4 livros que falam sobre suicídio e depressão


Não é segredo para ninguém que até hoje o assunto depressão suicídio  ainda é um tabu para muita gente. Sempre fico feliz quando encontro alguma obra que trata abertamente sobre esses dois assuntos; não somente sobre depressão suicídio, mas também sobre qualquer tipo de preconceito e agressão. Alguns livros tratam o assunto de forma leve, outros, são um pouco mais pesados, mas seja qual for a forma que o autor aborda o assunto, sempre nos pegamos pensando e refletindo sobre isso. Entramos na cabeça dos personagens e passamos a “entender” o que essas pessoas sofrem. É preciso mais informações sobre o assunto, que ele seja falado mais nas escolas, nas universidades. De acordo com a OMS, o suicídio é o responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo. Um levantamento feito pela agência da Organização das Nações Unidas, apontou que, desde 2012, mais de 800 mil pessoas morreram por suicídio no mundo. Sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Setenta e cinco por cento dos suicídios ocorrem em países de baixa e média renda. Eles também afirmam que as taxas de suicídio também são elevadas em grupos vulneráveis que sofrem discriminação, como refugiados e migrantes; indígenas; lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais (LGBTI); e pessoas privadas de liberdade. De longe, o fator de risco mais relevante para o suicídio é a tentativa anterior, disse a organização.


Leia também: 

Foto Dani ~ Livros & Café
Por lugares incríveis

Li esse livro quase no final de 2015, comprei depois de uma indicação que vi em um canal no YouTube, não consigo me lembrar agora o nome desse canal. Quando terminei de ler o livro, eu estava arrasada, não conseguia parar de chorar... chorei horrores durante a leitura. O  livro pode não causar o mesmo efeito em todos, mas em mim, o efeito que ele causou foi devastador. O livro vai contar a história de Theodore Finch e Violet Markey, ambos nunca se falaram, mas, por um acaso, acabam se conhecendo em um momento um tanto inusitado, ambos estavam na torre da escola, pensando se aquela seria uma boa forma de cometer suicídio. Finch, consegue convencer Violet a não pular, fazendo com que todos achem que foi Violet que salvou a vida de Finch.  Acontecimentos recentes levaram ambos a cogitar o suicídio. É uma história linda, maravilhosa, que mexe com o leitor, que nos aproxima dos personagens, de seus dilemas e de suas dores e mágoas. Eu simplesmente  amei a narrativa, ainda mais por mostrar um lado da depressão e a forma como ela age em cada um.

Para ler a resenha completa, é só clicar aqui.
Onde comprar: Submarino | Americanas| Saraiva

Foto Dani ~ Livros & Café
As Vantagens de Ser Invisível

Este foi um livro que eu amei conhecer, amei ler... Nele somos apresentados a Charlie, um adolescente de 15 anos, que está começando a explorar a vida e tentando enfrentar as dificuldades impostas por ela. Um dessas dificuldades é o recente suicídio do seu melhor amigo (e único, devo acrescentar). Como se isso não fosse o bastante, ainda tem as dificuldades escolares e o descobrimento do primeiro amor. Stephen Chbosky aborda temas polêmicos, como: homossexualidade, gravidez na adolescência, violência doméstica, drogas e bebidas.  É um livro incrível, com personagens maravilhosos e com lições únicas.  

Para ler a resenha completa, é só clicar aqui.
Onde comprar: Submarino | Americanas| Saraiva

Foto Dani ~ Livros & Café
Quem é você, Alasca?

Depois que li A Culpa é das Estrelas, eu estava numa Vibe de ler os livros do John Green. Como na época, tinha muitas pessoas comentando sobre esse livro, eu decidi que também precisa lê-lo. O livro conta a história do Miles, ele sai de sua casa e vai estudar em um colégio interno. Lá, ele conhece uma garota misteriosa,  Alasca, e Miles acaba se apaixonando por ela. Eu gostei desse livro pela forma que o autor construiu seus personagens. Gosto muito da forma como o autor escreve, por isso, eu indico muito o livro.

Onde comprar: Submarino | Americanas| Saraiva

Foto Dani ~ Livros & Café
A Lista Negra

A lista Negra aborda tanto o suicídio, como o bullying. O livro contará a história de Valerie, uma menina que junto de seu namorado sofria bullying na escola. O namorado de Valerie não suportando mais esses abusos, abre fogo em vários alunos e alguns professores que estavam na escola naquele dia. Acredito eu, que, a maioria das pessoas que cometem bullying acham que isso não passa de uma simples brincadeira, como se infernizar a vida de umas pessoas todos os dias da semana, por anos não fosse nada demais. Ninguém sabe o que se passa na vida da outra pessoa, ninguém imagina como uma vítima de bullying reagirá algum dia. Eu sempre indico esse livro quando falo sobre os dois tema, foi um livro que me marcou de várias formas. 

Para ler a resenha completa, é só clicar aqui.
Onde comprar: Submarino | Americanas| Saraiva


Prevenção do suicídio: uma necessidade global


A depressão é uma das condições prioritárias cobertas pelo Mental Health Gap Action Programme(mhGAP) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O programa visa a ajudar os países a aumentar os serviços prestados às pessoas com transtornos mentais, neurológicos e de uso de substâncias, por meio de cuidados providos por profissionais de saúde que não são especialistas em saúde mental.

A iniciativa defende que, com cuidados adequados, assistência psicossocial e medicação, dezenas de milhões de pessoas com transtornos mentais, incluindo depressão, poderiam começar a levar uma vida normal — mesmo quando os recursos são escassos.

Comentários

back to top