERS da série Os Instrumentos Mortais


Durante a leitura desse livro, eu pude lembrar o motivo de amar a escrita da Cassandra Clare. Tinha me esquecido de como a autora escreve e de como sou apaixonada pelo universo dos Caçadores de Sombras. Preciso confessar que quando li o primeiro livro eu não morria de amores pelo Simon. O personagem me parecia ser muito chato e passei um bom tempo tentando aguentar ele na trama. Somente depois, quando me acostumei com ele e passei e enxergar suas qualidades, foi que comecei a gostar dele e ver que a história do livro seria diferente sem a presença do Simon.

Quem leu a série Os Instrumentos Mortais, sabe o no último livro Simon foi um herói, que ele salvou a vida de seus amigos se sacrificando para salvar a todos. Mas o preço que ele pagou foi muito alto. Simon não se lembra de nada da vida como vampiro, não se lembra dos amigos e nem de tudo o que ele fez ao lado de Clary, Jace e Isabelle. Todos sofrem com isso, principalmente Isabelle e Clary. É aí que surge uma forma de Simon ter de volta todas as memórias. Magnus consegue devolver algumas memórias ao ex-vampiro. No entanto, são apenas flashes de coisas que ele fez ou momentos com os amigos. Para recupera suas memórias, Simon se junta à Academia de Caçadores de Sombras, já que agora eles estão permitindo que mundanos treinem para se tornarem Caçadores de Sombras. Simon precisa treinar durante dois anos e, no final desse período, sobreviver a ascensão e, com isso, se tornar definitivamente um Caçador de Sombras e recuperar suas memórias.


Chagando na Academia, Simon conhece outros como ele, e também aqueles que perderam quase tudo durante a luta contra Valentin. Ao mesmo tempo em que acompanhamos o treinamento dele, passamos a conhecer sobre algumas histórias antes nunca contadas. Quando Simon perdeu a memória, ele não sabe mais quem ele é. Seus amigos quando o vem esperam algo dele, algo que ele não pode dar. Ele não se lembra de sua infância com Clary, não se lembra de tudo o que passou ao lado de Jace e nem sobre seu namoro e o quanto amou Isabelle. Todos na Academia o veem como um herói, mas nem mesmo isso ele se lembra. Ele precisa decidir se quer ser uma nova pessoa e deixar as lembranças de todos no passado, com seu outro eu, ou lutar para recuperar suas memórias e ficar ao lado de todos aqueles que ama. 
Os acontecimentos do livro se passam entre o fim de Os Instrumentos Mortais e Dama da Meia-Noite. Então vemos tudo o que aconteceu durante esse período. Veremos novos personagens e os que já conhecemos. Clary, Isabelle, Jace, Magnus e Alec tem uma presença constante no livro. Isso nos permite matar a saudades que sentimos deles. Aparecem também todos da família Blackthorn, que serão os personagens de Dama da Meia-Noite. Um ponto diferente nesse livro, é que ele não conta apenas o que acontece com Simon e seus colegas. Sempre tem um convidado na academia para lhes ensinar algo que será importante para eles no futuro. Cassandra Clare insere contos com as participações de Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman. Esses contos servem para complementar a narrativa e dão sentido a muitas coisas que não sabíamos. Cada abertura de capítulo ainda conta com uma ilustração, esse detalhe acrescentou algo a mais no livro.  


O universo criado pela autora é riquíssimo. Sempre há um novo detalhe que ela insere. Há sempre novas informações sobre os Shadowhunters. Há sempre novos personagens para amar e odiar. Vemos como estão as coisas depois das perdas e da destruição causada por Valentin. Mesmo os treinamentos na Academia dos Caçadores de Sombras serem tanto para mundanos, quando para os Nephilim, ainda tem muito preconceito entre eles. Contudo, Simon não deixará que esse preconceito seja presente enquanto ele estiver ali. Mesmo sendo conhecido por muito, Simon não permite que isso o mude. Ele continua sendo o mesmo nerd de sempre, a pessoa que é fã de Dungeons & Dragons e, o garoto que é fã de camisetas esquisitas e contador de piadas ruins.  
Em suma, o livro é para todos os fãs dos Caçadores de Sombras, e também para quem não é. É fluido, divertido, envolvente e nos permite rever todos os personagens que amamos.






Comentários

back to top