[RESENHA] Raio de Sol - Kim Holden


Segredos. Todo mundo tem um. Alguns são maiores que os outros. Alguns, quando revelados, Podem curar você... E outros podem acabar com você. Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol.E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo. 


New Adult| 448 Páginas|  Cortesia Editora PlanetaSkoob | Compre: Saraiva  Subarino    Fnac     Livraria Cultura  Lojas AmericanasClassificação 5/5 

Primeiramente, preciso dizer o quanto eu amei a leitura de Raio de Sol. O livro já estava na minha lista de leituras do Skoob desde o ano passado. Sempre lia os comentários de pessoas que o leram, resenhas positivas dessas pessoas, via o quando o livro foi favoritado. Mal sabia eu que também amaria o livro, que também o colocaria na lista de favoritos. Não estava preparada para esta leitura, para tudo o que senti durante e depois da leitura deste livro. Existem certos tipos de livros que nos tocam, que nos emociona de uma forma que não esperávamos. Como sou uma pessoa muito emotiva, me emociono sempre, não foi difícil me envolver com os personagens que são maravilhosos , de sentir amor, raiva, chorar feito um bebê. O livro é uma lição de vida, uma lição sobre amor em família, amor entre amigos, sobre perdas, recomeços e superação.

A obra gira em torno da Kate. O livro já começa com Kate se mudando da ensolarada Califórniapara a fria Grant, Minnesota. Ela foi para este lugar para recomeçar, e seguir seu sonho, mesmo que ele tenha sofrido uma mudança. Ela desde sempre teve a companhia de Gus, seu melhor amigo, que a apelidou de Raio de Sol. Isso porque Kate sempre foi uma pessoa que via o melhor de todos, era sempre sorridente, ela estava sempre feliz, não deixava que nada estragasse seu humor. Em Minnesota ela faz novas amizades, conhece pessoas incríveis que fará uma grande diferença na vida dela e lhe dará muitos momentos de alegria. Mesmo distante, Gus está sempre presente na vida da jovem, até aquele momento, ele era sua única família... ele e sua mãe. Mesmo com a mudança, Katetenta viver a vida como sempre viveu: alegre, sorridente, sempre ajudando e buscando fazer o melhor para os outros. Logo no começo do livro, o leitor percebe que Kate guarda um segredo. A jovem não teve a melhor infância, ela sofreu muito junto com sua irmã. Teve uma vida conturbada, cheia de abandonos e abusos. 
Kate é uma pessoa que está sempre sorrindo, alegre, não deixando que os problemas e lembranças do passado interfiram em seu bom humor; ela não permite que todas as coisas ruins que estão a sua volta, a impeçam de ser feliz, de aproveitar a vida e o que ela tem de melhor. Ela tenta viver e aproveitar o presente da melhor forma possível. Sua alegria é contagiante. Ela é forte ainda mais por tudo o que sofreu , carinhosa, gentil, amiga, companheira e leal a seus amigos. Ela possui um coração enorme, sempre disposta a amar e ajudar o próximo, mesmo sem receber nada em troca. Eu amei a personagem! Ela tenta sempre enxergar o melhor das pessoas, buscando sempre ajudar quem precisa: seja de um conselho, de um ombro amigo para chorar ou apenas um ouvinte. Sua amizade com Gus é linda. Eles se amam, se importam com outro, fazem tudo para ver o outro feliz. Cada personagem que aparece nesse livro me encantou. Me apaixonei por todos menos a tia de Kate, ela é uma vaca. A narrativa é emocionante, instigante, misteriosa. À medida que avançamos com a leitura e os segredos são revelados, nos surpreendemos mais e mais. A autora criou uma história cheia de reflexões. Ela aborda um pouco sobre preconceito social, homofobia, aborto, amor fraternal e também síndrome de Down.

Algum livro já deixaram vocês sem prumo? Sem saber o que pensar? Alguma vez vocês, ao terminar uma leitura, já ficaram pelos menos uns 10 minutos olhando para o nada, sem saber no que pensar, ao não ser no que acabara de ler? Sei que as experiências durante e depois de uma leitura é diferente para cada pessoa; vocês podem pegar o livro amanhã ou depois, lê-lo e odiá-lo, ou também podem amá-lo. Mas eu digo que foi isso o que EU senti lendo Raio de Sol. Poucos livros me deixaram desse jeito: sem fala, pensando em tudo e em nada ao mesmo tempo, me impedindo de concentrar-me em outras coisa que não fosse na história do livro. Vamos combinar que quando isso acontece é muito bom, não é mesmo? Quando um livro nos pega de jeito. É maravilhoso!

Raio de Sol é um livro lindo, com uma narrativa reflexiva, emocionante. Você vai ler sobre amor, amizade verdadeira, fé... Leiam, se emocionem, riem, reflitam... Só aviso a vocês que preparem o lencinho. Se vocês forem iguais a mim, irão precisar.  





Comentários

back to top