[Resenha] Apenas Um Garoto - Bill Konigsberg


Rafe saiu do armário aos 13 anos e nunca sofreu bullying. Mas está cansado de ser rotulado como o garoto gay, o porta-voz de uma causa.
Por isso ele decide entrar numa escola só para meninos em outro estado e manter sua orientação sexual em segredo: não com o objetivo de voltar para o armário e sim para nascer de novo, como uma folha em branco.
O plano funciona no início, e ele chega até a fazer parte do grupo dos atletas e do time de futebol. Mas as coisas se complicam quando ele percebe que está se apaixonando por um de seus novos amigos héteros.

Romance | 256 Páginas | Editora Arqueiro | Skoob | Classificação: 4/5


Ultimamente tenho me interessado muito por livro com a temática LGBT. Mês passado li o livro Dois garotos se beijando e já tinha lido Will & Will, ambos do mesmo autor. Quando conheci este livro, não quis ler nenhuma resenha sobre, para quando começasse a leitura, me surpreendesse com a narrativa. Quando cheguei ao final, estava muito feliz por ter escolhido ler o livro.

" A culpa é sobre algo que você fez. A vergonha é sobre quem você é."
Nele conhecemos Rafe, que decidiu mudar de colégio e levar uma vida normal. Ele estava cansada de ser rotulado como o garoto gay de onde estudava. Quando muda para uma escola nova, ele resolve não contar para ninguém sobre sua orientação sexual; para ele não era totalmente uma mentira. Mas o que ele não esperava acaba acontecendo. Quando chega no colégio, ele faz amizades com o grupo dos atletas, e nesse meio, está Ben. Após uns acontecimentos envolvendo o melhor amigo de Ben, ele e Rafe acabam ficando muito muito próximos um do outro. Com essa aproximação, Rafe começa a sentir que está se apaixonando pelo novo amigo. Mas como saber se Ben está interessado nele?, Como contar a verdade agora? Rafe não consegue imaginar sua vida sem Ben e, ele sabe que quando a verdade vir à tona, ele corre o sério risco de perder esta amizade tão importante para ele.

"- Estou cansado disso. Estou cansado de ser um garoto gay. Não quero mais isso para mim. Eu só quero ser, tipo um garoto normal."

Rafe é uma pessoa muito engraçado e divertido. Eu ri muito com seus pensamentos e com cada situação constrangedora em que ele se metia. Quando se muda de colégio, parece que ele tenta ser outra pessoa e esqueceu seu verdadeiro eu. No começo, ele fazia coisas para se encaixar no grupo dos atletas, algumas vezes esquecendo aqueles que poderiam ter mais a ver com sua personalidade. Eu gostei muito de Ben. Ele é super inteligente, divertido, bem diferente de seus amigos. Apesar de andar com os atletas, ele não parece fazer parte daquele grupo; como se ele não se encaixasse ali. Claire Olivia é a melhor amiga de Rafe e uma das pessoas mais divertidas do livro. No entanto, os personagens que mais gostei foram os pais de Rafe. ELES SÃO INCRÍVEIS, MARAVILHOSOS! São aqueles tipo de pais que estão presente na vida do filho, o apoiando em tudo, mesmo que não concorde com as atitudes do mesmo. Eles são muito divertidos e liberais. ADOREI OS DOIS! 

"Você está apaixonado por ele - afirmou minha mãe [...] - E está tão na cara com esse seu sorriso pateta, Rafe. - Sério. Parem - pedi, desejando não ter levado Ben para conhecê-los. - Sério. - Ah, estou tão feliz. Você esta apaixonado por um menino! - disse minha mãe - Você ainda é o nosso Rafe, apesar desse terrível disfarce hétero..."
A narrativa é fluida e divertida, ri quase o livro inteiro. É um livro que fala sobre crescimento, sobre ser você mesmo. Eu adorei o livro. Me senti próxima dos personagens. Embora tenha ficado chateada com algumas atitudes do protagonista em relação a sua orientação sexual, consegui entender o que ele queria, o que ele sentia em relação a isso. Eu recomendo esse livro para quem gosta de livros com essa temática; para quem gosta de livros divertidos e envolventes.

"É difícil ser diferente. E talvez a melhor resposta não seja tolerar as diferenças, nem mesmo aceitá-las, e sim celebrá-las. Talvez as pessoas que são diferentes se sentissem mais amadas e menos...  bem, toleradas."



Comentários

back to top